RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA E PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.15676

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e tem por objetivo compreender a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) na e para a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza, com isso desenvolvemos uma revisão da literatura do tipo estado do conhecimento. A partir da revisão, selecionamos os trabalhos que contemplaram o objetivo da pesquisa e a análise destes deu-se pela análise temática de conteúdo. Assim, por meio da pesquisa, podemos evidenciar que o PRP vem fortalecendo a formação inicial de professores e criando condições de uma formação enriquecedora que mobiliza os saberes docentes e que está alicerçada na teoria e na prática articulando o conhecimento profissional com o acadêmico.

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Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- UFFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Participante do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Atuou como bolsista de Iniciação Tecnológica e de Inovação (FAPERGS). Foi voluntária no projeto guarda-chuva: Epistemologia e formação de professores. Foi bolsista dos programas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID período 2017) e Residência Pedagógica (período 2018-2019). Durante a graduação trabalhou com pesquisa na área de formação inicial e continuada de professores e tecnologias educacionais.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente permanente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM e Coordenadora Adjunta da Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cerro Largo, RS (CAPPG-CL/UFFS).

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

BATISTA, T. P.; SANTOS, E. G. dos. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA E PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24003, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.15676. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15676. Acesso em: 27 abr. 2024.