APORTES TEÓRICOS E ENFOQUES INVESTIGATIVOS NAS PESQUISAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ASTRONOMIA
DOI:
10.26571/reamec.v12.16564Palavras-chave:
Aportes teóricos, Enfoques investigativos, Ensino de AstronomiaResumo
O processo de investigação científica é rigoroso e sistemático. Para se compreender e responder questões inerentes ao contexto científico, formular hipóteses e verificar teorias, é necessária a produção de novos conhecimentos, que deverá ocorrer por meio dos enfoques investigativos. Todavia, esses enfoques investigativos devem estar de acordo com aportes teóricos condizentes com o que a pesquisa propõe. Neste trabalho, realizou-se uma investigação sobre os aportes teóricos e os enfoques investigativos presentes nas publicações relacionadas ao ensino de Astronomia. Nessa perspectiva, formulou-se uma questão: de que forma aportes teóricos e enfoques investigativos poderão contribuir com estudos sobre a pesquisa em Educação e Ensino de Astronomia? A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, adotou como parâmetro artigos publicados em revistas de qualis B1 acima, no período de 2012 a 2022, indexados na base de dados SciELO. Os resultados revelam que a compreensão dos aportes teóricos e dos enfoques investigativos será favorável para além da formação dos professores e alunos, como para qualquer que tenha interesse em compreender como ocorre a construção e o processo científico.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO, A. C. S. et al. Aprendizagem Significativa no ensino de Cosmologia na perspectiva da Neurociência. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33253
ARAÚJO, A. C. S.; JÚNIOR, J. A. D.; ROMEU, M. C. Introdução à astronomia no ensino fundamental: análise da Team-based Learning como estratégia facilitadora de ensino. Revista Prática Docente, v. 7, p. 01-21, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22061.id1504
ARAÚJO, A. C. S.; SILVA, F. H. B. da S.; ROMEU, M. C.; PEREIRA, A. C. C. Ensino de Cosmologia frente à abordagem curricular pedagógica encontrada em artigos científicos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23035, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14995
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.
BAGDONAS, A. et al. Discussões sobre a natureza da ciência em um curso sobre a história da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 9, p. 17-31, 2010. https://doi.org/10.37156/RELEA/2010.09.017
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Ciências da Natureza. Brasília: MECSEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8511-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 nov. 2023.
BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
BROCKINGTON, G. Neurociência e educação: investigando o papel da emoção na aquisição e uso do conhecimento científico. (Doutorado em Educação) ‒ Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 199, 2011.
CALIZAYA, J. M. Algunas ideas de investigación científica. Minerva, v. 1, n. 3, p. 35-39, 2020. https://doi.org/10.47460/minerva.v1i3.15
CARVALHO, A. O que é metodologia científica? In: CARVALHO, Alex; et al. (org.) Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.
CELLARD, A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Método qualitativo, quantitativo e Misto. Porto Alegre: Artmed. 2010.
CROSSETTI, M. G. O. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor científico que lhe é exigido. Revista gaúcha de enfermagem, v. 33, p. 8-9, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94920/000857666.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 jan. 2024.
DAMASCENO JÚNIOR, J. A.; ROMEU, M. C. Interface entre neurociência e aprendizagem significativa: um estudo preliminar sobre as contribuições desta interlocução para o ensino de física e Astronomia. Revista Expressão Científica, v. 6, n. 2, p. 48-60, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/741. Acesso em: 27 jan. 2024.
DELÁBIO, F. et al. Divulgação científica e percepção pública de brasileiros (as) sobre ciência e tecnologia. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 273-290, 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132
DEMO, P. Método Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2009.
DIAS, C. A. RITA, J. S. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-americana de educação em astronomia, n. 6, p. 55-65, 2008. https://doi.org/10.37156/RELEA/2008.06.055
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2007.
FERREIRA, M. et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.
HERNÁNDEZ, S. R. et al. Metodologia de la Investigación. México: Mc-GrawHill, 2010.
JACOBOVSKI, R.; FERRO, L. F. Educação permanente em saúde e metodologias ativas de ensino: uma revisão sistemática integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 3, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13391
JENSEN, E. Enriqueça o Cérebro: como maximizar o potencial de aprendizagem de todos os alunos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
KLIEMANN, C. R. M. et al. Comparando as correntes metodológicas: positivismo, fenomenologia e materialismo histórico dialético. In: V SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E XXVI SEMANA DE PEDAGOGIA, 2016, Cascavel. Unioeste. p. 1 - 10.
LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Física) ‒ Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2004.
LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p373
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escritoras editoras, 2012.
LIRA, B. C. Passo a passo do trabalho científico. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista brasileira de educação, n.26, p. 95-108, 2004.
MÁXIMO, M. E.; IERVOLINO, S. A. Guia de Metodologia do Ielusc. Joinville: Bom Jesus/IELUSC, 2016.
MAZUCATO, T. et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018.
MEDRONHO, R. A. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, p. 73-80, 2018.
MOREIRA, M. A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. Porto Alegre: LF, 2011.
MORAES, L. D.; SILVEIRA, I. F. Educação não formal em astronomia: análise de artigos acadêmicos nacionais e internacionais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 189–209, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10625
MORIN, E. Sobre interdisciplinaridade. São Paulo: Publicações Icesi, 2010.
PEREIRA, M. G. Epidemiologia: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan SA, 2002.
PEREIRA, A. S. et al. Metodologia da pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2018.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. 24ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicos. São Paulo: Atlas, 2012.
SANTANA, E. B.; SILVA, V. A.; FREITAS, N. M. da S. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 175-201, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v9n1/2237-9460-exitus-9-1-175.pdf. Acesso em: 27 jan. 2024.
SAGAN, C. Cosmos. Barcelona: Edicions Universitat Barcelona, 2006.
SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157. Acesso em: 27 jan. 2024.
SILVA, L. F. da; RUSSO, R. F. S. M.; DE OLIVEIRA, P. S. G. Quantitativa ou qualitativa? um alinhamento entre pesquisa, pesquisador e achados em pesquisas sociais. Revista Pretexto, p. 30-45, 2018. https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i4.5647
STEINER, J. E. Astronomia no Brasil. Ciência e Cultura, v. 61, n. 4, p. 45-48, 2009.
TONELLI, M. J.; ZAMBALDI, F. Pesquisas qualitativas, pesquisas quantitativas e além. Revista de Administração de Empresas, v. 58, p. 449-450, 2018. https://doi.org/10.1590/S0034-759020180501
VIEIRA, J. A. O uso do diário em pesquisa qualitativa. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 5, p. 93-104, 2001. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/6518. Acesso em: 27 jan. 2024.
XAVIER, B. R.; VOELZKE, M. R.; FERREIRA, O. R. Vozes que saem das mãos: o ensino de Astronomia para surdos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 257-276, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1744. Acesso em: 27 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Clara Souza Araújo Araújo, Vitoria Hellen Juca dos Santos, Mairton Cavalcante Romeu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.