AGROECOLOGIA E CIÊNCIAS NA DOCÊNCIA COMPARTILHADA: MEMÓRIAS NA LECAMPO DA UFPR LITORAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.15949

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Agroecológia, Educação do Campo, Docência Compartilhada

Resumo

Este artigo apresenta a análise de duas práticas pedagógicas desenvolvidas em duas turmas distintas do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LECAMPO) da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral (UFPR LITORAL). A abordagem metodológica da análise foi a revisão bibliográfica sobre Docência Compartilhada, a partir de trabalhos acadêmicos, organizando-os sob uma tipologia que serviu de base para um olhar sobre as memórias docentes e documentos produzidos nas duas experiências e organizados pelos pesquisadores. O que podemos depreender do estudo destas duas situações é que houve pontos positivos na abordagem por Docência Compartilhada, porém, também foram encontrados alguns obstáculos em relação a operacionalização das propostas como a burocracia institucional. O que conclui-se é que a docência compartilhada é uma proposta interessante para desenvolvimento de abordagens complexas na formação de professores dentro da lógica de área do conhecimento.

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Biografia do Autor

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Química: Licenciatura (2010), mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2020). Docente Permanente da Programa de Pós-graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET) (2022) e docente vinculado ao Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Editor Executivo da Revista Debates no Ensino de Química e Editor da Seção: Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química. Membro Laboratório Audiovisual da Química (LAVIQ) e do Laboratório de Análise de Solos (LASOL). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ludicidade, Tecnologia e Comunicação (GEPE LUTECOM) e Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná e Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas e pesquisa nas áreas de Ensino de Química, Educação Agroecológica, Educação do Campo, Política Educacional, Ludicidade e Didática das Ciências e das Matemáticas.

Gilson Walmor Dahmer, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Agroecologia pela Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral (2011), Mestrado (DINÂMICA DO CARBONO E DO NITROGÊNIO EM CLASSES DE AGREGADOS DE UM NEOSSOLO REGOLÍTICO COM MANEJO AGROFLORESTAL, 2014) e Doutorado (DIÁLOGO DE SABERES ETNOPEDOLÓGICOS MULTICULTURAIS ENTRE AGRICULTORES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA - ADRIANÓPOLIS/PR, 2018) em Ciências do solo, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná. Com experiências em: Agricultura familiar a partir de Sistemas Agroflorestais; Educação do Campo pautada na Agroecologia; Reciclagem de resíduos orgânicos; Paisagismo e produção de mudas nativas da Mata Atlântica; Formação continuada de professores da rede pública e Agriculturas alternativas. Atualmente estuda o "Conhecimento Etnopedológico Tradicional" estabelecido por comunidades camponesas no Vale do Ribeira e Litoral Paranaense, juntamente com estudos sobre a Educação em Solos nas Escolas do Campo. Desde o 2º semestre de 2014 trabalha como professor efetivo no curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da natureza ofertado no Setor Litoral da UFPR em Matinhos (PR) e contribui nos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Licenciatura em Geografia, ambos da UFPR-Setor litoral. Também atua como professor colaborador do Programa Nacional em Rede de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (PROFCIAM) junto a associada da UFPR.

Júlio César David Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, Paraná, Brasil.

Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (2007) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (2011). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2016) com período sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2014-2015), Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. Áreas de atuação: formação de professores; linguagem e discurso; ciência, cultura e educação; ficção científica e múltiplas linguagens na educação; música.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

MELZER, E. E. M.; DAHMER, G. W.; FERREIRA, J. C. D. AGROECOLOGIA E CIÊNCIAS NA DOCÊNCIA COMPARTILHADA: MEMÓRIAS NA LECAMPO DA UFPR LITORAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24030, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.15949. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15949. Acesso em: 5 maio. 2024.