ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM O FOCO NO ESTUDO DAS QUESTÕES QUÍMICAS E SOCIAIS RELACIONADAS ÀS BEBIDAS ALCÓOLICAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16135

Palavras-chave:

Sequência Didática Investigativa, Ensino de Química, Contextualização, Bebidas alcoólicas

Resumo

Este artigo descreve a aplicação piloto de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), com foco no estudo das questões químicas e sociais relacionadas às bebidas alcóolicas. O trabalho foi desenvolvido com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Firme, Minas Gerais. Buscou-se discutir os problemas relativos ao alcoolismo e prevenir o uso abusivo de álcool pelos jovens. No aspecto metodológico, as atividades contemplaram discussões contextuais; experimentos para determinar o teor de álcool na gasolina e em algumas bebidas alcoólicas; visita a um alambique como atividade de campo e reflexões acerca do alcoolismo como uma problemática social. A análise dos dados preliminares foi feita por meio de estudos de caso, tendo como fonte as transcrições dos áudios das aulas, as respostas dos estudantes aos materiais escritos, além das impressões e anotações do professor ao longo do processo de ensino. Os resultados da ação evidenciaram dificuldade dos estudantes na compreensão do processo de fermentação, o que levou à retomada desse conteúdo em outros momentos. Essas atividades favoreceram o desenvolvimento da argumentação e, consequentemente, do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes frente às questões sociocientíficas levantadas ao longo das aulas, além de contribuir para que eles atribuíssem sentido ao aprendizado de ciências na escola.

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Biografia do Autor

Erivelton Felix Matias, Escola Estadual Imaculada Conceição/ Escola Estadual Cel. José Ildefonso, Piranga, Minas Gerais, Brasil

Tendo ingressado no curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Viçosa, voluntariou-se ao Cursinho Popular de Paula Cândido, entre Agosto e Dezembro de 2009, ministrando aulas de Química à estudantes carentes que se preparavam para o Vestibular e Enem. Atuou no PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), no período de Janeiro a Agosto de 2010. Em Setembro de 2010, foi contemplado com uma bolsa de Graduação-Sanduíche, pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), dando continuidade ao curso na Universidade de Coimbra, Portugal, por um período de quatro semestres letivos. Ao regressar ao Brasil, encerrou o curso em Agosto de 2014, começando a atuar na rede pública de ensino. Atualmente, trabalha em duas escolas estaduais e concluiu, em Outubro de 2020, o Mestrado Profissional em Química (PROFQUI) no pólo da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG. Realizei estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, onde atuo no setor de Educação em Química. Tenho experiência profissional com temas relacionados ao ensino de Ciências/Química, espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores/as, inclusão de surdos/as, educação bilíngue para surdos/as e diversidade na Escola, com trabalhos voltadas à educação sociocientífica e socioambiental, educação e cidadania, História da Ciência aplicada ao ensino, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos.

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Publicado

2024-02-06

Como Citar

MATIAS, E. F.; SOUZA, V. C. de A. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM O FOCO NO ESTUDO DAS QUESTÕES QUÍMICAS E SOCIAIS RELACIONADAS ÀS BEBIDAS ALCÓOLICAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24012, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16135. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16135. Acesso em: 17 abr. 2024.