Políticas Editoriais
Política de Seção
A Revista REAMEC, a partir de 2021, passa a publicar seus manuscritos organizados em duas seções: Educação em Ciências e Educação Matemática. Cada seção terá um editor específico.
Nas duas seções o foco e escopo da Revista serão mantidos, isto é:
a) Na seção de Educação em Ciências serão publicados manuscritos do tipo artigo de pesquisa, ensaio teórico e artigo de revisão, em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na área de Educação em Ciências, e que não estejam simultaneamente submetidos a outro periódico ou órgão editorial.
b) Na seção de Educação Matemática serão publicados manuscritos do tipo artigo de pesquisa, ensaio teórico e artigo de revisão, em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na área de Educação Matemática, e que não estejam simultaneamente submetidos a outro periódico ou órgão editorial.
Política Livre de Plágio e Autoplágio
A Revista REAMEC utiliza programas pagos para detecção de plágio (ex. iThenticate e Plagius). Os manuscritos que contiverem plágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todo texto submetido à Revista REAMEC será analisado com o uso dos softwares detectores de plágios mencionados. O objetivo é identificar situações de plágio e/ou de autoplágio nos textos enviados à revista REAMEC. Caso seja detectado prática de plágio e/ou autoplágio durante o processo de submissão, os Editores da Revista entrarão em contato com o(s) autor(res), solicitará esclarecimentos e, quando necessário, informará arquivamento do manuscrito, antes mesmo de ser encaminhado aos avaliadores. Caso o manuscrito seja publicado e, posteriormente, detectado prática de plágio e/ou autoplágio pelos leitores, autores ou avaliadores da Revista, chegando ao conhecimento dos Editores, a Revista REAMEC, por meio de seus Editores, tomará as devidas providências: (1º) entrar em contado com o(s) autor(es) e informa-lo(s) sobre a violação; (2º) solicitar esclarecimentos sobre a fato apontado; (3º) após análise dos esclarecimentos tomará a decisão e informará o(s) autor(es) sobre os procedimentos de exclusão do manuscrito publicado.
De acordo com o CNPq, por um lado o plágio “[…] consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes. Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor ou assemelhado. Por outro lado, autoplágio “[…] consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores” (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda. Acesso em: 25 fev. 2020).
A Revista REAMEC assume as diretrizes apresentadas no referido relatório do CNPq:
1: O autor deve sempre dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho;
2: Toda citação in verbis de outro autor deve ser colocada entre aspas;
3: Quando se resume um texto alheio, o autor deve procurar reproduzir o significado exato das ideias ou fatos apresentados pelo autor original, que deve ser citado;
4: Quando em dúvida se um conceito ou fato é de conhecimento comum, não se deve deixar de fazer as citações adequadas;
5: Quando se submete um manuscrito para publicação contendo informações, conclusões ou dados que já foram disseminados de forma significativa (p.ex. apresentado em conferência, divulgado na internet), o autor deve indicar claramente aos editores e leitores a existência da divulgação prévia da informação;
6: Se os resultados de um estudo único complexo podem ser apresentados como um todo coesivo, não é considerado ético que eles sejam fragmentados em manuscritos individuais;
7: Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações;
8: O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito. O autor deve dar crédito também aos autores que primeiro relataram a observação ou ideia que está sendo apresentada;
9: Quando estiver descrevendo o trabalho de outros, o autor não deve confiar em resumo secundário desse trabalho, o que pode levar a uma descrição falha do trabalho citado. Sempre que possível consultar a literatura original;
10: Se um autor tiver necessidade de citar uma fonte secundária (p.ex. uma revisão) para descrever o conteúdo de uma fonte primária (p. ex. um artigo empírico de um periódico), ele deve certificar-se da sua correção e sempre indicar a fonte original da informação que está sendo relatada;
11: A inclusão intencional de referências de relevância questionável com a finalidade de manipular fatores de impacto ou aumentar a probabilidade de aceitação do manuscrito é prática eticamente inaceitável;
12: Quando for necessário utilizar informações de outra fonte, o autor deve escrever de tal modo que fique claro aos leitores quais ideias são suas e quais são oriundas das fontes consultadas;
