MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O MTSK PARA ENSINAR GEOMETRIA PLANA
DOI:
10.26571/reamec.v12.17825Palavras-chave:
Geometria, MTSK, Mapeamento de Teses e DissertaçõesResumo
A presente pesquisa, do tipo Estado do Conhecimento, estuda as produções em nível de mestrado e doutorado que abordam conceitos de geometria e os conhecimentos dos professores de e que ensinam Matemática. Teve como objetivo apresentar um mapeamento das teses e dissertações que envolvem os conceitos de geometria embasadas no Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK). Foram realizadas buscas nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando os descritores “mtsk”, “conhecimento especializado” e “geometria”. Foram identificadas apenas seis dissertações que discutem os temas da pesquisa. As produções elencadas foram desenvolvidas de forma empírica, por meio de estudos de caso. Não houve nenhuma pesquisa sobre o foco em estudo nas regiões Norte e Nordeste; já na região Sudeste, especificamente em São Paulo, foram encontrados quatro trabalhos, e nas regiões Sul e Centro-oeste, um trabalho cada. Para a apresentação dos resultados, determinou-se serem necessários esclarecimentos mais detalhados, com ênfase na obtenção de dados para apresentar e definir adequadamente as pesquisas encontradas, o que levou à decisão de realizar a leitura de todas as introduções e, em alguns casos, de toda a dissertação. Pode-se inferir que há escassez de trabalhos nessa área. Tal escassez pode ser atribuída ao fato de a teoria estudada ter sido iniciada em 2012. Considera-se que o uso dos conhecimentos geométricos relacionados ao MTSK oferece inúmeras oportunidades de estudo, assim como tais pesquisas podem contribuir para uma significativa melhoria do processo formativo dos professores.
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