Chamada para Seção Especial na Revista REAMEC: FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E A REAMEC
Editoras convidadas:
Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines (REAMEC)
Dra. Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra (UFAC)
Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves (UFPA)
Datas importantes:
- 25/5/24 a 05/08/24 - Submissão
- 01/06/24 a 05/09/24 – Avaliação
- 5/10/24 - Publicação
Enviar para: leoneldemoraes70@gmail.com
Obs.: Utilizar o Template da Revista REAMEC.
A justificativa para a criação da seção aqui proposta refere-se ao fato de o PPGECEM da REAMEC já ter formado mais de 200 (duzentos) professores-formadores (Doutores) na Amazônia, para o ensino e a pesquisa em Educação em Ciências e/ou Educação Matemática. Além disso, a avaliação do programa, com acompanhamento dos egressos das três primeiras turmas, evidenciou que o doutorado cursado nesta rede de mais de 30 IES Associadas da Amazônia Legal teve um impacto positivo na vida dos egressos, nas IES de origem dos doutores formados, bem como na região em que elas se situam. (Alves, 2018; Nascimento Filho, 2022; Santos, 2022).
O problema que se impõe aos formadores da REAMEC é o aprofundamento do conhecimento sobre o próprio programa visando seu aperfeiçoamento, a partir do conhecimento dos pontos fortes e dos pontos fracos do processo e do produto da formação doutoral. Assim, as questões que se colocam no estudo são: Como a REAMEC impactou as Identidades (pessoais, profissionais) dos seus egressos? Que narrativas e práticas estão sendo modificadas no ensino de ciências e matemática a partir da formação contínua de professores no contexto amazônico? Como os egressos percebem seu desenvolvimento profissional a partir de sua formação doutoral na REAMEC? Que impactos podem ser percebidos, a partir das narrativas dos egressos, na área de ensino de ciências e matemática na Amazônia (na graduação e pós-graduação; no ensino, na pesquisa e na extensão)? Como a formação doutoral na REAMEC impactou a formação de professores de ciências e matemática na Amazônia (criação e/ou participação em mestrados profissionais ou acadêmicos; práticas na graduação; pós-graduação lato e stricto sensu; PIBID; Residência Pedagógica etc.), num efeito cascata?
Assim, o objetivo desta seção especial da Revista REAMEC é ampliar o conhecimento sobre o impacto da formação doutoral pelo PPGECEM da REAMEC na vida, nas IES Associadas e na região, ao dar a oportunidade de os doutores egressos expressarem suas vivências e reflexões em torno da formação contínua de professores no contexto amazônico.
O campo de estudo da avaliação de currículos e programas vem se expandindo desde a metade do século XX, quando surgiu nos EUA a necessidade de se avaliar os currículos inovadores inspirados nos ideais da Escola Nova. Desde então, muitas mudanças têm ocorrido nas concepções de avaliação, nos métodos, procedimentos empregados e nas políticas sobre essa temática. Atualmente, os programas são avaliados internamente pelas IES que oferecem os programas de pós-graduação stricto sensu, dentro do SINAES (autoavaliação institucional) e externamente pela CAPES que institui comissão de pares para fazer a avaliação do programa a partir das informações disponibilizadas pelos próprios programas na Plataforma Sucupira e em visitas in loco.
A produção dos egressos passou a ser um item relevante na avaliação externa e, para tal, usa-se como critério os últimos cinco anos, contabilizando-se sua produção declarada no Currículo Lattes por esses egressos. Já o acompanhamento sistemático dos egressos pela IES é desejável e recomendado como importante mecanismo de regulação interna, pois, ninguém melhor que aqueles que vivenciaram o programa para opinar sobre seus pontos fortes e fracos, sobre sua relevância na preparação para o mercado de trabalho e na sociedade em geral (Martines, 2005; Sousa, 2018; Nascimento Filho, 2022; Santos, 2022).
REFERÊNCIAS
ALVES, A. C. T. O programa de pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: estudo da trajetória profissional de egressos. Tese (Doutorado em Educação em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT. 2018b. 192f. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7136465>. Acesso em: 12 out. 2019.
MARTINES, E. A. L. M. O currículo possível na educação superior: Estudo sobre o curso de Biologia em uma Universidade Amazônica. 359f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-22032007-163140/pt-br.php. Acesso em: 05 mai. 2020.
NASCIMENTO FILHO, V. B. Acompanhamento do processo formativo de egresso no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC - Avaliação com a segunda turma (2013). 2022. 181 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2022.
SANTOS, J. P. C. Relações entre Ensino de Ciências e Matemática e minorias sociais na Amazônia: Contribuições dos egressos da Terceira Turma da REAMEC. 227f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso, PPGECEM/REAMEC. Cuiabá/MT, 2022.
SOUSA, A. G. de. Avaliação emancipatória do currículo e desenvolvimento profissional: um estudo com formadores da licenciatura em ciências biológicas do IFRO. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. REAMEC. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2018. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7136769> Acesso em: mai. 2020.