Revista REAMEC inicia a publicação do Volume 12 (2024): Janeiro a Dezembro de 2024 – Publicação Contínua
Prezados leitores, autores e avaliadores,
É com imensa satisfação que anunciamos o início da publicação do Volume 12 (2024) da Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Este volume, adotando o formato de publicação contínua, se inicia com 11 manuscritos. Entretanto, ao longo do ano de 2024, conforme os manuscritos forem submetidos, avaliados e aprovados, serão publicados de maneira contínua, culminando no mês de dezembro com a publicação dos últimos textos e do Editorial.
A capa deste volume, em consonância com a Política de Capa desta revista, destaca o Teatro da Paz, situado na Praça da República, na cidade de Belém (Pará). Projetado pelo engenheiro pernambucano José Tibúrcio Pereira Magalhães em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1878, no auge do ciclo da borracha na região da então província do Grão-Pará. Cada capa de nossa revista homenageia um estado da Amazônia brasileira.
Convidamos todos vocês a explorar e apreciar as pesquisas publicadas, acessando o link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/view/809
Agradecemos profundamente pelo apoio contínuo e pela participação ativa em nossa revista.
Atenciosamente,
Equipe Editorial da Revista REAMEC
Educação em Ciências
ETNOCONHECIMENTO E ENSINO DE CIÊNCIAS: PESQUISAS NA AMAZÔNIA LEGAL ENTRE 2014 E 2021
Janaína Costa e Silva Quitéria Costa de Alcântara Oliveira Maria Adriana Santos Carvalho Ilsamar Mendes Soares
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15386
A ABORDAGEM STEAM COMO POSSIBILIDADE DE COMBATER O NEGACIONISMO CIENTÍFICO E MOVIMENTO ANTIVACINA NA REGIÃO CENTRO OESTE DA AMAZÔNIA LEGAL
Vanusa Maria de Oliveira Geison Jader Mello
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15409
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA E PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Tailine Penedo Batista Eliane Gonçalves dos Santos
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15676
A ALIANÇA DA EDUCAÇÃO STEAM E A PESQUISA-AÇÃO EM DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL
Salvino Coimbra Filho Evandro Ghedin Cleusa Suzana O. de Araújo Josefina D. Barrera Kalhil
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15952
O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÉLULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Kleyva de Almeida Castro Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16280
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA
Marciele Borges da Silva Geison Jader Mello
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16381
CLUBES DE CIÊNCIAS BRASILEIROS: UM CENÁRIO EM PLATAFORMAS DIGITAIS (2020- 2023)
Rafaela Bressan Tadiello Santos Rosane Nunes Garcia
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16518
APORTES TEÓRICOS E ENFOQUES INVESTIGATIVOS NAS PESQUISAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ASTRONOMIA
Ana Clara Souza Araújo Araújo Vitoria Hellen Juca dos Santos Mairton Cavalcante Romeu
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16564
Educação Matemática
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO
Maria Jacqueline da Silva Marcos Marques Formigosa
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15782
FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NO MODELO DE BARRAS: MULTIESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA
Gislaine Aparecida Maria Zambiasi Edson Pereira Barbosa =
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15608
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO (2016 - 2021)
Antonio Alison Pinheiro Martins Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Maria de Fátima Vilhena da Silva Francisco Hermes Santos da Silva
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16128