AULAS COMPACTAS E INVESTIGATIVAS: APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA OPORTUNIZAR O ENSINO INVESTIGATIVO DE BIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
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Palavras-chave:
Abordagem investigativa, Ensino de Botânica, Ferramenta didática, Manual para o professorResumo
Com o Novo Ensino Médio no Brasil, componentes curriculares básicos como a Biologia sofreram uma redução na carga horária, resultando no aumento das dificuldades encontradas no ensino de Biologia, já que não houve redução de conteúdo compatível com a redução de tempo. Além desse problema, existe o pressuposto de que há uma falta de familiaridade dos docentes com o ensino investigativo. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho foram: realizar um levantamento sobre a familiaridade dos professores de Biologia com o ensino investigativo; elaborar um manual para o professor contendo aulas investigativas compactas e exequíveis em uma ou em poucas aulas; e analisar junto aos professores a aplicabilidade de tal manual. O público alvo foi constituído por docentes de Biologia do Ensino Médio, recrutados por divulgação em grupos de aplicativo de mensagens. Esse método garantiu uma amostra diversificada, abrangendo diferentes regiões e instituições, buscando verificar a aceitação dos professores para o manual proposto. Contrariando as expectativas do início do trabalho, os resultados demonstraram que a familiaridade dos participantes da pesquisa com o ensino investigativo não é um impedimento para a sua adoção no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, a análise revelou que a limitação na carga horária é um desafio na disseminação da abordagem investigativa na prática pedagógica. Assim, a proposta de uma ferramenta didática com aulas investigativas compactas surge como estratégia para superar essa barreira.
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