ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:

Palavras-chave:
Levantamento bibliográfico, Jogos sérios, Ensino de CiênciasResumo
A sala de aula tem passado por notáveis transformações nos dias de hoje e evidencia especialmente a adoção de metodologias ativas e a integração de ferramentas inovadoras, como os jogos sérios. Essas abordagens não apenas aprimoram os processos de ensino e aprendizagem, mas também promovem uma participação ativa dos estudantes no ambiente escolar e, desse modo, proporcionam uma experiência educacional mais dinâmica e envolvente. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é apresentar, por meio de um levantamento bibliográfico dos últimos 16 anos, a utilização e a importância de jogos sérios no ensino de Ciências no nível secundário, publicados em periódicos nos bancos de dados da Web of Science e Scopus. O presente estudo, classificado como revisão bibliográfica, foi realizado no primeiro semestre de 2022 e identificou um total de 11 periódicos que foram analisados utilizando seis categorias pré-estabelecidas pelo método Análise de Conteúdo: principais referências, conceitos científicos, linguagens empregadas/tecnologias envolvidas, tipo de jogo e público envolvido. Em suma, os resultados destacam a importância dos jogos sérios com diferentes gêneros de jogos, bem como abordam as dificuldades e os desafios enfrentados por professores e estudantes. Além disso, foram identificadas possibilidades de abordagem, com o auxílio de diferentes materiais tanto dentro quanto fora do jogo, fato que contribui para uma melhor aquisição dos conteúdos científicos nos componentes curriculares de Biologia, Física e Química.
Downloads
Referências
ANDERSON, J. L.; BARNETT, M. Learning physics with digital game simulations in middle school science. Journal of science education and technology, v. 22, n. 6, p.914-926, 2013. http://doi.org/10.1007/s10956-013-9438-8.
ANNETTA, L. A.; MINOGUE, J.; HOLMES, S. Y.; CHENG, M. T. Investigating the impact of video games on high school students’ engagement and learning about genetics. Computers & Education, v. 53, n. 1, p. 74-85, 2009. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.12.020.
BARAB, S.; DEDE, C. Games and immersive participatory simulations for science education: An emerging type of curriculum. Journal of Science Education and technology, v. 16, n. 1, p. 1-3, 2007. http://doi.org/10.1007/s10956-007-9043-9.
BARBAT, M. M.; DUTRA, N. C.; ADAMATTI, D. F.; WERHLI, A. V. Teaching industrial plant using serious games. In: Bulletin of the IEEE Technical Committee on Learning Technology, v. 17, n. 4, p. 10-12, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
CARR, D. Visual Computer Game Features for Teaching Relativity. In: Seventh International Conference on Computer Graphics, Imaging and Visualization, 35-40, 2010.
CLARK, D. B.; SENGUPTA, P.; BRADY, C. E. MARTINEZ-GARZA, M. M.; KILLINGSWORTH, S. S. Disciplinary integration of digital games for science learning. International Journal of STEM Education, v. 2, n. 1, p. 1-21, 2015. http://doi.org/10.1186/s40594-014-0014-4.
CORRÊA, M. L. B.; BOLL, C. I.; NOBILE, M. F. Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, v. 22, n. 72, 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao07.
DOMINGUES, D. O sentido da gamificação. In: LUCIA, S. NESTERIUK, S; FAVA, F. Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018.
EICHLER, M. L.; PERRY, G. T.; FRITSCH, G. Xenubi: The development of a chemistry educational game for mobile phones. In: Proceedings of the IADIS International Conference Game and Entertainment Technologies. 2011. p. 151-153.
FITRIYANA, N.; WIYARSI, A.; IKHSAN, J.; SUGIYARTO, KH. Android-based-game and blended learning in chemistry: effect on students’ self-efficacy and achievement. Jurnal Cakrawala Pendidikan, v. 39, n. 3, p. 507-521, 2020. http://doi.org/10.21831/cp.v39i3.28335.
GAIO, O. Gamificação. Curitiba: Contentus, 2021.
GIANNAKOS, M. N. Enjoy and learn with educational games: Examining factors affecting learning performance. Computers & Education, v. 68, p. 429-439, 2013. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.06.005.
HALADJIAN, J.; ISMAILOVIY, D.; KOHLER B.; BRUGGE, B. A quick prototyping framework for adaptive serious games with 2D physics on mobile touch devices. In: IADIS International Conference Mobile Learning. 2012. p. 197-204.
HERPICH, F.; JARDIM, R. R.; RICARDO, F. da S.; NUNES, F. B.; VOSS, G. B.; MEDINA, R. D. Jogo Sério na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase II). In: Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2014. p. 391-400.
HODGES, G. W.; OLIVER, J. S.; JANG, Y.; COHEN, A.; DUCREST, D; ROBERTSON, T. Pedagogy, partnership, and collaboration: a longitudinal, empirical study of serious educational gameplay in secondary biology classrooms. Journal of Science Education and Technology, v. 30, n. 3, p. 331-346, 2021. https://doi.org/10.1007/s10956-020-09868-y.
JÚNIOR, G. P. dos S.; ESCUDEIRO, P.; MOURA, A.; LUCENA, S. A Gamificação e os Dispositivos Digitais no Ensino Secundário em Braga, Portugal. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 278-298, 2020. http://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7264.
