AGROECOLOGIA E CIÊNCIAS NA DOCÊNCIA COMPARTILHADA: MEMÓRIAS NA LECAMPO DA UFPR LITORAL
DOI:
10.26571/reamec.v12.15949Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Educação Agroecológia, Educação do Campo, Docência CompartilhadaResumo
Este artigo apresenta a análise de duas práticas pedagógicas desenvolvidas em duas turmas distintas do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LECAMPO) da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral (UFPR LITORAL). A abordagem metodológica da análise foi a revisão bibliográfica sobre Docência Compartilhada, a partir de trabalhos acadêmicos, organizando-os sob uma tipologia que serviu de base para um olhar sobre as memórias docentes e documentos produzidos nas duas experiências e organizados pelos pesquisadores. O que podemos depreender do estudo destas duas situações é que houve pontos positivos na abordagem por Docência Compartilhada, porém, também foram encontrados alguns obstáculos em relação a operacionalização das propostas como a burocracia institucional. O que conclui-se é que a docência compartilhada é uma proposta interessante para desenvolvimento de abordagens complexas na formação de professores dentro da lógica de área do conhecimento.
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