UM PROFESSORAR EM QUÍMICA EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17594

Palavras-chave:

Narrativas, Docência Química, Pandemia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo narrar experiências vivenciadas enquanto professora de Química na rede pública de educação do Amazonas, durante a pandemia de Covid-19. Neste trabalho, adotamos a Filosofia da Diferença como abordagem teórico-metodológica, utilizando especialmente as ferramentas conceituais oriundas das contribuições de Michel Foucault (1987); (1992); (2006); (2008). As narrativas compõem uma dissertação de mestrado, impulsionada pela necessidade de compreender o ocorrido. Optamos por organizá-las em “eras”, um conceito inspirado na poesia de Manoel de Barros (2010), que simboliza diferentes fases da vida. Cada “era” aqui representa um período distinto, visando destacar registros pontuais de cada ano vivenciado, enquanto buscamos um lugar de novos olhares, correr riscos, reinventar, experimentar e transformar o sujeito lesionado em um sujeito cicatricial. Por meio dessas narrativas, fomos levados a refletir sobre os desafios enfrentados durante a pandemia, revelando possíveis clarões para os pensamentos inflamados ao longo desta jornada desafiadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thalita Maciel Melero Lima, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC), Manaus, Amazonas, Brasil.

Atualmente é professora de Química - Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC - AM. É graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA), pesquisa sobre os diversos lugares que o sujeito ocupa, no intuito de ver e estar em Vida de outras formas e texturas.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possuo graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenei o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente estou coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do PPG em Educação em Ciências na Amazônia da UEA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões, mobilizando pesquisas e projetos de extensão em currículos vivos com as gentes dos rios e das florestas, bem como articulando parcerias regionais, nacionais e internacionais com pesquisadores que investigam em um viés multi e interdisciplinar processos em Educações, Arte, Ciências e Saberes Ancestrais. Tenho experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

Referências

BAADE, J. H. et al. Professores Da Educação Básica No Brasil Em Tempos De Covid-19. HOLOS, [S. l.], v. 5, pp. 1-16, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.10910. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910 Acesso em: 12 jan. 2023

BARBOSA, Z. J. Impactos da Pandemia no trabalho docente no Ensino Superior no Recife/PE. Revista Docência e Cibercultura – Redoc. Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1. jan./dez. 2022 ISSN 2594-9004

BARROS, Manoel de. Poesia completa / Manoel de Barros. São Paulo: Leya, 2010 – ISBN 9788580440003.

CHAVES, Sílvia Nogueira. Da tomada de consciência à invenção de si: uma trajetória na pesquisa narrativa e autobiográfica. In: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Solonildo Almeida da (orgs.). Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

COSTA, M. de O. et al. O professorar por ensino remoto em tempos de pandemia Covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.3, p. 22615-22626, mar., 2022.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. pp. 81-95.

FARY, B. A.; RIGUE, F. M.; OLIVEIRA, R. D. V. L. de. Rastros de uma educação química menor. Revista ClimaCom. Ciência. Vida. Educação, ano 10, nº. 24, 2023.

FEITOSA, et. al. Impactos da Pandemia da COVID-19 sobre a Sensação e a Percepção. Cadernos de Psicologia, Ribeirão Preto, vol. 2, nº 2, pp. 1-30 – out./2022. DOI: 10.9788/CP2022.2-13

FERREIRA, Lúcia Gracia. Memórias e a Formação para a Docência: Trajetórias de escolarização de Professores Rurais Iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, pp. 55-68, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed ISSN: 2675-6889

FISCHER, Beatriz Daudt. Foucault e histórias de vida: aproximações e que tais. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas (1): 5-20, abr. 1997.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 24, nº 1 (jan./jun. 1999), pp. 39-59, 1999.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp. 129-160.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo. Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. (25ª ed.) – Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FRANCO, A. G. et. al. Medicamentos psicotrópicos e a sua correlação com o sistema estomatognático na pandemia do Covid-19: uma revisão de literatura. InterAm J Med Health, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.31005/iajmh.v5i.228

FREITAS, Alexandre Simão de. Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, nº1, pp.167-190, jul./dez. 2010.

