RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO FILME “NENHUM A MENOS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17322


Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Comunicação Matemática

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar um excerto do filme intitulado “Nenhum a menos”, pois nele se evidenciam as dificuldades do contexto educacional da região na China onde ocorre a situação-problema emergida no contexto educacional do longa-metragem. Alguns fragmentos desse filme foram utilizados para analisar situações que enfatizavam tal metodologia de ensino. Este artigo terá como base metodológica a pesquisa qualitativa, e, a partir dessa perspectiva que nos propusemos a analisar o excerto do filme “Nenhum a Menos”, pois nele se evidenciam as dificuldades do contexto educacional daquela região na China. Assim, os excertos do filme “Nenhum a menos” examinados permitiram relacionar: elementos relevantes do trabalho docente (situações didáticas inesperadas, a comunicação matemática na interação professor-alunos valorizando pensamentos e estratégias na busca da solução dos problemas, entre outros); a aproximação com a resolução de problemas como metodologia de ensino e o aparecimento significativo do compromisso social do professor.

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Biografia do Autor

  • Jessica de Brito Moro, Prefeitura Municipal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

    Professora de Educação Especial pela Prefeitura Municipal de São Carlos - SP desde 2016.Atuou como Professora de Educação Especial no Centro de Atendimento ao Autista - CAA na APAE de São Carlos - SP (2015 - 2022)Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.Mestre em Educação com ênfase em Educação Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2013-2015). Especialista em Ensino Estruturado para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pela FAEL .Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca - UNIFRAN.Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

  • Mauro Carlos Romanatto, Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

    Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de São Carlos(1974), especialização em Metodologia do Ensino na Área de Ciências pelo Associacão de Escolas Reunidas(1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos(1987) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:número racional, educacão matemática, formacão de professores.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO FILME “NENHUM A MENOS”. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24072, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17322. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17322. Acesso em: 16 abr. 2025.