SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL TIPO 1: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16774

Palavras-chave:

Sala de Recurso, Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Ensino de Matemática, Educação Matemática

Resumo

No cenário brasileiro atual, observa-se a ampliação das discussões acerca do ensino de Matemática nas Salas de Recurso Multifuncionais Tipo 1 (SRM 1). O presente estudo teve como objetivo investigar o que tais pesquisas, materializadas na forma de dissertações, identificaram referente ao ensino da Matemática nesses espaços de inclusão educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para selecionar pesquisas nos cursos de Mestrado no período de 2005 a 2021. Foram selecionadas 10 dissertações sendo que, da interpretação dos dados, emergiram três categorias de análise, denominados eixos: (E1) As percepções e concepções de licenciandos e professores (iniciantes e/ou em exercícios nas SRM 1) sobre o ensino da Matemática; (E2) Discussões, obser vações e teorizações a respeito das SRM 1 sobre o ensino da Matemática; (E3) Propostas e descrição de atividades como recurso pedagógico nas SRM 1 para o ensino da Matemática. Identificou-se que as pesquisas se concentram principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental e que abordam conteúdos relacionados as operações básicas de adição, subtração e multiplicação. Nas conclusões se destacam a necessidade de variação nos métodos de ensino e o incentivo à formação e especialização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane Cotrin Pierasso do Nascimento, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Graduada em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná (2020) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ed. em Ciências, Ed. Matemática e Tecnologias pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2023). Atualmente é professor da educação infantil da Escola Municipal NeY Braga. Experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, interdisciplinaridade, inclusão, formação de professores e sala de recurso.

Denis Rogério Sanches Alves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Denis R. Sanches Alves é Licenciado em Matemática (UNIPAR, 2000), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Doutor em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Unioeste/Toledo (2019). Pós Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (2023). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia e Exatas na Universidade Federal do Paraná setor Palotina e Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Atua na área de Educação Matemática e Matemática Aplicada, principalmente em disciplinas de Cálculo e Estatística. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) na linha de pesquisa L2: Abordagens metodológicas na educação em Ciências e na educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) criado em 2020 com linhas de pesquisa em Educação Matemática, Educação Não Formal, Formação de Professores de Matemática, Modelagem Matemática e História da Matemática. Participante do EDUCIM - Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (UEL/CNPq) vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina.

Raquel Angela Speck, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestre em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina, onde responde pelas disciplinas de Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais e Gestão Escolar, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

Referências

ABREU, M. A Inclusão Escolar do Aluno da Sala de Recursos Multifuncional no Ensino Regular por meio da Mediação Pedagógica. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor – PDE, Paranavaí, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_uem_marlydesaabreu.pdf . Acesso em: 28 Out. 2022.

ALVES, D. R. S.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.. A educação não formal no Brasil: o que apresentam os periódicos em três décadas de publicação (1979-2008) – RBPEC: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.12, n.3, pp. 131-150, 2012.

BERTUOL, C. D. L. Salas De Recursos e Salas De Recursos Multifuncionais: Apoios Especializados à Inclusão Escolar De Alunos Com Deficiência/Necessidades Educacionais Especiais No Município De Cascavel-PR. 2010. 56 f. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016. Disponível em: www.unioeste.br/projetos/histedopr/monografias/3turma/Claci_Sala_de_Recursos.pdf Acesso em: 20 Out. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf . Acesso em: 28 out. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 29 out. 2022.

BRASIL. LEI nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. 2014. em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 15 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 72.425/73. Cria o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP). Brasília: 1973. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-72425-3-julho-1973-420888-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 09 set. 2022.

BRASIL. Lei n° 7853/89. Lei que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htm. Acesso: 15 set. 2022.

BRASIL. DECRETO Nº 6.571/08. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Brasília: 2008. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html . Acesso: 19 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 02/10/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso: 19 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146/15. Lei que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso: 19 fev. 2023.

COELHO, Y. C. M.; OLIVEIRA, E. M.; ALMEIDA, A. C. P. C. Discussões e tendências das teses e dissertações sobre formação de professores de ciências em espaços não formais: uma Revisão Bibliográfica Sistemática. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, p. 1-18, 2021. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230103

DIAS, M. P.; ARRUDA, S. M.; OLIVEIRA, A. C.; PASSOS, M. M. Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, São Cristóvão, v. 7, n. 2, p. 66-75, 2017. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matemati ca/article/view/144/133 . Acesso em: 18 set. 2022.

