SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL TIPO 1: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16774

Palavras-chave:

Sala de Recurso, Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Ensino de Matemática, Educação Matemática

Resumo

No cenário brasileiro atual, observa-se a ampliação das discussões acerca do ensino de Matemática nas Salas de Recurso Multifuncionais Tipo 1 (SRM 1). O presente estudo teve como objetivo investigar o que tais pesquisas, materializadas na forma de dissertações, identificaram referente ao ensino da Matemática nesses espaços de inclusão educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para selecionar pesquisas nos cursos de Mestrado no período de 2005 a 2021. Foram selecionadas 10 dissertações sendo que, da interpretação dos dados, emergiram três categorias de análise, denominados eixos: (E1) As percepções e concepções de licenciandos e professores (iniciantes e/ou em exercícios nas SRM 1) sobre o ensino da Matemática; (E2) Discussões, obser vações e teorizações a respeito das SRM 1 sobre o ensino da Matemática; (E3) Propostas e descrição de atividades como recurso pedagógico nas SRM 1 para o ensino da Matemática. Identificou-se que as pesquisas se concentram principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental e que abordam conteúdos relacionados as operações básicas de adição, subtração e multiplicação. Nas conclusões se destacam a necessidade de variação nos métodos de ensino e o incentivo à formação e especialização docente.

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Biografia do Autor

Josiane Cotrin Pierasso do Nascimento, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Graduada em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná (2020) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ed. em Ciências, Ed. Matemática e Tecnologias pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2023). Atualmente é professor da educação infantil da Escola Municipal NeY Braga. Experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, interdisciplinaridade, inclusão, formação de professores e sala de recurso.

Denis Rogério Sanches Alves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Denis R. Sanches Alves é Licenciado em Matemática (UNIPAR, 2000), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Doutor em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Unioeste/Toledo (2019). Pós Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (2023). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia e Exatas na Universidade Federal do Paraná setor Palotina e Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Atua na área de Educação Matemática e Matemática Aplicada, principalmente em disciplinas de Cálculo e Estatística. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) na linha de pesquisa L2: Abordagens metodológicas na educação em Ciências e na educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) criado em 2020 com linhas de pesquisa em Educação Matemática, Educação Não Formal, Formação de Professores de Matemática, Modelagem Matemática e História da Matemática. Participante do EDUCIM - Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (UEL/CNPq) vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina.

Raquel Angela Speck, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestre em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina, onde responde pelas disciplinas de Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais e Gestão Escolar, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. P. do .; ALVES, D. R. S. .; SPECK, R. A. . SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL TIPO 1: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24026, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16774. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16774. Acesso em: 20 jun. 2024.