O GARIMPO COMO PRÁTICA ILEGAL NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
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Palavras-chave:
Sustentabilidade, Amazônia, Preservação ambientalResumo
A Floresta Amazônica é reconhecida por sua vasta diversidade ecológica e desempenha um papel fundamental na regulação climática, no depósito de carbono e na preservação da biodiversidade. No entanto, enfrenta desafios significativos devido à degradação causada pelo desmatamento, extração ilegal de madeira, garimpos e outros problemas ambientais. Este trabalho objetivou realizar uma intervenção educativa focada no garimpo ilegal, visando sensibilizar e informar os alunos da importância da preservação ambiental, da sustentabilidade e da saúde relacionadas a essas práticas. A pesquisa buscou uma abordagem qualiquantitativa e envolveu uma turma do 1° ano do Ensino Médio da cidade de Coari, Amazonas. Utilizou-se um questionário diagnóstico para coleta de dados iniciais sobre o garimpo e suas implicações no meio ambiente. Em seguida, a intervenção educativa incluiu a exibição de vídeos informativos e aulas teóricas abordando tópicos como o processo de garimpo, os impactos nos ecossistemas, a distinção entre garimpo legal e ilegal, os riscos associados ao uso de mercúrio na extração de ouro pelos garimpeiros, e uma apresentação de cartazes pelos alunos para a comunidade escolar. O projeto contribuiu com conhecimentos adicionais sobre a temática e suas implicações socioambientais. Os alunos não apenas compreenderam as diferenças entre garimpo legal e ilegal, mas também expressaram preocupação com a contaminação ambiental, com os riscos à saúde e com o impacto para as comunidades indígenas. As ações realizadas mostraram-se eficazes acerca da promoção da sensibilização sobre o garimpo ilegal e seus riscos, enfatizando a importância da educação ambiental na formação de cidadãos mais conscientes, informados e proativos na sociedade.
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