USO DO GEOGEBRA 3D NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17057

Palavras-chave:

Sequência didática, GeoGebra 3D, Ensino de Geometria

Resumo

Este artigo aborda sobre a aplicação de uma sequência didática utilizando o software GeoGebra 3D como recurso didático no processo de aprendizagem de matemática, para uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, localizada na zona rural do município de Arraias - Tocantins, cuja preocupação é ensinar os conteúdos por meio de aulas dinâmicas, de modo que despertasse o interesse e envolvesse participação ativa dos estudantes, proporcionando-lhes uma aprendizagem com significado. Nesse sentido, tomamos como problema de investigação a seguinte questão: Quais são as contribuições do software GeoGebra 3D nas aulas de prática experimental de matemática na aprendizagem de Geometria Espacial? A fim de responder à pergunta norteadora, a pesquisa teve como objetivo analisar como o software GeoGebra 3D contribui para a aprendizagem da planificação dos sólidos geométricos. A fundamentação teórica constituiu-se a partir do levantamento de pesquisas na plataforma Google Acadêmico, em que foram extraídos artigos, dissertações e teses. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se dos seguintes instrumentos: levantamento de pesquisas, observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionários, bem como as atividades que foram desenvolvidas com os estudantes. As análises dos resultados indicam que o software GeoGebra 3D torna o ensino e aprendizagem da geometria mais dinâmico, possibilitando desenvolver a criatividade propiciando ao estudante trilhar caminhos próprios na construção do conhecimento, contribuindo significativamente no compartilhamento de espaço de aprendizagem dinâmica, crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Wellingtânia Ferreira Santana, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc/TO), Arraias, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Agropecuária pela Universidade Estadual de Goiás (2012) e graduação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2016), atuando principalmente nos seguintes temas: semana integrada dos cursos de matemática da Universidade Federal do Tocantins, materiais manipuláveis, Educação de jovens e adultos e jogos. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, durante três anos, (2014 - 2016) Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal Goiano, Campus de Campos Belos/GO. Especialista em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias Cursando Técnico em Segurança do Trabalho, pela Faculdade Terra, Campus de Campos Belos/GO. Atualmente trabalhando na rede Estadual do Tocantins, pela Secretária de Educação, Juventude e Esporte, na Escola Estadual Agrícola de Tempo Integral David Aires França, nas turmas do Ensino Fundamental II, Médio e na Escola Estadual Brigadeiro Felipe.

Janeisi de Lima Meira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2018), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012), possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência, com ênfase em Educação Matemática no ensino de matemática e língua portuguesa nos ensinos Básico e Superior. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Cursos de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde, e ProfMat. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professore - GEPEMFOR/CUAR/UFT.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

SANTANA, W. F. .; MEIRA, J. de L. USO DO GEOGEBRA 3D NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24054, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17057. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17057. Acesso em: 12 fev. 2025.