EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BELO JARDIM – PE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16235

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Anos iniciais, Formação de Professores

Resumo

A educação ambiental (EA) favorece o engajamento dos estudantes para que possam agir como agentes de transformação perante as problemáticas socioambientais. A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental (EF) do município de Belo Jardim, estado de Pernambuco. Tem caráter qualitativo e exploratório, enquadrando-se como documental e participante. Metodologicamente, foram utilizados os instrumentos: Projeto Político Pedagógico (PPP), entrevista semiestruturada e uma oficina pedagógica objetivando investigar a inserção da EA na comunidade escolar. Os dados foram analisados considerando abordagem da EA-Crítica com a finalidade de investigar a EA na prática de docentes do 2º ao 5º ano do EF. Os resultados mostraram que o PPP aborda a temática apenas em datas comemorativas. Nas entrevistas, os participantes apresentaram concepção conservacionista e resolutiva e, ausência da temática na formação inicial, além de práticas pontuais quando abordam atividades de EA com os estudantes. A oficina despertou um novo olhar para a EA. Assim, destaca-se a importância da escola enquanto formadora de estudantes conhecedores dos seus direitos e deveres perante o meio ambiente. Este estudo, portanto, contribui para novas configurações na inserção da EA na escola investigada, além de colaborar no campo da pesquisa e do conhecimento da área.

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Biografia do Autor

Ailza Guimarães Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal de Pernambuco (2023). Possui Graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas - Autarquia Educacional do Belo Jardim - AEB/FBJ (2008). Licenciatura em Pedagogia - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020). Especialização em Ensino de Biologia e as Novas Tecnologias - AEB/FBJ (2012); Educação Infantil e Anos Iniciais - UNIASSELVI (2022); Gestão e Educação Ambiental - UNIASSELVI (2022). Atua com o Projeto Por que falar em Educação Ambiental desde 2018 (Instagram @falar_em_ea). Participa do Grupo de Pesquisa NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano. Foi Professora no curso de Ciências Biológicas na - AEB/FBJ (2017). Na Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral atuou como Professora de Ciências nos anos finais e EJA (2018 - 2020), Preceptora do Programa Residência Pedagógica (CAPES) no subprojeto Biologia (2019-2020) e Coordenadora Pedagógica dos anos finais (2021). Professora de Ciências nos anos finais no Centro de Excelência Municipal Professor José Vieira da Costa (2013 a 2017 e 2022). Professora nos anos iniciais no município de Sanharó (2023).

Roberto Araújo Sá, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Biólogo(1999) pela Universidade Estadual do Piauí, Mestre em Bioquímica (2002) e Doutor em Química (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco com Pós-Doutoramento em Biologia Molecular (2008-2009 PRODOC/CAPES) pela UFPE.Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq (janeiro a julho de 2008). Professor Associado IV do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE nos Cursos de Química-Licenciatura.Também foi Coordenador do Curso de Química-Licenciatura do CAA/UFPE. Fazendo parte como Orientador do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Trabalha com Educação Ambiental e Metodologias e Práticas de Ensino de Química e Biologia. Pesquisando os processos metodológicos e as práticas que conduzem o ensino e a aprendizagem das ciências , bem como os fenômenos relacionados a esses processos em diferentes níveis e contextos educativos. Pesquisa também a Educação Ambiental e a Formação de Professores. Também pesquisa bioativos de plantas medicinais do agreste pernambucano, abordando a Química e Bioquímica de produtos naturais, com ênfase em metabólitos secundários, Glicídeos e Proteínas de origem vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Purificação e Caracterização de Polissacarídeos, Atividade Antioxidante de Extratos Vegetais, Purificação de Proteínas (Lectinas) Vegetais e Avaliação de Suas Propriedades Biológicas e Biotecnológicas, como Atividades Antimicrobiana e Inseticida.. Atuou no Pibid CAPES na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, como Coordenador do Subprojeto de Química-Licenciatura no período de 2012 a 2019. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Formação Docente (NFD). Até o momento orientou 10 dissertações; Coorientou 01 tese de Doutorado; Orientou 14 Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização; 17 trabalhos de conclusão de curso; e 23 projetos de iniciação científica. Atualmente, coorienta 01 estudante de Doutorado; 06 estudantes de Mestrado; 02 aluno de iniciação científica e 09 trabalhos de Conclusão de Curso; 15 estudantes de Residência pedagógica (CAPES). Desde 2022 é Coordenador do Residência Pedagógica em Química no CAA/UFPE.

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Publicado

2024-02-06

Como Citar

ALVES, A. G.; SÁ, R. A. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BELO JARDIM – PE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24013, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16235. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16235. Acesso em: 27 abr. 2024.