FERREIRA, A. P. C. B. Estudo em discalculia: avaliando uma aluna Discalcúlica. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/4891. Acesso em: 05 Fev. 2023.

FLICK, U.; Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 3° ed/ 2009.

GIL, A. C.; Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, A. B. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação Matemática inclusiva para um aluno autista. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Seropédica, 2020. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5993. Acesso em: 05 fev. 2023.

LIMA K. P; EMMEL R. Mapeamento de pesquisas brasileiras: Investigação-ação na formação de professores em ciências nos anos iniciais. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1-23, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14481

LINS, G. S. O ensino de Matemática para alunos do 9º ano com deficiência intelectual atendidos na sala de recursos multifuncional. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Letras e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Fóz do Iguaçu, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIOESTE-1_a35c37a791c94ae29e80353a980f6fcb. Acesso em: 05 fev. 2023.

LINS, G. S.; LUBECK M. O ensino de Matemática para alunos do 9° com Deficiência Intelectual atendidos na sala de Recursos Multifuncional. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 1-21, 2022. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X70702

MACEDO, N.D. Iniciação à Pesquisa Bibliográfica. São Paulo: Unimarco, 2° ed, 1996.

MACIEL, G. de M.; CASTRO, T. H. C. de. Conexões entre o método montessoriano e a teoria de aprendizagem de Bruner: novas perspectivas à educação inclusiva. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23075, 2023 https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16501

MATEJEC, B. Um problema dentro do outro. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Curitiba, 2019. Disponível em:

https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPR_d8b18703318b2135b0e3483b8bf56b06. Acesso em: 05 fev. 2023.

MESQUITA, L. Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de PósGraduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Curitiba, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UTFPR-1_628548db93d5aa583276bbdd56a25a90. Acesso em: 05 maio 2023.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v.9, n. 2, p.191-211, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v09n02/v09n02a04.pdf . Acesso em: 18 set. 2022.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

NASCIMENTO, J. C. P.; SPECK, R. A. As dificuldades no ensino de Matemática básica nas salas de recursos multifuncionais na rede estadual do município de Assis Chateaubriand-Paraná. In: V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Anais...Curitiba, Paraná, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vjorneduc/246403-AS-DIFICULDADES-NO-ENSINO-DE-MATEMATICA-BASICA-NAS-SALAS-DE-RECURSOS-MULTIFUNCIONAIS-NA-REDE-ESTADUAL-DO-MUNICIPI. Acesso em: 05 jun. 2023.

NASCIMENTO, J. C. P.; ALVES, D. R. S.; SPECK, R. A. Special Education Resource Rooms Type 1 in Brazil: An analysis of research objectives in dissertations on mathematics education. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.16, n.5, p. 2691-2708, 2023. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.5-044

PIZZANI L.; SILVA, R. C.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A Arte da Pesquisa Bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896/pdf_28 . Acesso em: 05 abr. 2023.

REZENDE, L. M. Contribuições de uma sequência de atividades para o ensino das operações de adição e subtração de números inteiros para alunos com TDAH. 2021. 137 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Lajeado, 2021. Disponível em : https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UVAT_a788cc30e30388789685eae46e2ac90c. Acesso em: 05 abr. 2023.

RHEA, V. C.; PASSOS, M. M. Dissertations and Theses in the Area of Pedagogy: What did they investigate about Mathematics? Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-18, 2022. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6261 . Acesso em: 18 dez. 2022.

RODRIGUES A. A. A Resolução De Problemas Matemáticos Por Meio da Interpretação De Textos: Uma Abordagem com Alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem. Caderno PDE: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva Do Professor PDE, 2014.

SILVA, F. L. B. Planejamento colaborativo no ensino de Matemática a partir do desenho universal para a aprendizagem. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Programa de PósGraduação em Educação, João Pessoa, 2021.Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB_26e49e2c78c01434e565524d78906776. Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. P. do .; ALVES, D. R. S. .; SPECK, R. A. . SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL TIPO 1: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24026, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16774. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16774. Acesso em: 5 maio. 2024.