O GARIMPO COMO PRÁTICA ILEGAL NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17005


Palavras-chave:

Sustentabilidade, Amazônia, Preservação ambiental

Resumo

A Floresta Amazônica é reconhecida por sua vasta diversidade ecológica e desempenha um papel fundamental na regulação climática, no depósito de carbono e na preservação da biodiversidade. No entanto, enfrenta desafios significativos devido à degradação causada pelo desmatamento, extração ilegal de madeira, garimpos e outros problemas ambientais. Este trabalho objetivou realizar uma intervenção educativa focada no garimpo ilegal, visando sensibilizar e informar os alunos da importância da preservação ambiental, da sustentabilidade e da saúde relacionadas a essas práticas. A pesquisa buscou uma abordagem qualiquantitativa e envolveu uma turma do 1° ano do Ensino Médio da cidade de Coari, Amazonas. Utilizou-se um questionário diagnóstico para coleta de dados iniciais sobre o garimpo e suas implicações no meio ambiente. Em seguida, a intervenção educativa incluiu a exibição de vídeos informativos e aulas teóricas abordando tópicos como o processo de garimpo, os impactos nos ecossistemas, a distinção entre garimpo legal e ilegal, os riscos associados ao uso de mercúrio na extração de ouro pelos garimpeiros, e uma apresentação de cartazes pelos alunos para a comunidade escolar. O projeto contribuiu com conhecimentos adicionais sobre a temática e suas implicações socioambientais. Os alunos não apenas compreenderam as diferenças entre garimpo legal e ilegal, mas também expressaram preocupação com a contaminação ambiental, com os riscos à saúde e com o impacto para as comunidades indígenas. As ações realizadas mostraram-se eficazes acerca da promoção da sensibilização sobre o garimpo ilegal e seus riscos, enfatizando a importância da educação ambiental na formação de cidadãos mais conscientes, informados e proativos na sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

  • João Paulo Hermano Farias, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil

    Mestrando em Química. Graduado em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas.

  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil

    Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010), em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008) e em licenciatura em química pela Universidade Única (2022). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. É bolsista de produtividade da FAPEAM em CTI . Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA), Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA) e Bioprocessos Avançados na Química de Produtos Naturais para o Desenvolvimento Nacional pela Biodiversidade (ABC-NP). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, frutas Amazônicas, caracterização química de substâncias fenólicas e desenvolvimento de biotecnologias aplicadas a saúde das populações Amazônicas. Atua no desenvolvimento e fortalecimento da bioeconomia e extrativismo, desenvolvimento sustentável e cadeias produtivas dos recursos naturais Amazônicos, principalmente relacionada ao açaí. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais. Professora no Mestrado Profissional em Ensino de Física - pólo UFAM ICET/ISB.

Referências

AGRO. Garimpo ilegal: quais são as consequências desse crime? Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/sustentabilidade/garimpo-ilegal-quais-sao-as-consequencias-desse-crime/ . Acesso em: 15 jan. 2024.

AGUIAR, Paulo César Bahia et al. Da teoria à prática em educação ambiental. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 6, n. 2, p. 111-132, 2017.

BASTA, Paulo Cesar. Garimpo de ouro na Amazônia: a origem da crise sanitária Yanomami. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, p. e00111823, 2023. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT111823

BARBOSA, Manuel; LIMA, Renato Abreu. O Contexto Histórico da Educação Ambiental no Amazonas: uma revisão bibliográfica. Cerrados, v. 21, n. 2, p. 182-200, 2023.

BARBOSA, Manuel Saldanha; LIMA, Janaína Paolucci Sales de; LIMA, Renato Abreu. Contribuições da Educação Ambiental para a biodiversidade no Amazonas: Uma revisão integrativa. Revista brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.1, p.194-210, 2023. Disponível em:https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14051 . Acesso em: 10 jan. 2024.

BARROSO, Luís Roberto; MELLO, Patrícia Perrone Campos. Como salvar a Amazônia: Por que a floresta de pé vale mais do que derrubada. Revista de Direito da Cidade, v. 12, n. 2, p. 1262-1307, 2020.

BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. p. 1. abril. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm.

BRASIL. msg858-060928. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Projetos/PL/2006/msg858-060928.htm. Acesso em: 15 nov. 2023.

CAHETÉ, Frederico Silva. A Extração do Ouro na Amazônia e Implicações para o meio ambiente. Novos Cadernos NAEA, v. 1, n. 2, 1998.

