CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE OS CONCEITOS DE FRAÇÃO, PRODUTOS NOTÁVEIS, ÁREA E PERÍMETRO
DOI:
10.26571/reamec.v12.16543Palavras-chave:
Concepções Alternativas, Obstáculos Epistemológicos, Fração, Produtos Notáveis, Área e perímetroResumo
O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos bibliográficos, na qual objetivou-se identificar concepções alternativas relacionadas a conceitos matemáticos que são recorrentes, nos erros dos estudantes, presentes nos trabalhos científicos publicados. Como suporte teórico, utilizou-se o conceito de Concepções Alternativas sob diferentes perspectivas teóricas, assim como o conceito de Obstáculos Epistemológicos de Gaston Bachelard. Foi levantada, para a análise de dados, uma concepção alternativa em Aritmética especificamente relacionada ao conceito de fração, uma em Álgebra relacionada a produtos notáveis e outra em Geometria sobre o conceito de área e perímetro. Os resultados obtidos poderão orientar novas pesquisas, bem como os professores de matemática a criarem estratégias didáticas que possibilitem melhores níveis de aprendizagem no ensino de matemática e, consequentemente, a aprendizagem significativa dos estudantes.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
No metrics found.
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BELLEMAIN, P. M. B. Estudo de situações problema relativas ao conceito de área. Encontro de Didática e Prática de Ensino, v. 10, 2000.
BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P. F. Um Estudo da Noção de Grandeza e Implicações no Ensino Fundamental e Médio. Natal: SBHMata, 2002.
BORGATO, K. C. O Ensino de Produtos Notáveis e Fatoração de Polinômios: uma articulação entre Álgebra e Geometria. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado) ) - Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Londrina, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186401. Acesso em: 2 fev. 2023.
BOYER,C. B. História da matemática; tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: Conteúdos e métodos de ensino. Tradução: Camila Bogéa – São Paulo: Ática, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/download/8935/6660/. Acesso em: 6 ago. 2023.
CAMPOS, T. et. al. Lógicas das Equivalências. PUC, São Paulo: Relatório de Pesquisa não publicado, 1995.
DARIO, E. M. R. V. Produtos Notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental II: contribuições da utilização de diferentes recursos didáticos. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20579/2/%C3%89rica%20Maria%20Renn%C3%B3%20Villela%20Dario.pdf. Acesso em: 6 ago. 2023
MENEZES, L. N. M.; KALHIL, J. B. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Latin-American Journal of Physics Education, 9(4), 12. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5514756. Acesso em: 5 ago. 2023.
DOUADY R.; PERRIN-GLORIAN M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. vol.20, n. 4, p. 387- 424, 1989.
DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática, V.7, n.2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266. Acesso em: 5 ago. 2023.
FERREIRA, L.F.D. A construção do conceito de área e da relação entre área e perímetro no 3º ciclo do ensino fundamental: estudos sob a ótica da teoria dos campos conceituais. 2010, 191 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação. Program de pós-gradução em Educação, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3972. Acesso em: 5 ago. 2023.
FERREIRA, L. F. D. Um estudo sobre a transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da aprendizagem e do ensino de área e perímetro. 2018. 386 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, centro de educação, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34164. Acesso em: 5 ago. 2023.
FIGUEIRA, A. C. M.; ROCHA, J. B. T. Investigando as concepções dos estudantes do ensino fundamental ao superior sobre ácidos e bases. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro,v. 3, n. 1, p. 1-21, 2011.
FONTES, M.; VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem.
Trad. Paulo Bezerra, v. 2, 1998.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GLIORI, S. B. C. Obstáculo epistemológico e Educação Matemática. In: Silvia D.
A. Machado. (Org.). Didática da Matemática: Uma Introdução. 1 ed. São Paulo: EDUC, 2010, v. 1, p.89-11.
GOMES, M. L. M. Álgebra e funções na educação básica. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
GRAVINA, M.H.; BUCHEWEITZ,B. Mudanças nas concepções alternativas dos alunos relacionadas a eletricidade. Revista brasileira de ensino de física, v.16, n. 1-4, p.110-119, 1994. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol16a11.pdf. Acesso em: 7 agos. 2023.