13: O autor tem a responsabilidade ética de relatar evidências que contrariem seu ponto de vista, sempre que existirem. Ademais, as evidências usadas em apoio a suas posições devem ser metodologicamente sólidas. Quando for necessário recorrer a estudos que apresentem deficiências metodológicas, estatísticas ou outras, tais defeitos devem ser claramente apontados aos leitores;
14: O autor tem a obrigação ética de relatar todos os aspectos do estudo que possam ser importantes para a reprodutibilidade independente de sua pesquisa;
15: Qualquer alteração dos resultados iniciais obtidos, como a eliminação de discrepâncias ou o uso de métodos estatísticos alternativos, deve ser claramente descrita junto com uma justificativa racional para o emprego de tais procedimentos;
16: A inclusão de autores no manuscrito deve ser discutida antes de começar a colaboração e deve se fundamentar em orientações já estabelecidas, tais como as do International Committee of Medical Journal Editors;
17: Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento;
18: A colaboração entre docentes e estudantes deve seguir os mesmos critérios. Os supervisores devem cuidar para que não se incluam na autoria estudantes com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho. Autoria fantasma em Ciência é eticamente inaceitável;
19: Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais;
20: Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho; e
21: Todo trabalho de pesquisa deve ser conduzido dentro de padrões éticos na sua execução, seja com animais ou com seres humanos.
Referência: Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda. Acesso em: 25 fev. 2020).
ATENÇÃO: Estas diretrizes devem ser observadas pelos leitores, autores, avaliadores e editores para que não sejam violadas e que a Revista não tome os procedimentos para a exclusão do manuscrito das suas publicações.
Política para Seção Temática/Especial
A Revista REAMEC também promove a publicação de seções temáticas ou especiais em suas edições regulares, com o objetivo de aprofundar o conhecimento em áreas específicas de interesse para a comunidade científica.
Pesquisadores e acadêmicos da área de Educação em Ciências e Matemática são convidados a propor seções temáticas ou especiais para a Revista REAMEC. As propostas devem apresentar uma justificativa clara e relevante para a criação da seção, destacando a importância da temática proposta no contexto do ensino e da pesquisa em Educação em Ciências e/ou Educação Matemática.
A proposta de seção temática/especial deve conter uma breve descrição da temática, incluindo uma contextualização do campo de estudo e a relevância do tema para a comunidade científica. Além disso, é necessário indicar os possíveis editores convidados, que serão responsáveis pela organização e revisão dos manuscritos/artigos submetidos.
Os manuscritos/artigos submetidos para as seções temáticas/especiais devem estar alinhados com a temática proposta e atender aos critérios de qualidade e relevância da Revista REAMEC. Eles serão submetidos ao processo de revisão por pares, seguindo as diretrizes e políticas editoriais da revista.
Os artigos submetidos serão avaliados por revisores especializados na área temática, garantindo a qualidade e a consistência acadêmica dos trabalhos publicados. Os autores devem seguir as orientações de formatação e estilo da Revista REAMEC, conforme descrito nas diretrizes para autores.
Os editores convidados serão responsáveis pela seleção e revisão dos artigos submetidos à seção temática/especial. Eles deverão conduzir o processo de revisão por pares de acordo com os padrões e critérios estabelecidos pela Revista REAMEC.
Os artigos selecionados serão publicados em uma seção específica da Revista, claramente identificada como tal. Os editores convidados escrevem um texto de apresentação para a seção, contextualizando e apresentando os trabalhos publicados. Este texto é publicado na seção Editorial do referido número;
A Revista REAMEC reserva-se ao direito de estabelecer diretrizes adicionais para a submissão e publicação de seções temáticas/especiais, as quais serão divulgadas em chamadas públicas, diretrizes editoriais ou comunicados da revista.
A criação de seções temáticas/especiais visa enriquecer o debate científico e promover o avanço do conhecimento na área de Educação em Ciências e Educação Matemática, reforçando o compromisso da Revista REAMEC em ser um veículo de divulgação e intercâmbio de pesquisas relevantes e inovadoras.