FEARNSIDE, Philip M. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. Acta amazônica, v. 36, p. 395-400, 2006. https://doi.org/10.1590/S0044-59672006000300018

FONTES, Yago Magalhães. A vulnerabilidade dos povos indígenas do norte perante ao garimpo ilegal: uma análise socioambiental dos efeitos do garimpo na vida dos povos Yanomami. Revista Pensar Acadêmico, v.20, n.3, p.682-690, 2022. https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i3.3493

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; YAMASHITA, Miyuki; DE MORAES MARTINES, Elizabeth A. Leonel. Saberes populares amazônicos: garimpo de ouro no rio Madeira/RO e possibilidades de interrelação com aulas de química/ciências. Anais. XVI ENEQ/X EDUQUI, 2012.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, v. 85, p. 245, 2007.

MACHADO, Júlia Teixeira. Educação Ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar. 2014. Tese de Doutorado. Tese de doutorado. ESALQ–CENA. 244p.

MARINHO, Rogério Ribeiro; RIBEIRO, Diogo Ferreira. Impactos do garimpo de ouro na bacia do Rio Amanã (AM-PA). Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 02, p. 349-369, 2023.

MARQUES, Ricardo Lívio Santos. Impactos ambientais da mineração aluvionar de ouro na bacia do rio Boia – Amazonas. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9268

MONTE JUNIOR, Roberto Pinto et al. Riscos Potenciais à Saúde Humana e Ambiental com o uso do Mercúrio na Atividade de Garimpo Artesanal de Ouro no Alto Rio Madeira, Amazônia Ocidental. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 6, p. e12840-e12840, 2023.

NASCIMENTO, Vagner Ferreira do et al. Vulnerabilidades em saúde de garimpeiros de uma região amazónica. Enfermería Actual de Costa Rica, n. 37, p. 30-49, 2019.

NOBRE, Carlos A.; SAMPAIO, Gilvan; SALAZAR, Luis. Mudanças climáticas e Amazônia. Ciência e Cultura, v. 59, n. 3, p. 22-27, 2007.

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva; PAES, Lucilene da Silva. Educação ambiental e metodologia kozel: práticas educativas no ensino fundamental . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23006, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14052

OVIEDO, Antonio; ARAÚJO, V. S. O garimpo em terras indígenas não traz progresso social. Intituto sociambiental, 2022. Disponível em: https://www.socioambiental.org/sites/default/files/noticias-e-posts/2022-10/Garimpo_final_IPS_2021.pdf

PRADO, Pedro Henrique do; BILHAR, Tatiana Fasolo. Incêndios na Amazônia: o Brasil sob a ótica do jornalismo internacional. Revista Advérbio, [S.l.], v. 16, n. 31, jul. 2022. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/266>. Acesso em: 19 set. 2024.

PEREIRA-CHAGAS, Rodrigo. Narcogarimpo: as afinidades eletivas entre frentes de garimpo ilegal e a expansão do tráfico de drogas na Amazônia brasileira. URVIO Revista Latinoamericana de Estudios de Seguridad, n. 38, p. 32-48, 2024.

PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na agenda 2030 da ONU. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019.

POZZETTI, Valmir César et al. Uso de mercúrio na Amazônia brasileira: contaminação, problemas e legislação vigente. Revista Catalana de Dret Ambiental, v. 13, n. 2, 2022.

QUINTÃO, Maria. Educação ambiental. 2011. Enciclopédia da conscienciologia, 2011. Disponível em: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/3278

RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves; IASBIK, Thaís Aldred. O garimpo ilegal e sua (in) significância no âmbito do direito penal ambiental. Revista Argumentum-Argumentum Journal of Law, v. 20, n. 1, p. 165-184, 2019.

ROSSINI, Cleusa Maria; CENCI, Daniel Rubens. Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1733-1746, 2020.

SILVA, Jurandir dos Santos. Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.

SOUZA PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza; DE OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021.

TIRADENTES, Leomar. COP 26: expectativas para um mundo melhor? Revista Ponto de Vista, v. 10, n. 3, p. 01-02, 2021.

UMBERTO, G. Cordani; JULIANI, Caetano. Potencial mineral da Amazônia: problemas e desafios, Revista de Estudos Brasileiros, v.6, número especial, p.91-108, 2018. https://doi.org/10.14201/reb201961191108

VASCONCELOS, Tatiane Rodrigues et al. Análise jurídica sobre os impactos do garimpo ilegal em Cachoeira do Piriá/PA: possibilidades para REURB. 2022.

VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize; BATISTA, Nildo Alves. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo. Millenium, n. 11, p. 29-36, 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

O GARIMPO COMO PRÁTICA ILEGAL NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24090, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17005. Acesso em: 16 abr. 2025.