JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ANAIS DO SIPEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16773

Palavras-chave:

Jogos, Recurso didático, SIPEM, Ensino de Matemática

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as contribuições do uso de jogos como recurso didático para o ensino da matemática. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura das produções científicas publicadas nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), que trazem os jogos como recurso didático que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e desmitificar a ideia de que a Matemática é uma ciência de complexa compreensão. Foi possível reconhecer que, por meio de jogos como recurso didático para o ensino de matemática, os alunos conhecem, revisam e aprofundam os objetos de conhecimento estudados, provocando o desenvolvimento destes em autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e espírito cooperativo.

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Biografia do Autor

Luan Felipe Mendes Soares, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Maracanã e estudante do curso técnico em Agroindústria, na modalidade integrada.(2016 - 2018) Participou do Projeto de Pesquisa Tecnologia Assistiva na área da deficiência visual: gerando ciência, inovação e inclusão na escola pública aprovado pela FAPEMA. Onde o mesmo foi bolsista. Participou do Projeto de Pesquisa Unidade Ambiental dos cinco sentido, onde foi contemplado em primeiro lugar, na agroexpo, evento este realizado pelo IFMA. Foi criador e idealizador do Projeto Stop Bullying: uma questão de cidadania. Sendo este realizado na rede federal de ensino. Participou de dois encontros nacionais do núcleo de pesquisa, NEABI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas), sendo um dos eventos realizados em São Luís - MA, e o outro em Salvador - BH, apresentando em mesa redonda e comunicação oral, o Projeto Stop Bullying: Uma questão de Cidadania. Participou de Três edições do festival de artes, realizado pelo IFMA/Campus Maracanã. Sendo premiado em duas edições, sendo premiado em primeiro lugar no ano de 2017, e em terceiro lugar em 2018. Membro do Grupo de Teatro Poética de Titãs. Vice Presidente do grêmio estudantil, Órion. da gestão de 2017-2018. Atualmente estudante em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Gabriela de Lima Araújo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática ensino-aprendizagem e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Chapadinha, Maranhão, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Professora Adjunta da UFMA, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CCET - UFMA). Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências e Matemática, Formação de Professores, Metodologias de ensino de Ciências e Matemática e Práticas socioculturais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática (GEPECIM - UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar).

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

SOARES, L. F. M. .; ARAÚJO, G. de L. .; BARBOSA, M. G.; MELO, R. de J. S. . JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ANAIS DO SIPEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24025, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16773. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16773. Acesso em: 5 maio. 2024.