Revista REAMEC inicia a publicação do Volume 12 (2024): Janeiro a Dezembro de 2024 – Publicação Contínua

2024-01-31

Prezados leitores, autores e avaliadores,

É com imensa satisfação que anunciamos o início da publicação do Volume 12 (2024) da Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Este volume, adotando o formato de publicação contínua, se inicia com 11 manuscritos. Entretanto, ao longo do ano de 2024, conforme os manuscritos forem submetidos, avaliados e aprovados, serão publicados de maneira contínua, culminando no mês de dezembro com a publicação dos últimos textos e do Editorial.

A capa deste volume, em consonância com a Política de Capa desta revista, destaca o Teatro da Paz, situado na Praça da República, na cidade de Belém (Pará). Projetado pelo engenheiro pernambucano José Tibúrcio Pereira Magalhães em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1878, no auge do ciclo da borracha na região da então província do Grão-Pará. Cada capa de nossa revista homenageia um estado da Amazônia brasileira.

Convidamos todos vocês a explorar e apreciar as pesquisas publicadas, acessando o link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/view/809

Agradecemos profundamente pelo apoio contínuo e pela participação ativa em nossa revista.

Atenciosamente,
Equipe Editorial da Revista REAMEC

 

Educação em Ciências

ETNOCONHECIMENTO E ENSINO DE CIÊNCIAS: PESQUISAS NA AMAZÔNIA LEGAL ENTRE 2014 E 2021
Janaína Costa e Silva   Quitéria Costa de Alcântara Oliveira   Maria Adriana Santos Carvalho   Ilsamar Mendes Soares 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15386

A ABORDAGEM STEAM COMO POSSIBILIDADE DE COMBATER O NEGACIONISMO CIENTÍFICO E MOVIMENTO ANTIVACINA NA REGIÃO CENTRO OESTE DA AMAZÔNIA LEGAL
Vanusa Maria de Oliveira   Geison Jader Mello 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15409

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA E PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Tailine Penedo Batista   Eliane Gonçalves dos Santos 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15676

A ALIANÇA DA EDUCAÇÃO STEAM E A PESQUISA-AÇÃO EM DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL
Salvino Coimbra Filho   Evandro Ghedin   Cleusa Suzana O. de Araújo   Josefina D. Barrera Kalhil 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15952

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÉLULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Kleyva de Almeida Castro   Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16280

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA
Marciele Borges da Silva   Geison Jader Mello 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16381

CLUBES DE CIÊNCIAS BRASILEIROS: UM CENÁRIO EM PLATAFORMAS DIGITAIS (2020- 2023)
Rafaela Bressan Tadiello Santos   Rosane Nunes Garcia 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16518

APORTES TEÓRICOS E ENFOQUES INVESTIGATIVOS NAS PESQUISAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ASTRONOMIA
Ana Clara Souza Araújo Araújo   Vitoria Hellen Juca dos Santos   Mairton Cavalcante Romeu 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16564

Educação Matemática

A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO
Maria Jacqueline da Silva   Marcos Marques Formigosa 
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15782

FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NO MODELO DE BARRAS: MULTIESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA
Gislaine Aparecida Maria Zambiasi   Edson Pereira Barbosa =
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.15608

JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO (2016 - 2021)
Antonio Alison Pinheiro Martins   Isabel Cristina Rodrigues de Lucena   Maria de Fátima Vilhena da Silva   Francisco Hermes Santos da Silva
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16128