METASSÍNTESE QUALITATIVA DE PRÁTICAS STEAM COM PYTHON NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
10.26571/reamec.v12.18183Palavras-chave:
Metodologia ativa, Educação matemática, Tecnologias Digitais, Pensamento computacionalResumo
Este artigo apresenta uma metassíntese qualitativa sobre práticas educacionais que integram a abordagem STEAM e o uso da linguagem de programação Python para fins educacionais no ensino de matemática em diferentes níveis. A pesquisa consistiu em uma análise documental de produções acadêmicas em Língua Portuguesa, sem restrições temporais, utilizando bases de dados como Scopus, Google Acadêmico e o repositório de teses e dissertações da CAPES, visando compreender o cenário internacional de produção intelectual nessa área. A partir dos trabalhos selecionados, foi realizada uma metassíntese qualitativa com o objetivo de mapear e promover reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando a metodologia ativa da abordagem STEAM associada ao Python. Os resultados indicam que é possível o uso de ambas as abordagens na sala de aula, embora exista um campo promissor para futuras pesquisas que investiguem o potencial da plataforma Python como tecnologia pedagógica para o desenvolvimento de competências na Educação Básica e Superior.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
AZAMBUJA, Karla Vanessa Fernandes et al. Metodologias ativas para inovação no aprendizado: um estudo de caso STEAM na educação brasileira para motivação à engenharia. 2022. 94 f. Dissertação (mestrado em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora, 2020.
BARBOZA, C. M.; WIELEWSKI, G. D. Tecnologias digitais na formação do professor de matemática: um olhar para as teses e dissertações no Brasil. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22057, 2022 https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14162
BELL, Dawne et al. STEM education in the twenty-first century: learning at work—an exploration of design and technology teacher perceptions and practices. International Journal of Technology and Design Education, v. 28, p. 721-737, 2018.
BRANDÃO, Marianna. Macktransforma e a investigação da aprendizagem significativa: o uso do design thinking, do STEAM e de um makerspace em um projeto de divulgação científica. 2022.
BRASIL Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Estratégia Brasileira para a Transformação Digital: e-digital. Brasília: MCTIC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAMPOS, André de et al. Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais usando programação por blocos. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Uso de Python no ensino de matemática: PYGGB e MANIM. ReTEM - Revista Tocantinense de Educação Matemática, Arraias, v. 1, p. e23006, 2023. https://doi.org/10.63036/ReTEM.2965-9698.2023.v1.163
COSTA, Rita de Cássia Marques; MARTINS, Evaneide Dourado; FELIX, Neudiane Moreira. Avaliação Institucional do Ensino-Aprendizagem. 2017.
CUNHA, José Fernandes Torres; SOUTO, Daise Lago Pereira. Blended learning e multimodalidade na formação de professores: uma metassíntese qualitativa. Debates em Educação, v. 10, n. 22, p. 335-347, 2018.
DE OLIVEIRA, Samuel Barbosa. Robótica Educacional: Sequência Didática para introdução ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o BBC Micro: Bit no 9° ano do Ensino Fundamental. Teses e Dissertações PPGECIM, 2023.
DIAS, Tatiane Maria da Silva; MELLO, Geison Jader. Análise das competências e habilidades da área de ciências da natureza orientadas através da abordagem STEAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22013, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13094
MAIA, Dennys Leite; DE CARVALHO, Rodolfo Araújo; APPELT, Veridiana Kelin. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68-88, 2021.
MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes; DUTRA, Lenadro Barreto; BORGES, Paulo Roberto de Oliveira. Educiência: da interdisciplinaridade ao STEAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 92–110, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9274
MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução a programação com Python. São Paulo: Novatec, p. 34, 2010.
PAIVA, Fábio Augusto Procópio, et al. Introdução a Python com aplicações de sistemas operacionais. Natal: IFRN, 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Daniel Gomes da. A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
TEIXEIRA, José António Valente. Educação 4.0. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Digitais em Educação) - Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, 2023.
YEPES, Igor. Uso de drones como Tecnologia pedagogica em disciplinas STEAM: um enfoque voltado ao aprendizado significativo com metodologias ativas. 2020. 240 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorda Gustavo da Silva, Francisco Bruno Linhares de Alcântara, Daise Lago Pereira Souto, Raimundo Luna Neres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.