KAO, G. YM.; CHIANG, C. H.; SUN, C. T. Customizing scaffolds for game-based learning in physics: Impacts on knowledge acquisition and game design creativity. Computers & Education, v. 113, p. 294-312, 2017. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.05.022.
KOOPS, M. C.; VERHEUL, I. TIESMA, R.; BOER, C. de; KOEWEIDEN, R. T. Learning differences between 3D vs. 2D entertainment and educational games. Simulation & Gaming, v. 47, n. 2, p. 159-178, 2016. https://doi.org/10.1177/1046878116632871.
KOPFLER, E.; OSTERWEIL, S.; SALEN, K. Movinglearning games forward, 2008.
LLANOS, J. M.; FERNÁNDEZ-MARCHANTE, C. M.; GARCIA-VARGAS, J. M.; LACASA, E.; DE LA OSA, A. R.; SANCHEZ-SILVA, M. L.; LUCAS-CONSUEGRA, A. de; GARCIA, M. T.; BORREGUERO, A. M. Game-Based Learning and Just-in-Time Teaching to Address Misconceptions and Improve Safety and Learning in Laboratory Activities. Journal of Chemical Education, v. 98, n. 10, p. 3118-3130, 2021. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00878.
LUTFI, A., HIDAYAH, R., SUKARMIN, S.; DWININGSIH, K. Chemical bonding successful learning using the “Chebo collect game”: A case study. JOTSE: Journal of Technology and Science Education, v. 11, n. 2, p. 474-485, 2021. http://dx.doi.org/10.3926/jotse.1265.
MARINO, M. T., HAYES, M. T. Promoting inclusive education, civic scientific literacy, and global citizenship with videogames. Cult Stud of Sci Educ, v. 7, p. 945–954, 2012. https://doi.org/10.1007/s11422-012-9429-8.
MASSÁRIO, M. S.; BARRETO, C. H. da C.; KNOLL, G. F.; GHISLENI, T. S. Gamificação como prática de ensino. Research, Society and Development, v. 8, n. 7, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1109.
MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MAYFIELD, K.; CLINE, S.; LEWIS, A.; BROOKOVER, J.; DAY, E.; KELLEY, W.; SPARKS, S. Designing a serious teaching of Molecular Biology Match. In: ACM Southeast Conference (ACMSE 2019), 2019, p. 210-213.
MELO, V. M. L. S.; MELO, B. R. S.; SILVANO, A. M. C. O ensino de ciências exatas e naturais na educação básica: contribuições dos objetos de aprendizagem. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. e21022, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11585.
MOURA, A. O professor criador de experiências educacionais mediadas por tecnologias digitais na cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, p. 51-73, 2021.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B.. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.
MUTCH-JONES, K., BOULDEN, D. C.; GASCA, S. LORD, T.; WIEBE, E.; REICHSMAN, F. Co-teaching with an immersive digital game: supporting teacher-game instructional partnerships. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 3, p. 1453-1475, 2021. http://doi.org/10.1007/s11423-021-10000-z.
OLIVEIRA, E.; ENS, R. T.; ANDRADE, D. B. F.; DE MUSSIS, C. R. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 9, p. 1-17, 2003.
PIZZANI, L.; DA SILVA, R. C.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.
RAHMAHANI, D.; SUYOTO, S. PRANOWO, P. The Effect of Gamified Student Response System on Students’ Perception and Achievement. International Journal of Engineering Pedagogy, v. 10, n. 2, 2020. https://doi.org/10.3991/ijep.v10i2.11698.
SALES, A. B.; CLÍMACO, G. S.; SALES, M. B. Jogos sérios em interação humano-computador: Uma revisão sistemática de literatura. RENOTE, v. 14, n. 1, 2016. https://doi.org/10.22456/1679-1916.67384.
SANTAELLA, L.; NESTERIUK, S; FAVA, F. Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018.
SCHNELLER, W. CAMPBELL, P. J.; BASSHAM, D.; WURTELE, E. V. Meta!Blast computer game: a pipeline from science to 3D art to education. In: The Engineering Reality of Virtual Reality 2012. SPIE, 2012. p. 36-47. https://doi.org/10.1117/12.911289.
SHUTE, V. J.; SMITH, G.; KUBA, R.; DAI, C. P.; RAHIMI, S.; LIU, Z.; ALMOND, R. The design, development, and testing of learning supports for the Physics Playground game. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 31, n. 3, p. 357-379, 2020. https://doi.org/10.1007/s40593-020-00196-1.
SILVA, W. A.; KALHIL, J. B. Um estudo sobre as habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais como recurso metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 62–77, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343.
STEGE, L.; LANKVELD, G. V.; SPRONCK, P. Teaching high school physics with a serious game. International Journal of Computer Science in Sports, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2011.
TRAVER, V. J.; LEIVA, L. A.; MARTÍ-CENTELLES, V.; RUBIO-MAGNIETO, J. Educational Videogame to Learn the Periodic Table: Design Rationale and Lessons Learned. Journal of Chemical Education, v. 98, n. 7, p. 2298-2306, 2021. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00109.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Markondes Lacerda Araujo, Marcelo Franco Leão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.