SABERES ARTICULADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: PCN EM AÇÃO E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16755

Palavras-chave:

Formação do professor, PCN em Ação, Educação matemática, Ensino fundamental]

Resumo

A constituição do saber profissional docente acontece na articulação entre elementos do objeto de ensino e das ferramentas para ensinar, que são mobilizados pelo professor ao longo da trajetória de formação, seja ela inicial ou continuada, nas mais diversas áreas do conhecimento. Este trabalho baseou-se nas discussões da disciplina “Fundamentos histórico-epistemológicos da Educação Matemática”, cursada no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. O estudo examina a proposta do PCN em Ação – Matemática em diálogo com as tendências da Educação Matemática, em vista às demandas de profissionalização do professor nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, de cunho bibliográfico e documental, tendo por objetivo analisar as contribuições do PCN em Ação na profissionalização do professor para os anos iniciais. As sequências de atividades propostas pelo PCN em Ação contemplam encaminhamentos metodológicos e orientação didática aos professores, efetivamente sobre o saber-fazer docente. As discussões indicam que a profissionalização do professor deve acontecer permanentemente durante o processo de formação e de ensino. A respeito do saber profissional para ensinar matemática nos anos iniciais, os resultados apontam que o programa priorizou um ensino-aprendizagem contextualizado em situações-problema, visando tornar o aluno protagonista do processo e desmistificar a Matemática como verdade única e estática.

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Biografia do Autor

Quitéria Costa de Alcântara Oliveira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Araguatins. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2002). Especialista nas áreas de Psicopedagogia/Orientação Educacional e em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino em Linguagem. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília -UnB (2016), na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica (https://repositorio.unb.br/handle/10482/19842). Tem experiências na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado, Distúrbios de Aprendizagem e Habilidades Socioemocionais. Professora efetiva nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Computação, lecionando as disciplinas: História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Psicologia da Educação e Didática. Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na disciplina de Didática e Metodologias. Membro atuante do Colegiado dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e do Núcleo Docente Estruturante - NDE de ambos os Cursos de Licenciatura. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas-NEABI/UFPB. Fomenta prática pedagógica de forma inovadora, atuando com propostas interventivas em parceria com escolas de educação básica e comunidades rurais, tornando-as um laboratório vivo na troca de experiências entre professores em exercício e em formação.

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) - Pólo UFMT/Cuiabá.

Maria Adriana Santos Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2006), mestrado em Ecologia e Evolução pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (2009). É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC). É professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) desde 2016.

Kênya Maria Vieira Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2006), especialização em Planejamento e Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Araguatins (2007), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso, Polo Cuiabá (2022). É Professora (por opção) do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores e profissionalização docente. Recebeu, em 2013, o título de Mãe da Késia, em 2015, o prêmio Mãe do Samuel e, em 2021, a menção honrosa de Mãe da Ester. Menções que têm lhe proporcionado novas aprendizagens no campo teórico e prático da educação infantil.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

OLIVEIRA, Q. C. de A.; SILVA, J. C. e .; CARVALHO, M. A. S. .; LOPES, K. M. . V. . SABERES ARTICULADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: PCN EM AÇÃO E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24024, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16755. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16755. Acesso em: 5 maio. 2024.