Política de Marketing e Divulgação da REAMEC
A Revista REAMEC adota uma política de marketing alinhada à sua visão, missão e valores, evidenciando o compromisso com a difusão do conhecimento científico inovador e de qualidade na área de Ensino de Ciências e Matemática. Esta política tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento educacional e socioambiental da Região Amazônica. Com vistas a ser reconhecida internacionalmente até 2030, a Revista se empenha em excelência na divulgação de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática na Região Amazônica, comprometendo-se com a valorização da região, a responsabilidade social, a criatividade e a inovação, o rigor científico e a ética na pesquisa, e a adesão aos padrões internacionais. A divulgação da Revista REAMEC ocorre tanto em seu site quanto nas suas redes sociais e PPGECEM/REAMEC.
Estratégias de Mídia Social:
- Utilizar plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, para divulgar os trabalhos publicados, notícias e eventos relacionados à revista.
- Interagir com a comunidade acadêmica e profissional por meio de postagens, compartilhamentos e comentários relevantes.
- Promover discussões sobre temas atuais e relevantes na área de Educação em Ciências e Matemática.
Parcerias com Instituições e Organizações:
- Estabelecer parcerias com instituições de ensino superior, associações científicas e outras organizações relacionadas à área de Educação em Ciências e Matemática.
- Participar de eventos, conferências e workshops para divulgar a revista e promover o diálogo com pesquisadores e profissionais da área.
E-mail Marketing:
- Manter uma lista de contatos atualizada de autores, avaliadores, instituições e interessados na revista.
- Enviar regularmente boletins informativos por e-mail, destacando os últimos artigos publicados, chamadas de submissão e outras novidades relevantes.
Participação em Indexadores e Diretórios:
- Garantir que a Revista REAMEC esteja listada em indexadores e diretórios relevantes na área de Educação em Ciências e Matemática, tanto nacionais quanto internacionais.
- Monitorar e cumprir os critérios e requisitos necessários para manter a presença da revista nesses indexadores.
SEO (Search Engine Optimization):
- Otimizar o conteúdo do site da Revista REAMEC para melhorar sua visibilidade nos motores de busca.
- Utilizar palavras-chave relevantes, metatags adequadas e links internos para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.
Colaboração com Editores Associados e Conselheiros:
- Envolver os Editores Associados e Conselheiros da Revista REAMEC na divulgação da revista em suas redes acadêmicas e profissionais.
- Incentivar a promoção ativa da revista por parte desses colaboradores, compartilhando os artigos publicados e incentivando a submissão de trabalhos de qualidade.
Feedback e Acompanhamento:
- Coletar feedback dos leitores, autores e avaliadores para melhorar constantemente a qualidade e o alcance da revista.
- Acompanhar métricas de desempenho, como o número de visualizações, downloads e citações dos artigos, para avaliar o impacto e a eficácia das estratégias de divulgação.
Conteúdo Multimídia:
- Explorar a criação de conteúdo multimídia, como vídeos, podcasts e infográficos, para atrair um público mais amplo e diversificado.
- Utilizar canais de compartilhamento de conteúdo, como o YouTube e SoundCloud, para divulgar e promover o conteúdo multimídia da Revista REAMEC.
Participação em Redes de Colaboração:
- Engajar-se ativamente em redes de colaboração com outras revistas científicas, instituições e pesquisadores para promover a Revista REAMEC e fortalecer a visibilidade da revista no cenário acadêmico.
- Participar de iniciativas conjuntas, como publicações especiais, eventos e projetos de pesquisa colaborativa, para aumentar o reconhecimento da Revista REAMEC e ampliar seu alcance.
Divulgação em Conferências e Eventos:
- Participar de conferências, simpósios e workshops na área de Ensino de Ciências e Matemática para apresentar a Revista REAMEC e suas publicações aos participantes.
- Organizar sessões especiais ou painéis temáticos em eventos científicos para discutir e promover os trabalhos publicados na revista.
