MATHEMATICS LEARNING IN THE FIRST THREE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: REFLECTIONS OF INITIAL TEACHER TRAINING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18096


Keywords:

Mathematics Education., Teaching Methodology., Initial training., Mathematical Learning.

Abstract

Through a context in which there is no specific continuing education movement for teachers who teach mathematics, this text sought to present a discussion about the scenario of mathematical learning in the first three years of Elementary School, teaching methodologies of mathematics as a reflection of the initial teacher training. The genesis of the data on which the discussion of this theme is based, is an action of continuing education that was experienced together with teachers who work in the first three years of the fundamental stage of Basic Education. Continuing education focused on two movements: reflect on teaching methodologies practiced in the classroom as an object resulting from initial training, and analyze the reflexes of these in the development of mathematical learning. For these purposes, based on contemporary epistemological conceptions, studies and debates were conducted on the themes, and as a way to examine the learning, It was used a list of situations of mathematical problem resolution to which it was applied to students of the 4th year of elementary school. Thus, the reflections and discussions built in the group under the light of this triple observatory (initial training, teaching methodology and mathematical learning) produced evidence that points to a scenario configured by dense challenges regarding mathematical learning in the first three years of elementary school, and consequently to the need for continuing education programs of teachers who work in the early years and so they teach math.

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Author Biographies

  • Sandro Luiz Leseux, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

    Possui formação em magistério (1997). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005). Especialização em Educação Matemática pelo Instituto de Ensino Superior Amazônia (2007). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Del Norte/PY (2010) . Mestrado em Educação: Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Doutorando em Educação: Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Professor efetivo da rede de ensino pública do Estado de Mato Grosso e rede de ensino municipal de Comodoro/MT, com quase 24 anos de prática docente. Foi diretor da EE. Dona Rosa Frigger Piovezan (Comodoro/MT) no período de 2010-2013 e 2019-2020 e diretor da EM. João Medeiros Calmon de (Comodoro/MT) no ano de 2021. Tem experiência na área de Ensino da Matemática desde 1999, com atuação no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovem e Adulto (EJA). Atuou como presidente do Conselho Municipal de Educação de 2004 - 2008. Desde a graduação desenvolve pesquisa em Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, com discussões nos campos: Formação de Professores, Práticas, Metodologias e Currículo da matemática da educação Básica.

  • Adelmo Carvalho da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - PPGE/CE/UFPB/JP. Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia UFBA/FACED. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Campus Cuiabá. Professor na Graduação e na Pós-Graduação. Orientador de Mestrado e Doutorado, Inciação Ciêntífica e de Trabalhos de Conclusão em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Membro da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-graduação em Educação da CAPES (quadrienal 2013-2016). Experiência na gestão: Coordenação de Ensino de Graduação, Chefe de Departamento, Diretor de Instituto e Pró-Reitor de Ensino de Graduação/UFMT (2021 a 2024). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa: Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática GPPPM/CNPq. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Integra Comitês Científicos como avaliador de projetos para agências de pesquisa e fomento. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de matemática atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Matemática; Construção do Conhecimento Matemático; Ensino e Aprendizagem da Matemática, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Matemática.

  • Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas- Paraná. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

  • Lucenildo Elias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2006), Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Paulista (UNIP/2013) e Mestrado em Educação pela UFMT (2018). É professor de Matemática na Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso-SEDUC.Tem experiência na Área de Matemática na Educação Básica (SEDUC/MT e SEMEC de Barra do Garças-MT) e Educação Superior pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, em Gestão Educacional pela SEDUC/MT e Conselhos Deliberativos de orgãos públicos. Em 2014/15 esteve na condição de Formador regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNFEM. Em 2015 participou das discussões da Reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos-PPP das Escolas Estaduais da Terra Indígena Pimentel Barbosa município de Canarana-MT e Rediscussão do Currículo Escolar no município de Cocalinho-MT. Em 2018, na condição de professor formador do CEFAPRO/MT participou das discussões sobre Formação de Professores com ênfase nas Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem e Currículo para o Ensino Fundamental e Médio voltado à formação de professores que atuam nessas etapas da educação básica. Nos anos de 2018 e 2019 participou da Comissão Organizadora do Pré-fórum e Fórum das Licenciaturas do campus UFMT/CUA em Barra do Garças e Pontal do Araguaia em Mato Grosso. Em 2020 esteve envolvido nas formações de aperfeiçoamento e atualização dos profissionais da educação da rede estadual de Mato Grosso para o enfrentamento das demandas formativas docentes na modalidade online por meio de plataformas digitais de aprendizagem.

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Published

2024-12-27

How to Cite

LESEUX, Sandro Luiz; SILVA, Adelmo Carvalho da; DARSIE, Marta Maria Pontin; SILVA, Lucenildo Elias da. MATHEMATICS LEARNING IN THE FIRST THREE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: REFLECTIONS OF INITIAL TEACHER TRAINING. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 12, p. 24084, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18096. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18096. Acesso em: 18 dec. 2025.

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