ROLE-PLAYING GAME PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS STRICTO SENSU
DOI:
10.26571/reamec.v12.16335Palavras-chave:
Role-playing Game, RPG, Ensino de Matemática, Levantamento bibliográficoResumo
A presente pesquisa é uma construção teórica que busca refletir sobre o Role-playing Game (RPG) como metodologia para o ensino de objetos de conhecimentos matemáticos, tendo como público-alvo estudantes da Educação Básica. Utilizamos como ambiente de pesquisa o catálogo de teses e dissertações da plataforma de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em busca da expressão “RPG” e suas variações, somada aos filtros “ciências exatas” e “matemática” para podermos refinar os resultados. Assim, desse modo conseguimos encontrar seis publicações que abordam em seu título, ou resumo, a temática do RPG para o ensino da matemática. As análises das pesquisas receberam um tratamento qualitativo, por meio de uma leitura crítica. As pesquisas encontradas apresentam características metodológicas que situam positivamente o RPG na organização de propostas pedagógicas para o ensino da matemática.
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