RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO FILME “NENHUM A MENOS”
DOI:

Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Comunicação MatemáticaResumo
O objetivo deste ensaio é analisar um excerto do filme intitulado “Nenhum a menos”, pois nele se evidenciam as dificuldades do contexto educacional da região na China onde ocorre a situação-problema emergida no contexto educacional do longa-metragem. Alguns fragmentos desse filme foram utilizados para analisar situações que enfatizavam tal metodologia de ensino. Este artigo terá como base metodológica a pesquisa qualitativa, e, a partir dessa perspectiva que nos propusemos a analisar o excerto do filme “Nenhum a Menos”, pois nele se evidenciam as dificuldades do contexto educacional daquela região na China. Assim, os excertos do filme “Nenhum a menos” examinados permitiram relacionar: elementos relevantes do trabalho docente (situações didáticas inesperadas, a comunicação matemática na interação professor-alunos valorizando pensamentos e estratégias na busca da solução dos problemas, entre outros); a aproximação com a resolução de problemas como metodologia de ensino e o aparecimento significativo do compromisso social do professor.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A. “Nenhum a menos” e a positividade do tempo e do espaço no cotidiano da escola. In: ABRAMOWICZ; A. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Desafios e perspectivas das práticas em educação e da formação de professores. São Carlos: Pedro e João editores, 2007, p. 15-22.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: da teoria à prática. 2. ed. Paco Editorial. 2021. p. 41 - 64.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN: Matemática. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, 2018.
CAI, J.; LESTER, F. Por que o ensino com resolução de problemas é importante para a aprendizagem do aluno. Boletim Gepem, v. 60, 147- 162p., 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOUAISS. Dicionário Eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa, 2013. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-1/html/index.php. Acesso em: 24 jan. 2024.
MONTEIRO, R. B.; ALVES LARANJEIRA, S. R.; RIBEIRO NETO, J. G.; MARTINHO DE ANDRADE, L. D. Contribuição da resolução de problemas como metodologia de ensino de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 57–68, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9396
OLIVEIRA, S. A. Resolução de Problemas na Formação Continuada e em aulas de Matemática nos anos iniciais. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213 - 231.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, ano 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
PIRES, M. C. F.; SILVA, S. L. P. S. O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 607-616, abr./jun. 2014.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 1977.
ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação da UFSCar, v. 6, n.1, p.299-311, mai/ago, 2012. https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/413
SAVIANI, D. Do Senso Crítico à Consciência Filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.
STANIC, G. M. A.; KILPATRICK, J. Historical Perspectives on Problem Solving in the Mathematics Curriculum. In: Charles, R. I.; Silver, E. A. (Eds.) The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving. Reston: NCTM, p. 1-22, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jessica de Brito Moro, Mauro Carlos Romanatto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.