PANORAMA BIBLIOGRÁFICO (2012-2022): INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ÁREA DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18082


Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Implementação interdisciplinar, Prática docente

Resumo

A interdisciplinaridade (ID) é um conceito teórico difundido na educação brasileira que apresenta fragilidades/limitações na apropriação teórica e desenvolvimento, na prática escolar. Este estudo orienta-se pela metodologia da revisão sistemática. O escopo desta é descrever um programa de publicações, a partir de buscas em cinco repositórios acadêmicos (periódicos), acerca de estudos que descrevam “Como implementar a ID no Ensino Fundamental II, na área de Ciências da Natureza (CN)?” Para orientar as buscas e as discussões partimos da pergunta: “Quais artigos que contemplam intervenções interdisciplinares no Ensino Fundamental II na área das Ciências da Natureza nos últimos 10 anos?”. Os resultados foram analisados a partir do total de 93 artigos. Após a utilização de critérios, selecionaram-se nove artigos e posteriormente, a realização da leitura na íntegra. Três artigos foram excluídos da análise, pois continham trabalhos teóricos/reflexivos que não eram o foco desta investigação. No total foram utilizados seis artigos que apresentavam as características de atividades práticas interdisciplinares, tais como: a colaboração de professores de diferentes áreas do conhecimento na realização de atividades, o uso de literaturas, temas transversais e demais temáticas como problematização inicial, metodologias ativas e demais atividades, tendo os estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, e o uso de materiais didáticos vinculados à tecnologia. Percebe-se haver lacunas referente à implementação de atividades interdisciplinares no Ensino de CN, uma vez que há a necessidade do confronto entre teoria e prática, com o propósito de avançarmos em estratégias para qualificar as aulas e demais atividades interdisciplinares.

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Biografia do Autor

  • Marluce Tuparaí Wagner Wagner, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Especialista em Educação em Ciências (Unipampa), Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa). Professora da Educação Básica, da disciplina de ciências no ensino fundamental II, município de Uruguaiana/RS e de disciplinas pedagógicas no ensino médio de jovens e adultos, projeto do SESC Uruguaiana/RS.

  • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

    Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Departamento de Educação do Campo, vinculada ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UFSC). Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2020). Mestra em Educação em Ciências (2016), Especialista em Educação do campo (2021), licenciada em Ciências Biológicas (2012) e bacharela em Ciências Biológicas-UFSM (2019) . É líder do Grupo de estudos e formação docente interdisciplinar(GEFORDIN). Atua na área de formação de professores, Ensino de Ciências/Biologia/Ciências da Natureza, interdisciplinaridade, Iniciação Científica na Educação Básica e abordagens investigativas para o ensino.

  • Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PANORAMA BIBLIOGRÁFICO (2012-2022): INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ÁREA DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24100, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18082. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18082. Acesso em: 16 abr. 2025.