PENSAMENTO METACOGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.26571/reamec.v12.18094Palavras-chave:
Ensino., Aprendizagem., Prática pedagógica., Formação de professores., Funções cognitivas.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar contribuições do pensamento metacognitivo para uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências. Este trabalho consiste em uma revisão integrativa de literatura sobre práticas e estratégias didático-metodológicas pautadas no pensamento metacognitivo, que possam contribuir para uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que foram analisados artigos relacionados ao objeto de estudo deste trabalho, publicados no período de 2014 a 2023, presentes em uma das principais bases de pesquisa: Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se também como uma pesquisa exploratória. Os resultados indicam que práticas e estratégias didático-metodológicas pautadas no pensamento metacognitivo podem contribuir para uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências.
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