UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17095


Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Ensino de Fração, Educação de surdos

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer as pesquisas brasileiras que abordam sobre a formação continuada de professores para o ensino de Fração com estudantes surdos. Direcionados pela seguinte questão: O que foi produzido sobre a formação continuada de professores que ensinam Fração para estudantes surdos, no período de 2011 a 2020 em nível Stricto Sensu? E o que essas produções trazem sobre a temática? Os meios encontrados para responder tais inquietações se deram no desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica, alicerçada no estado do conhecimento e na abordagem qualitativa. Para efetivação do estudo, desenvolveu-se o levantamento de trabalhos científicos publicados no Banco de Teses e Dissertações (BTD) da Capes, os descritores de buscas utilizados foram “Formação Continuada”, “Fração” e “Surdos” respectivamente, considerando as pesquisas brasileiras pertencentes ao período do estudo. Além disso, foram realizadas em paralelo com as das Teses e Dissertações, estudos complementares a partir das leituras de artigos, livros e documentos para fundamentar a temática. Para análise do conteúdo, as pesquisas encontradas foram organizadas em duas categorias sendo estas: "Formação continuada de professores que ensinam Matemática” e “Educação Matemática de surdos e o ensino de Fração”. Como resultado desta investigação, evidencia-se uma escassez de Teses e Dissertações que tematizem em particular a formação continuada de professores que ensinam Fração para surdos, sendo nesse sentido necessário o incentivo de momentos de formação continuada que discutam o ensino de Fração para surdos.

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Biografia do Autor

  • Maysa dos Santos Neres, Rede Pública Municipal de Marabá, Marabá Pará, Brasil.

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA) e Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas (UNIFESSPA). Desenvolveu atividades como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/CNPq/UNIFESSPA). Foi Bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UNIFESSPA). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/FAPESPA/UNIFESSPA) desenvolvendo pesquisas na área da surdez e da matemática. Atuou como Bolsista no Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) pesquisando sobre a formação continuada de professores e o ensino de Matemática para estudantes surdos. Foi estagiária do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) realizando o acompanhamento de aluno com deficiência em escolas públicas de Marabá.

  • Walber Christiano Lima da Costa, Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

    Atualmente Diretor da Faculdade de Ciências da Educação (FACED/ICH/UNIFESSPA). Professor Adjunto C 603 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor do PROFEI/UNIFESSPA e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas (UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem, Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

NERES, Maysa dos Santos; COSTA, Walber Christiano Lima da. UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 12, p. e24027, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17095. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17095. Acesso em: 5 dez. 2025.