REAMEC: RIOS E ESTRADAS DA AMAZÔNIA – MEANDROS E ESCALADA PARA O CONHECIMENTO
DOI:
10.26571/reamec.v12.16519Palavras-chave:
REAMEC, Acompanhamento de Egressos, Amazônia LegalResumo
Este trabalho é parte da pesquisa realizada com egressos da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e tem o objetivo de contextualizar e caracterizar este doutorado, buscando compreender estabelecer relações entre o processo de sua criação e implantação, o processo formativo dos egressos da segunda turma, o impacto dessa formação em suas vidas, nas IES Associadas e na educação regional. A investigação é quali-quantitativa do tipo estudo de caso com revisão da literatura, análise documental, um questionário on line enviado a todos os egressos da turma com devolutiva de 50% e um grupo focal realizado com sete (7) egressos, bem como o depoimento de uma coordenadora do programa. A análise dos dados das questões 3 e 7 (Q3 e Q7) permitiu estabelecer várias relações, sendo uma delas a contextualização e caracterização do programa, historicizando sua criação e destacando a luta para sua aprovação e implantação, bem como o impacto na formação doutoral dessa turma. A relevância social do programa é evidenciada pelo fortalecimento de grupos de pesquisa nos estados da AL; na formação de professores da Educação Básica, tanto formação inicial como de formação continuada; na captação de recursos para divulgação científica através de eventos e publicações. Também se evidenciou o impacto na melhoria da docência nos vários níveis de ensino de ciências e matemática, o que evidencia a importância deste programa no panorama educacional da Amazônia brasileira.
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