CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17313


Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Formação de Professores, Pensamento Complexo

Resumo

Entre as constantes reformas do pensamento na busca pelo desenvolvimento do conhecimento fizeram com que a humanidade isolasse alguns elementos que as constituem, destacamos a separação entre o pesquisador e o seu objeto de estudo. Esse movimento de ruptura epistemológica contribuiu para a valorização disciplinar, que, por um lado, trouxe diversos avanços científicos e, por outro, afastou os temas estudados nas universidades daqueles presentes na vida de educandos e educadores, principalmente, nos componentes curriculares das ciências da natureza. Nesse cenário, a busca para religar saberes e conhecimentos trouxe algumas perspectivas de ensino como a transdisciplinaridade. No entanto, mesmo com inúmeros avanços, a formação inicial e continuada dos educadores sozinhos não concebe essa mudança paradigmática, fazendo com que muitas das vezes as ações desenvolvidas nas instituições de ensino reforcem ainda mais o paradigma da simplificação. Assim sendo, o presente estudo teve por objetivo compreender os trabalhos de produção científica que relacionam a transdisciplinaridade e a formação de professores e que foram publicados no período da pandemia causada pela Covid-19. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, sendo o corpus analisado à luz de elementos da Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) constituído por 13 artigos que atenderam os critérios de inclusão definidos na investigação. Em relação aos motivos encontrados que justificam a confluência, estão a educação para a complexidade e o processo de humanização dos docentes e discentes, destacando-se como caminho para que essa aproximação aconteça a criatividade e a problematização.

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Biografia do Autor

  • João Justino Barbosa, Professor da Educação Básica (SEDEC), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

    Sou licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e da Química pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (IBPEX) e Mestre em Ensino das Ciências, título fornecido pelo Programa de Pós Graduação no Ensino das Ciências e da Matemática (PPGEC -UFRPE) , atualmente sou Doutorando pelo mesmo programa de pesquisa, além disso, sou membro do grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores (UFRPE). Para além disso, desenvolvo pesquisas que se objetivam em apresentar as relações entre Transdisciplinaridade, Complexidade e Dialogicidade na Formação Continuada de Professores das Ciências da Natureza e Matemática, a partir dos Processos Formativos Interativos e da Sequência Didática Interativa. No cenário profissional, atualmente sou professor efetivo da educação básica, lecionando o componente curricular Química no Instituto de Educação da Paraíba, instituição de ensino vinculada ao Governo do estado da Paraíba, atuando também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro José Américo de Almeida, na qual leciono Ciências da Natureza para o ensino fundamental, além do mais, estou ocupando o cargo de coordenador de área na divisão dos anos finais, departamento este vinculado à Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

  • Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

    Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco Licenciatura em FILOSOFIA pela UFCE - Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNICAP- Mestrado em Educação pela UFPE PhD em Educação pela Université de Sherbrooke - Canadá. Ex-Diretora do Departamento de Educação da UFRPE ex-Coordenadora do Projeto bilateral Brasil-Canadá em Cooperativismo e Desenvolvimento Local. Ex-aluna de Paulo Freire e autora de vários livros e artigos científicos. É autora de duas metodologias ativas, a Metodologia Interativa e a Sequencia Didática Interativa (SDI), que têm como carro-chefe o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Trabalha a linha de pesquisa Formação de Professores, priorizando a Dialogicidade de Paulo Freire, a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e o paradigma da complexidade de Edgar Morin. Entre suas obras publicadas, destacam-se: Como fazer pesquisa qualitativa e Sequencia Didática Interativa no Processo de Formação de professores; ambos publicados pela Editora Vozes. Professora Sênior da UFRPE e professora do quadro permanente do PPGEC e da RENOEN-Polo UFRPE. Líder do grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores-UFRPE/CNPq e Coordenadora do seguimento pesquisa da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. 

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A TRANSDISCIPLINARIDADE . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24061, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17313. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17313. Acesso em: 16 abr. 2025.