METASSÍNTESE QUALITATIVA DE PRÁTICAS STEAM COM PYTHON NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18183

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Educação matemática, Tecnologias Digitais, Pensamento computacional

Resumo

Este artigo apresenta uma metassíntese qualitativa sobre práticas educacionais que integram a abordagem STEAM e o uso da linguagem de programação Python para fins educacionais no ensino de matemática em diferentes níveis. A pesquisa consistiu em uma análise documental de produções acadêmicas em Língua Portuguesa, sem restrições temporais, utilizando bases de dados como Scopus, Google Acadêmico e o repositório de teses e dissertações da CAPES, visando compreender o cenário internacional de produção intelectual nessa área. A partir dos trabalhos selecionados, foi realizada uma metassíntese qualitativa com o objetivo de mapear e promover reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando a metodologia ativa da abordagem STEAM associada ao Python. Os resultados indicam que é possível o uso de ambas as abordagens na sala de aula, embora exista um campo promissor para futuras pesquisas que investiguem o potencial da plataforma Python como tecnologia pedagógica para o desenvolvimento de competências na Educação Básica e Superior.

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Biografia do Autor

Jordan Gustavo da Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Pedreiras, Maranhão, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2013), Mestrado em matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2020). Atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do MAranhão-IFMA . Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Francisco Bruno Linhares de Alcântara, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Grajaú, Maranhão, Brasil

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA/Reamec; possui mestrado profissional em Matemática pela UFPI (2018) e graduação em Matemática pela UVA (2015). Atua como professor de Matemática no Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática e coordenadora do GT6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a distância da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM - UNEMAT e do Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2022-2024) e foi a proponente/coordenadora da proposta 628/2023 de APCN aprovada pela CAPES para a abertura do curso de doutorado no PPGECM. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado na UNESP e desenvolve e orienta pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Inteligências Artificias Generativas; Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line; Ensino Híbrido, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais GEPETD- UNEMAT. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TD e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. Associado da Universidade Federal do Maranhão - Aposentado. Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Matemática e Formação Continuada de Professores de Matemática.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

SILVA, J. G. da; ALCÂNTARA, F. B. L. de; SOUTO, D. L. P.; NERES, R. L. . METASSÍNTESE QUALITATIVA DE PRÁTICAS STEAM COM PYTHON NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24105, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18183. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18183. Acesso em: 12 fev. 2025.