CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO SIPEM E ENEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17212

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Matemática, Ensino Médio

Resumo

O presente estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou compreender as contribuições da metodologia de resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática com estudantes do Ensino Médio. Para alcançar este objetivo, realizou-se, nos anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), um levantamento de comunicações científicas que tinham como proposta, para a última etapa da Educação Básica, a utilização da metodologia de resolução de problemas. Para tanto, utilizou-se como palavra-chave, no buscador dos anais, a expressão “resolução de problemas”, com a  qual foram encontrados 57 artigos. Em seguida, realizou-se uma leitura analítica dos títulos e dos resumos, visando identificar os artigos que versavam sobre a metodologia de resolução de problemas com foco no Ensino Médio. Nessa etapa, observou-se que 11 artigos se encaixavam na proposta desta pesquisa. Para a análise de dados dessas 11 pesquisas, foi feita uma leitura minuciosa e crítica a partir de aportes teóricos que abordam a metodologia de ensino em questão, a citar: Polya (1978), Onuchic e Allevato (2011). Com base na análise realizada, constatou-se que a metodologia de resolução de problemas, de fato, apresenta-se como um caminho promissor para as práticas didáticas de professores que ensinam matemática, uma vez que ela pode ser utilizada no ensino de diversos objetos de conhecimento matemático, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de suas autonomias, além de mais motivação para aprender os objetos de conhecimento da matemática.

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Biografia do Autor

Wandersat da Silva Luz, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Formação em Matemática Licenciatura, profissional habilitado a planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Joseilson Roxo da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educa mais Dayse Galvão(2019). Tem experiência na área de Matemática.

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, MA, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática ensino-aprendizagem e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Chapadinha, Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Professora Adjunta da UFMA, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CCET - UFMA). Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências e Matemática, Formação de Professores, Metodologias de ensino de Ciências e Matemática e Práticas socioculturais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática (GEPECIM - UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar).

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

LUZ, W. da S. .; SILVA, J. R. da .; BARBOSA, M. G.; MELO, R. de J. S. CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO SIPEM E ENEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24047, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17212. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17212. Acesso em: 19 set. 2024.

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