HENRIQUES, M. D. Um estudo sobre a produção de significados de estudantes do ensino fundamental para área e perímetro. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5875. Acesso em: 6 agos. 2023.
IGLIORI, S. B. C. A noção de obstáculo epistemológico e a Educação Matemática. In: FRANCHI, A. et al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, p. 89-115, 2002.
JOHNSTONE, A. H. Macro and microchemistry.The School Science Review, v. 64, n. 227, p. 377-379, 1982.
KRAUSE, J. C.; SCHEID, N. M. J. Concepções alternativas sobre conceitos básicos de física de estudantes ingressantes em curso superior da área tecnológica: um estudo comparativo. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n.2, p. 227-240, 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8157
LIMA, J. M. F. Iniciação ao Conceito de Fração e o Desenvolvimento da Conservação de Quantidade. In: CARRAHER, T. N. Aprender Pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a Educação. 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1986.
LIMA, E. L. et al. A Matemática do Ensino Médio Vol. 1–SBM. Rio de Janeiro, 2006.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP, Papirus, 1997.
MERLINE, V. L. O Conceito de Fração em seus Diferentes Significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª a 6ª série do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005. 238 f. Disponívem em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11111. Acesso em: 7 agos. 2023.
MONTEIRO, A. B.; GROENWALD, C. L. O. Dificuldades na Aprendizagem de Frações: Reflexões a partir de uma Experiência Utilizando Testes Adaptativos. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n.2, p.103-135, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217. Acesso em: 6 agos. 2023.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos. Investigações em ensino de ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/645. Acesso em: 7 agos. 2023.
MOUTINHO, L. V. Frações e seus diferentes significados: um estudo com alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11112. Acesso em: 7 agos. 2023.
NUNES, T.; BRYANT, P. Criança fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
NUNES, T. et al. The effect of situations on children´s understanding of fractions. Trabalho apresentado no encontro da British Society for Research on the Learning of Mathematics. Oxford, 2003.
FERREIRA, E. R. Ensino de frações na Educação de Jovens e Adultos: obstáculos didáticos e epistemológicos. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, São Paulo, 2014. Disponívem em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11016. Acesso em: 7 agos. 2023.
KRAUSE, J. C.; SANTOS, A. V.; SANDRI, H. Concepções alternativas sobre Física Básica dos professores da rede pública da região de Santo Ângelo-RS. In: Simpósio de Ensino de Física e Matemática, 2, 2012, Santa Maria, RS. Anais, Santa Maria: Unifra, p. 35-46, , 2012.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influencia francesa. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RIBEIRO, Y.; SANTOS, M. M.; DE OLIVEIRA, A. R. Concepções alternativas sobre Tectônica de Placas: estudo de caso na educação técnica de nível médio. Terra e Didatica, v. 16, p. e020022-e020022, 2020. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659218.
RODRIGUES, S. Uma análise de Aprendizagem de Produtos Notáveis com auxílio do programa Aplusix. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. 2008. Disponívem em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11310. Acesso em: 7 agos. 2023.
ROSA, R. X. Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação: uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Maringá, PR, 2017. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5761. Acesso em: 6 ago. 2023.
SILVA, F. A. M.; GROENWALD, C. L. O. Sequência didática como estratégia para o desenvolvimento do pensamento algébrico no 9º anodo ensino fundamental. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23036, jan./dez., 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15042.
SILVA, P. E.; CURRI, E. Análise da abordagem do pensamento algébrico no currículo ao longo do tempo. Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 11, n. 1, e23009, jan./dez., 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14168.
SOUZA, J. R. Ensinando integradamente aritmética, geometria e álgebra: propostas de atividade para a matemática do ensino fundamental. 2014. 58 f. Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal de Paraíba, Taperoá, PB, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1354/1/JRS03102016.pdf. Acesso em: 7 agos. 2023.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2008.
TRINDADE, J. A. O. Obstáculo Epistemológico à aprendizagem do conceito de função. Anais do II Seminario de Pesquisa em Educação – Região Sul. UFSC, 1999.
VASCONCELOS, I. C. P. Números fracionários: a construção dos diferentes significados por alunos de 4ª a 8ª série de uma escola do ensino fundamental. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13739. Acesso em 7 agos. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciane Alcântara da Silva, Lucas Cunha da Silva, Francisco Eteval da Silva Feitosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.