Colaboração com a Comunidade Editorial:
- Estabelecer parcerias com outras revistas científicas e membros da comunidade editorial para compartilhar boas práticas, trocar experiências e promover a colaboração entre os periódicos.
- Participar de fóruns, grupos de discussão e associações editoriais para se manter atualizado sobre as tendências e inovações na área de publicação acadêmica.
Monitoramento de Métricas e Impacto:
- Acompanhar métricas de impacto, como o fator de impacto, índices de citação e visibilidade em indexadores, para avaliar o desempenho da Revista REAMEC e identificar áreas de melhoria.
- Utilizar essas métricas como base para estabelecer metas de crescimento e implementar estratégias para aumentar o impacto e a relevância da revista.
Comunicação Efetiva:
- Garantir uma comunicação efetiva e clara com os leitores, autores, avaliadores e demais envolvidos com a Revista REAMEC.
- Fornecer informações atualizadas sobre prazos de submissão, políticas editoriais e novidades relacionadas à revista por meio do site, e-mails e redes sociais.
Promoção da Qualidade e Relevância:
- Valorizar e promover a qualidade e a relevância dos trabalhos publicados na Revista REAMEC, destacando a importância da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.
- Incentivar a submissão de trabalhos de alta qualidade e o rigoroso processo de revisão por pares para garantir a excelência dos conteúdos publicados.
Personalização e Segmentação:
- Segmentar a comunicação e as estratégias de marketing de acordo com o perfil dos leitores e autores em potencial, considerando suas áreas de interesse e necessidades específicas.
- Personalizar as mensagens e as informações fornecidas de acordo com as preferências individuais, garantindo uma experiência mais relevante e envolvente.
A política de marketing e divulgação da Revista REAMEC visa aumentar a visibilidade, o reconhecimento e o impacto da revista, promovendo o acesso e a disseminação do conhecimento científico na área de Educação em Ciências e Matemática.
Política da Capa da Revista
A partir de 2020, cada edição da Revista REAMEC passou a incluir uma capa representativa de um estado da Amazônia Legal Brasileira. O início se deu com os estados que possuem coordenações de polo do PPGECEM/REAMEC, iniciando por Mato Grosso, Amazonas e Pará. Posteriormente, as capas passaram a representar os demais estados, seguindo a ordem alfabética: Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Esta revista usa o sistema LOCKSS, criado pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. Mais informações em https://www.lockss.org/. A revista também faz parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer revista OJS no Brasil: https://cariniana.ibict.br/. Finalmente, os artigos são preservados na Universidade Federal de Mato Grosso.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Diretrizes para Registro de Conflito de Interesses
O conflito de interesses é quando autor, editor ou parecerista tem interesse divergente ou conflitante, em que pode ocorrer algum tipo de prejuízo de uma avaliação imparcial do texto a ser analisado. Tais conflitos podem ser originados por divergências de ordem pessoal, política, acadêmica, religiosa, financeira, entre outras. Assim, cabem às partes envolvidas o registro de qualquer conflito de interesses, bem como a sua justificativa no respectivo campo do sistema da revista REAMEC:
1) Autores: informar, na submissão do texto, se há algum conflito de interesses. Caso não haja, deve-se preencher o campo informando que não há conflito de interesses;
2) Editores: repassar a edição do texto para outro editor, visando a lisura do processo, justificando a necessidade de troca; e
3) Pareceristas: há dois caminhos: assegurar que conseguirá realizar um parecer imparcial e objetivo, entretanto, justificando quais são os conflitos de interesses em relação ao trabalho e sua autoria; ou, caso compreenda que haja conflito de interesses e não consiga assegurar a condição anterior, recusar-se a realização do parecer, explicando os motivos.
No ato da submissão, especificamente no passo 4 “Transferência de documentos suplementares”, solicita-se o envio de uma Declaração de Ausência de Conflito de Interesse assinada pelos autores para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido, conforme modelo disponibilizado no Doc. 2.
Observação:
Políticas editoriais atualizadas em: 08/01/2024