EL APRENDIZAJE DE MATEMÁTICAS EN LOS TRES PRIMEROS AÑOS DE ESCUELA PRIMARIA: REFLEXIONES DE LA FORMACIÓN INICIAL DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18096


Palabras clave:

Educación Matemática., Metodología de la Enseñanza., Formación inicial., Aprendizaje matemático.

Resumen

Mediante un contexto en el que no existe el movimiento de formación continua específica para profesores que enseñan matemáticas, este texto buscó presentar una discusión en torno al escenario del aprendizaje matemático en los tres primeros años de la Enseñanza Fundamental, teniendo como telón de fondo las metodologías de enseñanza de las matemáticas como reflejo de la formación inicial de profesores. La génesis de los datos en que la discusión de esta temática se asienta, es una acción de formación continuada que fue vivenciada juntamente con profesores que actúan en los tres primeros años de la etapa fundamental de la Educación Básica. La formación continua se centró en dos movimientos: reflexionar sobre las metodologías de enseñanza practicadas en sala como objeto resultante de la formación inicial, y analizar los reflejos de éstas en el desarrollo de los aprendizajes matemáticos. Para esos fines, con base en las concepciones epistemológicas contemporáneas, se realizaron estudios y debates sobre los temas, y como forma de examinar los aprendizajes, Se utilizó una lista de situaciones de resolución de problema matemático la cual fue aplicada a los estudiantes del 4º grado de la Enseñanza Primaria. Las reflexiones y discusiones construidas en el grupo a la luz de este triple observatorio han producido evidencias que apuntan hacia un escenario configurado por densos desafíos en cuanto al aprendizaje matemático en los tres primeros años de la Enseñanza Fundamental, y consecuentemente hacia la necesidad de programas de formación continua de profesores que actúan en los años iniciales y, por lo tanto, enseñan matemáticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sandro Luiz Leseux, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

    Possui formação em magistério (1997). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005). Especialização em Educação Matemática pelo Instituto de Ensino Superior Amazônia (2007). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Del Norte/PY (2010) . Mestrado em Educação: Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Doutorando em Educação: Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Professor efetivo da rede de ensino pública do Estado de Mato Grosso e rede de ensino municipal de Comodoro/MT, com quase 24 anos de prática docente. Foi diretor da EE. Dona Rosa Frigger Piovezan (Comodoro/MT) no período de 2010-2013 e 2019-2020 e diretor da EM. João Medeiros Calmon de (Comodoro/MT) no ano de 2021. Tem experiência na área de Ensino da Matemática desde 1999, com atuação no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovem e Adulto (EJA). Atuou como presidente do Conselho Municipal de Educação de 2004 - 2008. Desde a graduação desenvolve pesquisa em Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, com discussões nos campos: Formação de Professores, Práticas, Metodologias e Currículo da matemática da educação Básica.

  • Adelmo Carvalho da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - PPGE/CE/UFPB/JP. Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia UFBA/FACED. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Campus Cuiabá. Professor na Graduação e na Pós-Graduação. Orientador de Mestrado e Doutorado, Inciação Ciêntífica e de Trabalhos de Conclusão em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Membro da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-graduação em Educação da CAPES (quadrienal 2013-2016). Experiência na gestão: Coordenação de Ensino de Graduação, Chefe de Departamento, Diretor de Instituto e Pró-Reitor de Ensino de Graduação/UFMT (2021 a 2024). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa: Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática GPPPM/CNPq. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Integra Comitês Científicos como avaliador de projetos para agências de pesquisa e fomento. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de matemática atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Matemática; Construção do Conhecimento Matemático; Ensino e Aprendizagem da Matemática, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Matemática.

  • Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas- Paraná. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

  • Lucenildo Elias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2006), Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Paulista (UNIP/2013) e Mestrado em Educação pela UFMT (2018). É professor de Matemática na Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso-SEDUC.Tem experiência na Área de Matemática na Educação Básica (SEDUC/MT e SEMEC de Barra do Garças-MT) e Educação Superior pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, em Gestão Educacional pela SEDUC/MT e Conselhos Deliberativos de orgãos públicos. Em 2014/15 esteve na condição de Formador regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNFEM. Em 2015 participou das discussões da Reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos-PPP das Escolas Estaduais da Terra Indígena Pimentel Barbosa município de Canarana-MT e Rediscussão do Currículo Escolar no município de Cocalinho-MT. Em 2018, na condição de professor formador do CEFAPRO/MT participou das discussões sobre Formação de Professores com ênfase nas Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem e Currículo para o Ensino Fundamental e Médio voltado à formação de professores que atuam nessas etapas da educação básica. Nos anos de 2018 e 2019 participou da Comissão Organizadora do Pré-fórum e Fórum das Licenciaturas do campus UFMT/CUA em Barra do Garças e Pontal do Araguaia em Mato Grosso. Em 2020 esteve envolvido nas formações de aperfeiçoamento e atualização dos profissionais da educação da rede estadual de Mato Grosso para o enfrentamento das demandas formativas docentes na modalidade online por meio de plataformas digitais de aprendizagem.

Referencias

ALMEIDA, M. B.; LIMA, M. G. Formação Inicial de Professores e o Curso de Pedagogia: Reflexões Sobre a Formação Matemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 451-468, 2012. Disponível em: Https://www.scielo.br/j/ciedu/a/z5hWcCJWx8XHzjtfVzg7ZWK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2024.

BOGDA, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução Maria João Alvarez, et al. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ministério da Educação MEC. Brasília, 2016.

BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, 12 de junho de 2023; 202º da Independência e 135º da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11556.htm. Acesso em: 01 mai. 2024.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 ago. 2023.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014. 72 p. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/antoniomauricio/files/2017/11/0_Apresenta%C3%A7ao_pg001-072.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.

COIMBRA, C. L. Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, e91731, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623691731. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/edreal/a/xJnsTVj8KyMy4B495vLmhww/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 out. 2024.

CORDEIRO, E. M. e OLIVEIRA, G. S. Origens das Dificuldades de Aprender Matemática nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. Anais do II Seminário de Escrita e Leitura em Educação Matemática. São Paulo. p. 1-X, 2013.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Coleção Estado de Sítio, Tradução de Mariana Echalar. 2016.

DARSIE, M. M. P. Perspectivas Epistemológica e suas Implicações no Processo de Ensino Aprendizagem. UNICIÊNCIAS. v.3, 1999.

EBERHARDT, I. F. N.; COUTINHO, C. V. S. Dificuldades de Aprendizagem Matemática nas Séries Iniciais: Diagnóstico e Intervenções. Vivências: Revista de Extensão da URI: v. 7, n.13, p. 62-70, out. 2011. ISSN 1809-1636. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_08.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação nacional da alfabetização (ANA): documento básico. Brasília, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2013/livreto_ANA_online.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.

LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.1590/2175-623646132. Acesso em: 15 out. 2024.

KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p. 331-354, abr.-jun., 2017. http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723

MARSIGLIA, A. C. G.; PINA, L. D.; MACHADO, V. de O.; LIMA, M. A base nacional comum curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835. Acesso em: 18 mar. 2024.

MATO GROSSO, Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUCA-MT, 2010.

NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa Instituto de Educação Universidade de Lisboa, 2009.

SANTOS, V. M. Ensino de matemática na escola de noves anos. Dúvidas e desafios. Colaboradores Elaine Maria Vani Ortega, José Joelson Pimentel de Almeida, Sueli Fanizzi. – São Paulo. Ed. Cengage Laerning, 2014. ISBN: 9788524916045

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TEIXEIRA, B. R. SANTOS, E. R. dos. Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas: alguns aspectos orientadores para a prática docente. BoEM, Joinville, v.5, n.8, p. 51-71, jan./jul. 2017. http://dx.doi.org/10.5965/2357724X05082017051

Publicado

2024-12-27

Cómo citar

LESEUX, Sandro Luiz; SILVA, Adelmo Carvalho da; DARSIE, Marta Maria Pontin; SILVA, Lucenildo Elias da. EL APRENDIZAJE DE MATEMÁTICAS EN LOS TRES PRIMEROS AÑOS DE ESCUELA PRIMARIA: REFLEXIONES DE LA FORMACIÓN INICIAL DOCENTE. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 12, p. 24084, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18096. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18096. Acesso em: 5 dec. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a