ROLE-PLAYING GAME PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS STRICTO SENSU

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16335

Palavras-chave:

Role-playing Game, RPG, Ensino de Matemática, Levantamento bibliográfico

Resumo

A presente pesquisa é uma construção teórica que busca refletir sobre o Role-playing Game (RPG) como metodologia para o ensino de objetos de conhecimentos matemáticos, tendo como público-alvo estudantes da Educação Básica. Utilizamos como ambiente de pesquisa o catálogo de teses e dissertações da plataforma de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em busca da expressão “RPG” e suas variações, somada aos filtros “ciências exatas” e “matemática” para podermos refinar os resultados. Assim, desse modo conseguimos encontrar seis publicações que abordam em seu título, ou resumo, a temática do RPG para o ensino da matemática. As análises das pesquisas receberam um tratamento qualitativo, por meio de uma leitura crítica. As pesquisas encontradas apresentam características metodológicas que situam positivamente o RPG na organização de propostas pedagógicas para o ensino da matemática.

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Biografia do Autor

Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro Mendes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Concluiu em 2017 o ensino médio no Colégio Santa Tereza, graduando no curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - Uema e bolsita CAPES.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, forpem, ensino de matemática, role-playing game e levantamento bibliográfico.

Renata Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Concluiu o ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Maranhão - IFMA (2019), possui curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Maranhão - IFMA (2019). Graduanda de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão. Bolsista CAPES.

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática ensino-aprendizagem e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Chapadinha, Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas. Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências e Matemática, Formação de Professores, Metodologias de ensino de Ciências e Matemática e Práticas socioculturais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática (GEPECIM - UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar).

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Publicado

2024-02-06

Como Citar

MENDES, R. J. P. P.; OLIVEIRA, R. G. de; BARBOSA, M. G.; MELO, R. de J. S. ROLE-PLAYING GAME PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS STRICTO SENSU. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24016, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16335. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16335. Acesso em: 17 abr. 2024.