REAMEC: RIOS E ESTRADAS DA AMAZÔNIA – MEANDROS E ESCALADA PARA O CONHECIMENTO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16519

Palavras-chave:

REAMEC, Acompanhamento de Egressos, Amazônia Legal

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa realizada com egressos da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e tem o objetivo de contextualizar e caracterizar este doutorado, buscando compreender estabelecer relações entre o processo de sua criação e implantação, o processo formativo dos egressos da segunda turma, o impacto dessa formação em suas vidas, nas IES Associadas e na educação regional. A investigação é quali-quantitativa do tipo estudo de caso com revisão da literatura, análise documental, um questionário on line enviado a todos os egressos da turma com devolutiva de 50% e um grupo focal realizado com sete (7) egressos, bem como o depoimento de uma coordenadora do programa. A análise dos dados das questões 3 e 7 (Q3 e Q7) permitiu estabelecer várias relações, sendo uma delas a contextualização e caracterização do programa, historicizando sua criação e destacando a luta para sua aprovação e implantação, bem como o impacto na formação doutoral dessa turma. A relevância social do programa é evidenciada pelo fortalecimento de grupos de pesquisa nos estados da AL; na formação de professores da Educação Básica, tanto formação inicial como de formação continuada; na captação de recursos para divulgação científica através de eventos e publicações. Também se evidenciou o impacto na melhoria da docência nos vários níveis de ensino de ciências e matemática, o que evidencia a importância deste programa no panorama educacional da Amazônia brasileira.

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Biografia do Autor

Virgílio Bandeira do Nascimento Filho, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Parintins, Amazonas, Brasil.

Possui Mestrado em Teologia com a Linha de Pesquisa Educação Comunitária com Infância e Juventude pela Faculdade EST (2014). Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Pós-graduação em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Tháhiri/Iseama - AM (2009), Pós Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade pela Ucam - Universidade Cândido Mendes RJ (2004). Graduado em Pedagogia pela UFPA - (Universidade do Estado do Pará (1999). Professor Adjunto Concursado da Universidade do Estado do Amazonas, ministrando as disciplinas Estágio, Didática, Pesquisa e prática Pedagógica, Currículo Educacional, Sociologia da Educação, Legislação da Educação Básica, Metodologia do Trabalho Científico. Desenvolve pesquisa sobre Formação de Professores e Didática. Faz parte do grupo de Pesquisa EDUCIENCIA, Laboratório de Ensino de Ciências - EDUCIENCIA, do(a) Universidade Federal de Rondônia. Faz parte do Grupo de Pesquisa GEPECENF - Grupo de Estudos e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais.

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Pesquisadora independente. Goiânia, Goiás, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Faculdade de filosofia, Ciências e Letras (atual Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1973 e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

NASCIMENTO FILHO, V. B. do; MARTINES, E. A. L. de M. . REAMEC: RIOS E ESTRADAS DA AMAZÔNIA – MEANDROS E ESCALADA PARA O CONHECIMENTO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24037, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16519. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16519. Acesso em: 30 jun. 2024.

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