USO DO GEOGEBRA 3D NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.26571/reamec.v12.17057Palavras-chave:
Sequência didática, GeoGebra 3D, Ensino de GeometriaResumo
Este artigo aborda sobre a aplicação de uma sequência didática utilizando o software GeoGebra 3D como recurso didático no processo de aprendizagem de matemática, para uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, localizada na zona rural do município de Arraias - Tocantins, cuja preocupação é ensinar os conteúdos por meio de aulas dinâmicas, de modo que despertasse o interesse e envolvesse participação ativa dos estudantes, proporcionando-lhes uma aprendizagem com significado. Nesse sentido, tomamos como problema de investigação a seguinte questão: Quais são as contribuições do software GeoGebra 3D nas aulas de prática experimental de matemática na aprendizagem de Geometria Espacial? A fim de responder à pergunta norteadora, a pesquisa teve como objetivo analisar como o software GeoGebra 3D contribui para a aprendizagem da planificação dos sólidos geométricos. A fundamentação teórica constituiu-se a partir do levantamento de pesquisas na plataforma Google Acadêmico, em que foram extraídos artigos, dissertações e teses. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se dos seguintes instrumentos: levantamento de pesquisas, observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionários, bem como as atividades que foram desenvolvidas com os estudantes. As análises dos resultados indicam que o software GeoGebra 3D torna o ensino e aprendizagem da geometria mais dinâmico, possibilitando desenvolver a criatividade propiciando ao estudante trilhar caminhos próprios na construção do conhecimento, contribuindo significativamente no compartilhamento de espaço de aprendizagem dinâmica, crítica e reflexiva.
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