AÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18513

Palavras-chave:

Formação inicial, Professores de Matemática, Vivências acadêmicas

Resumo

Este artigo é fruto de ações de formação inicial desenvolvidas com acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). Dentre os projetos, estão o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares (PVCC). O intento destas ações é oportunizar aos licenciandos a imersão em colégios da rede pública estadual da cidade de Foz do Iguaçu – PR e cidades vizinhas, bem como reflexões sobre o papel do professor e os desafios a serem encontrados na docência. O objetivo da pesquisa foi compreender as possibilidades formativas do Pibid e do PVCC na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Unila respondentes do formulário aplicado a eles.  Os dados foram constituídos por meio de questionários online (Google Forms), respondidos por 30 acadêmicos em junho de 2024. Para destacar a diversidade dos acadêmicos, faremos uma descrição de aspectos que dizem respeito aos participantes. O estudo é de cunho qualitativo e interpretativo, pois utilizaremos as respostas dadas pelos participantes ao formulário sobre as percepções que eles possuem sobre o curso e as diferentes atuações nele. Tais percepções foram categorizadas a partir de um processo de análise de conteúdo. Desta análise, emergiram duas categorias, a saber, Trajetória e Motivação na Matemática e Engajamento e Perspectivas Futuras. Conclui-se que as ações formativas em tela são consideradas importantes e benéficas pelos licenciandos, sendo fundamental assegurar, na formação inicial, espaços de vivências da futura profissão docente como uma das formas de incentivo e permanência no curso.

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Biografia do Autor

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Docente efetiva na Licenciatura em Matemática - Educação Matemática da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - PR. Possui graduação em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade de Ijuí (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Pós-Doc pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2012) e pela Universidade de Aveiro (2015). Foi coordenadora Institucional do OBEDUC (2011-2015), foi coordenadora, pelo Campus de Barra do Bugres - MT, do projeto Novos Talentos (2013-2016), financiado pela CAPES. Coordenou o Programa de Licenciatura Internacional - PLI (2012- 2014) financiado pela CAPES. Mentora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM da Unemat - Campus de Barra do Bugres. Coordenou duas submissões de programas de Pós-Graduação: 1) O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/UNEMAT e 2) o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais/UNIR - Campus de Rolim de Moura (ambos aprovados e em andamento). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, observatório da educação, resolução de problemas e formação dos professores de matemática. É avaliadora do SINAIS pelo INEP. Atuou como orientadora de Mestrandos no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT. Foi diretora do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa de Santana do Araguaia por dois anos (2017 - 2019). Foi coordenadora do PIBID interdisciplinar na Unifesspa de 2018 a 2020 e na Unila o da Matemática de 2022 a 2024.

Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), União da Vitória, Paraná, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM da Unespar. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM (Mestrado e Doutorado) da Unioeste Campus de Cascavel/PR. Participa do Grupo Red Iberoamericana MTSK, do Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM/Unioeste) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Prática Docente em Matemática na Graduação (Unioeste). Linha de pesquisa na área de Educação Matemática com enfoque no Ensino de Matemática, Formação de Professores, Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática, Conhecimento, identidade e crenças do formador de professores de Matemática e Matemática no Ensino Superior.

Clesensia Mesquita Cassiano, Secretaria Municipal de Rondonópolis (SEMED), Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2023), Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Umuarama-FAFIU -PR (1989), Licenciatura Plena em Informática pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2005), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz-FACIBRA- PR (2015) . Especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional pela UFMT(1993) e, em Informática Educativa pela UFMT(1997). Tem experiência na docência na área de Matemática, Informática e na Formação de professores da rede pública de educação na área de Matemática, Informática Educativa e Técnica.Professora aposentada da Rede Estadual e efetiva da Rede Municipal de Ensino

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

KOCHHANN, M. E. R.; ALMEIDA, M. V. R. de; CASSIANO, C. M. . AÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24109, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18513. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18513. Acesso em: 12 fev. 2025.