PANORAMA BIBLIOGRÁFICO (2012-2022): INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ÁREA DE CIÊNCIAS
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Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Implementação interdisciplinar, Prática docenteResumo
A interdisciplinaridade (ID) é um conceito teórico difundido na educação brasileira que apresenta fragilidades/limitações na apropriação teórica e desenvolvimento, na prática escolar. Este estudo orienta-se pela metodologia da revisão sistemática. O escopo desta é descrever um programa de publicações, a partir de buscas em cinco repositórios acadêmicos (periódicos), acerca de estudos que descrevam “Como implementar a ID no Ensino Fundamental II, na área de Ciências da Natureza (CN)?” Para orientar as buscas e as discussões partimos da pergunta: “Quais artigos que contemplam intervenções interdisciplinares no Ensino Fundamental II na área das Ciências da Natureza nos últimos 10 anos?”. Os resultados foram analisados a partir do total de 93 artigos. Após a utilização de critérios, selecionaram-se nove artigos e posteriormente, a realização da leitura na íntegra. Três artigos foram excluídos da análise, pois continham trabalhos teóricos/reflexivos que não eram o foco desta investigação. No total foram utilizados seis artigos que apresentavam as características de atividades práticas interdisciplinares, tais como: a colaboração de professores de diferentes áreas do conhecimento na realização de atividades, o uso de literaturas, temas transversais e demais temáticas como problematização inicial, metodologias ativas e demais atividades, tendo os estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, e o uso de materiais didáticos vinculados à tecnologia. Percebe-se haver lacunas referente à implementação de atividades interdisciplinares no Ensino de CN, uma vez que há a necessidade do confronto entre teoria e prática, com o propósito de avançarmos em estratégias para qualificar as aulas e demais atividades interdisciplinares.
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