DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16411

Palavras-chave:

Formação do professor, Ensino de matemática, Licenciatura, Fragilidades, Aprendizagem

Resumo

A formação do professor de matemática tem sido um tema recorrente nas últimas décadas, estimulando pesquisadores a buscarem respostas e resultados para o cenário preocupante que se forma na licenciatura atualmente, uma vez que os professores se deparam com inúmeras dificuldades no magistério. Em razão disso, e partindo da seguinte pergunta de partida: o que se tem produzido de pesquisas no Ensino de Matemática sobre a formação docente e quais os principais desafios e soluções?, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação do professor de matemática, analisando os desafios apresentados, bem como possíveis caminhos para a formação docente eficiente, mediante produções acadêmicas nacionais. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, visto que descreveu sobre o tema selecionado, e foi utilizada a metanálise, cujo objetivo é desenvolver revisão sistemática de pesquisas já realizadas, estas de um mesmo tema ou mesmo problema de pesquisa. Inicialmente, selecionamos os trabalhos nas bases de dados, onde tivemos um total de 14 string de buscas. Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um total de cinco (5) bases de dados, A seguir foram extraídos oito (8) trabalhos oficiais que atendessem aos critérios escolhidos. Constatamos pouca produção de trabalhos dentro do assunto formação de professor e ensino de matemática, no entanto, é uma temática que vem sendo repercutida ao longo dos anos. Diante da análise dos trabalhos, os resultados apontam fragilidades na formação do professor, isto significa, que os professores estão adquirindo o título de licenciado sem saberem executar a profissão.

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Biografia do Autor

Fernanda Vieira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Tem experiência na área de Matemática.

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE (2017 - 2023). Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Membro (Editorial Board) da revista CONTEMPORARY MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION. Membro do conselho editorial Revista Prática Docente. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqN 09/2020, Chamada CNPq N 4/2021, Chamada CNPq N 9/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. Participou da coordenação e implantação do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecologia do Estado do Ceará. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE (2022 - ). Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2021/2022), designado mediante a Resolução n 48/2021. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - EDIFCE (2021/2022). Avaliador externo de projetos de pesquisa do Doutorado (profissional) em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) - Portugal. Editor-chefe da Revista Ensino em Debate (REDE) é o periódico oficial vinculado ao Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e do Programa de Mestrado de Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE).

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

PEREIRA, F. V. .; LIMA, F. J. de; ALVES, F. R. V. . DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24019, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16411. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16411. Acesso em: 30 abr. 2024.