CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE OS CONCEITOS DE FRAÇÃO, PRODUTOS NOTÁVEIS, ÁREA E PERÍMETRO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16543

Palavras-chave:

Concepções Alternativas, Obstáculos Epistemológicos, Fração, Produtos Notáveis, Área e perímetro

Resumo

O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos bibliográficos, na qual objetivou-se identificar concepções alternativas relacionadas a conceitos matemáticos que são recorrentes, nos erros dos estudantes, presentes nos trabalhos científicos publicados.  Como suporte teórico, utilizou-se o conceito de Concepções Alternativas sob diferentes perspectivas teóricas, assim como o conceito de Obstáculos Epistemológicos de Gaston Bachelard. Foi levantada, para a análise de dados, uma concepção alternativa em Aritmética especificamente relacionada ao conceito de fração, uma em Álgebra relacionada a produtos notáveis e outra em Geometria sobre o conceito de área e perímetro. Os resultados obtidos poderão orientar novas pesquisas, bem como os professores de matemática a criarem estratégias didáticas que possibilitem melhores níveis de aprendizagem no ensino de matemática e, consequentemente, a aprendizagem significativa dos estudantes.

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Biografia do Autor

Luciane Alcântara da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas com projeto qualificado. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (2019). Tem experiência na área de Matemática, com experiência na área da educação, ministrando aulas particulares em empresa privada - reforço escolar, e com atuação profissional na educação básica pela Secretária Municipal de Educação - SEMED do município de Parintins.

Lucas Cunha da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM- 2021). Especializado em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP-2021). Atuou como professor de matemática da Educação Básica na rede Particular de ensino nos seguimentos de Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio (2019 - 2021). Atuou como pesquisador de iniciação científica, desenvolvendo PIBICs na área de Ensino de Matemática. Atualmente é Mestrando do programa de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - Atual), pesquisando na área de processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática.

Francisco Eteval da Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002),Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2016) com participação no PVEs - 2013 - 3 cronograma com a Capes como instituição de fomento de Doutorado Sanduíche na Alemanha, Pós-Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP (2020) e UFPE (2023). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM-UFAM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Didática da Matemática, Educação Matemática no Ensino Superior, Feiras de Matemática e Conhecimento Especializado do Professor de Matemática.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

SILVA, L. A. da; SILVA, L. C. da; FEITOSA, F. E. da S. . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE OS CONCEITOS DE FRAÇÃO, PRODUTOS NOTÁVEIS, ÁREA E PERÍMETRO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24022, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16543. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16543. Acesso em: 20 jun. 2024.