GOMES, Marcel Maia; FERRERI, Marcelo; LEMOS, Flávia. O cuidado de si em Michel Foucault: um dispositivo de problematização do político no contemporâneo. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 30, nº 2, pp. 189-195, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5540

JASKIW, E. F. B.; LOPES, C. V. G. A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS Edu., Com., Tec., Belo Horizonte, v.2, nº2, pp. 231-250, jul./dez. 2020.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19 Jan/Fev/Mar/Abr. 2002, pp.20-28.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.) O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, pp. 35-86.

MONTEIRO, S. da S. (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da covid-19. Rev. Augustus, Rio de Janeiro, v.25, nº51, pp. 237- 254, jul./out. 2020. ISSN: 1981-1896

NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22015, 2022. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13035

NEVES, et al. Retorno às aulas em tempos de Covid-19: o discurso publicitário. Revista Contemporânea de Educação, v. 16, nº 36, mai/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.42962

NOVOA, A; ALVIM, Y. C. Os Professores Depois da Pandemia. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e249236, 2021.

PAULA, L. H. De. O Impacto do Retorno às Aulas em Docentes, Alunos e Famílias Durante o Período de Pandemia. Contemporânea –Revista de Ética e Filosofia Política, v. 2, nº1, jan./fev. 2022. ISSN 2447-0961

PORTO, R. de M.; PEREIRA, J. C. de L. A pandemia do coronavírus e os efeitos na educação: reflexões em curso. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, nº Especial , pp. 279 – 300. jun./out. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.50615

RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

RIGUE, F. M.; DALMASO, A. C. ESTAR VIVO: APRENDER. Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº 3, ago/dez. 2020 – PPGE – UNESC – ISSN 2317-2452.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M. Entre o cuidado de si e o bem viver: porvires possíveis para a vida e a educação em meio às pedagogias pandêmicas. Revista Humanidades e Inovação, v.9, nº26, pp. 111-128, 2022.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M.; DALMASO, A. C. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, e124171, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124171vs01

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DO AMAZONAS (SEDUC). Gabinete do Secretário. Decreto Nº 45.329 de 23 de março de 2022. Disponível em https://www.transparencia.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/DECRETO-n.45.329-23-de-MARCO-de-2022.pdf Acesso em 10 de setembro de 2023.

SILVA, I. R. Da. SILVA C. R. O projeto ‘Aulas em Casa’ e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais. v. 5, nº1. 2021. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220

TEIXEIRA, P. T. F.; LIMA, J. dos S. GUERREIRO, M. L. da S. As Implicações Psicológicas Desencadeadas pelo Excesso de Informações em Tempos de Pandemia Covid-19. Id on Line Rev. Mult. Psic, v.15, nº 55, pp. 676-695, Maio/2021.

VERON, H. L.; ANTUNES, A. G.; MILANESI, J. de M.; CORRÊA, E. C. R. Implicações da respiração oral na função pulmonar e músculos respiratórios. Revista CEFAC. v. 18, n. 1, Jan./Fev., p. 242–251. 2016 https://doi.org/10.1590/1982-0216201618111915

VIANNA, D. M.; LIMA, M. da C. B.; ARAÚJO, R. S. Mudaram minha sala de aula: e agora? Rev. Cien. Foco Unicamp, Campinas, SP, v. 14, e021001, 1-17, 2021

Downloads

Publicado

2024-09-21

Como Citar

LIMA, T. M. M. .; OLIVEIRA, C. B. de . UM PROFESSORAR EM QUÍMICA EM TEMPOS DE COVID-19. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24064, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17594. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17594. Acesso em: 12 fev. 2025.