MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O MTSK PARA ENSINAR GEOMETRIA PLANA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17825

Palavras-chave:

Geometria, MTSK, Mapeamento de Teses e Dissertações

Resumo

A presente pesquisa, do tipo Estado do Conhecimento, estuda as produções em nível de mestrado e doutorado que abordam conceitos de geometria e os conhecimentos dos professores de e que ensinam Matemática. Teve como objetivo apresentar um mapeamento das teses e dissertações que envolvem os conceitos de geometria embasadas no Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK). Foram realizadas buscas nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando os descritores “mtsk”, “conhecimento especializado” e “geometria”. Foram identificadas apenas seis dissertações que discutem os temas da pesquisa. As produções elencadas foram desenvolvidas de forma empírica, por meio de estudos de caso. Não houve nenhuma pesquisa sobre o foco em estudo nas regiões Norte e Nordeste; já na região Sudeste, especificamente em São Paulo, foram encontrados quatro trabalhos, e nas regiões Sul e Centro-oeste, um trabalho cada. Para a apresentação dos resultados, determinou-se serem necessários esclarecimentos mais detalhados, com ênfase na obtenção de dados para apresentar e definir adequadamente as pesquisas encontradas, o que levou à decisão de realizar a leitura de todas as introduções e, em alguns casos, de toda a dissertação. Pode-se inferir que há escassez de trabalhos nessa área. Tal escassez pode ser atribuída ao fato de a teoria estudada ter sido iniciada em 2012. Considera-se que o uso dos conhecimentos geométricos relacionados ao MTSK oferece inúmeras oportunidades de estudo, assim como tais pesquisas podem contribuir para uma significativa melhoria do processo formativo dos professores.

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Biografia do Autor

Francisco Erilson Freire de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Paraíso do Tocantins, Tocantins, Brasil

Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2015); Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2016); Especialização em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023); e Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Paraíso do Tocantins e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. Atua como Professor Conteudista da UAB/IFTO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Metodologias de Ensino, Aritmética, Análise, Cálculo Diferencial e Integral, Conjuntos e Lógica.

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Fez Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa-Portugal (2008). Atualmente é professora na categoria Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuando na Graduação e na Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação no Instituto de Educação da UFMT e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aritmética, habilidades matemáticas, história da matemática e metodologia da matemática. Na pesquisa, atua nas temáticas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Resolução de Problemas, Pensamento Matemático.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

OLIVEIRA, F. E. F. de; WIELEWSKI, G. D. MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O MTSK PARA ENSINAR GEOMETRIA PLANA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24074, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17825. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17825. Acesso em: 12 jan. 2025.

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