A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.15782

Palavras-chave:

Currículo, Educação do Campo, Etnomatemática, Mapeamento horizontal e vertical

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma investigação cujo objetivo foi mapear teses e dissertações da literatura brasileira que abordam a Etnomatemática desenvolvida na Educação do Campo, nas perspectivas do currículo. Para tanto, realizamos um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES; e os analisamos tomando como base o mapeamento horizontal e vertical. Dentre os resultados, temos que, das pesquisas que citaram teóricos e documentos oficiais, a maioria tem mais citações teóricas acerca do currículo do que de documentos oficiais; há pesquisas que têm somente citações teóricas sobre currículo; pesquisas que possuem somente citações de documentos oficiais acerca do currículo, bem como há ainda pesquisa que não tem citações teóricas, tampouco citações de documentos oficiais; há apontamentos dos pesquisadores sobre o currículo, no entanto, sem a indicação de um currículo efetivamente Etnomatemático. Ademais, notamos a importância de ter-se mais pesquisas, no sentido de ampliar os referenciais teóricos que evidenciem a importância das escolas do campo aderirem a práticas de ensino de Matemática na perspectiva da Etnomatemática, bem como construírem currículo nessa perspectiva e que façam  uso de documentos oficiais que tenham orientações curriculares acerca da Etnomatemática desenvolvida na Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Maria Jacqueline da Silva, Trabalhadora independente

Mestra (2022) em Educação em Ciências e Matemática, e Licenciada em Matemática (2019) - UFPE-CAA. Tem interesse nas áreas de pesquisa da Educação do Campo e Educação Matemática. E é apta a ensinar a disciplina de Matemática, principalmente nos Anos Finais e Ensino Médio.

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará, Brasil.

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates - RS). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA). Licenciado Pleno em Matemática (UFPA). Atualmente é Professor Adjunto da UFPA, vinculado à Faculdade de Etnodiversidade (FacEtno). Vencedor do Prêmio CAPES de Tese - 2022 (área de Ensino) e do Grande Prêmio CAPES de Tese - 2022 (Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Membro da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Etnos do Xingu (GEPPEX). Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/BASis) do INEP/MEC. Tem experiência na área de Matemática e Ciências, com ênfase em Educação Matemática e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática; ensino de matemática; formação de professores; etnomatemática; alfabetização matemática; ensino de ciências; etnociências; Tecnologia da Informação e Comunicação; educação do campo; educação ribeirinha; políticas públicas para o campo; movimentos sociais; educação não-formal; extensão rural; sistemas agrários; ações de desenvolvimento.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

SILVA, M. J. da; FORMIGOSA, M. M. . A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24009, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.15782. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15782. Acesso em: 2 maio. 2024.