ROLE-PLAYING GAME PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS STRICTO SENSU

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16335

Palavras-chave:

Role-playing Game, RPG, Ensino de Matemática, Levantamento bibliográfico

Resumo

A presente pesquisa é uma construção teórica que busca refletir sobre o Role-playing Game (RPG) como metodologia para o ensino de objetos de conhecimentos matemáticos, tendo como público-alvo estudantes da Educação Básica. Utilizamos como ambiente de pesquisa o catálogo de teses e dissertações da plataforma de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em busca da expressão “RPG” e suas variações, somada aos filtros “ciências exatas” e “matemática” para podermos refinar os resultados. Assim, desse modo conseguimos encontrar seis publicações que abordam em seu título, ou resumo, a temática do RPG para o ensino da matemática. As análises das pesquisas receberam um tratamento qualitativo, por meio de uma leitura crítica. As pesquisas encontradas apresentam características metodológicas que situam positivamente o RPG na organização de propostas pedagógicas para o ensino da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro Mendes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Concluiu em 2017 o ensino médio no Colégio Santa Tereza, graduando no curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - Uema e bolsita CAPES.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, forpem, ensino de matemática, role-playing game e levantamento bibliográfico.

Renata Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Concluiu o ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Maranhão - IFMA (2019), possui curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Maranhão - IFMA (2019). Graduanda de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão. Bolsista CAPES.

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática ensino-aprendizagem e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Chapadinha, Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas. Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências e Matemática, Formação de Professores, Metodologias de ensino de Ciências e Matemática e Práticas socioculturais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática (GEPECIM - UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar).

Referências

ALBINO, H. H. Gênios do Cálculo RPG: uma ferramenta para o ensino de Matemática. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Campus de Sorocaba, São Paulo, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10069448. Acesso em: 20 out. 2023.

ALVES, D. R. S.; MELLO ARRUDA, S.; PASSOS, M. M. Descrição das ações docentes de estudantes de um curso de licenciatura em ciências exatas em aulas de matemática com jogos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23063, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16004

BOTREL, N.; DEL DEBBIO, M. Super Heróis para Role-Playing Game. São Paulo: Daemon, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CHAPMAN, O. Imagination as a tool in mathematics teacher education. Journal of

Mathematics Teacher Education, Springer Science and Business Media LLC, v. 11, n. 2, p. 83–88, mar. 2008. https://doi.org/10.1007/s10857-008-9074-z

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRANDO, A. R. D. S.; TAROUCO, L. M. R. O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, dez. 2008. https://doi.org/10.22456/1679-1916.14403

KIKUCHI, L. M.; TREVIZAN, W. A. Obstáculos Epistemológicos na Aprendizagem de Grandezas e Medidas na Escola Básica. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais do XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010.

LOZADA, G.; NUNES, K. S. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

MARCATTO, A. Saindo do Quadro. São Paulo: Alfeu Marcatto, 1996.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Olympio, 1975.

REIS, T. S. Criação de um Sistema de RPG como Ferramenta para o Ensino de Probabilidade. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Profissional em Matemática em Rede Nacional, Belo Horizonte, 2022. Disponível em:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11632716. Acesso em: 15 dez. 2023.

RICARDO, R. O uso do Role-playing Game (RPG) como Ferramenta Motivacional no Ensino da Matemática. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Seropédica, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10381157. Acesso em: 18 nov. 2023.

RIYIS, M. T. Simples Manual para uso do RPG na Educação. São Paulo: Ed. Do Autor, 2004.

ROBERTO, R. R. O uso do RPG (Role Playing Game) para o ensino do Teorema de Pitágoras em uma escola municipal do Rio De Janeiro. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Seropédica, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6317961. Acesso em: 6 set. 2023.

SILVA, A. C.; D’ÁVILA, C. M. Prática pedagógica lúdica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 232–252, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10009

SILVA, F. Q. Usando RPG no ensino da Matemática. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas, Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Minas Gerais, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2185606. Acesso em: 19 nov. 2023.

SILVA, H. P. Desenvolvimento De Um Jogo De Computador Educacional De Matemática – O Mestre De Trigonometria. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas, Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Seropédica, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6317960. Acesso em: 17 out. 2023.

SUMBANE, F. S.; ALMEIDA, S. O. ; SUMBANA, S. Modelagem na Educação Matemática nas pesquisas brasileiras: um recorte das publicações entre 2017-2022. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23080, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15489

Downloads

Publicado

2024-02-06

Como Citar

MENDES, R. J. P. P.; OLIVEIRA, R. G. de; BARBOSA, M. G.; MELO, R. de J. S. ROLE-PLAYING GAME PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS STRICTO SENSU. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24016, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16335. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16335. Acesso em: 27 abr. 2024.