CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO SIPEM E ENEM
DOI:
10.26571/reamec.v12.17212Palavras-chave:
Resolução de problemas, Matemática, Ensino MédioResumo
O presente estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou compreender as contribuições da metodologia de resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática com estudantes do Ensino Médio. Para alcançar este objetivo, realizou-se, nos anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), um levantamento de comunicações científicas que tinham como proposta, para a última etapa da Educação Básica, a utilização da metodologia de resolução de problemas. Para tanto, utilizou-se como palavra-chave, no buscador dos anais, a expressão “resolução de problemas”, com a qual foram encontrados 57 artigos. Em seguida, realizou-se uma leitura analítica dos títulos e dos resumos, visando identificar os artigos que versavam sobre a metodologia de resolução de problemas com foco no Ensino Médio. Nessa etapa, observou-se que 11 artigos se encaixavam na proposta desta pesquisa. Para a análise de dados dessas 11 pesquisas, foi feita uma leitura minuciosa e crítica a partir de aportes teóricos que abordam a metodologia de ensino em questão, a citar: Polya (1978), Onuchic e Allevato (2011). Com base na análise realizada, constatou-se que a metodologia de resolução de problemas, de fato, apresenta-se como um caminho promissor para as práticas didáticas de professores que ensinam matemática, uma vez que ela pode ser utilizada no ensino de diversos objetos de conhecimento matemático, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de suas autonomias, além de mais motivação para aprender os objetos de conhecimento da matemática.
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