CONHECIMENTO PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NO LIVRO DO PRIMERO ANO NO PERU

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16664

Palavras-chave:

Educação Matemática, Letramento estatístico, Formação de professores, livro didático

Resumo

Neste artigo descrevemos os resultados da análise das atividades de estatística de um livro do Peru do 1º ano escolar (6 e 7 anos de idade) e identificamos como estas podem influenciar o conhecimento de ensino de Matemática em suas ações de ensino. Para atingir esses resultados, foi realizada uma   metodologia documental, no qual analisamos o livro disponibilizado pelo governo peruano. Apresentamos as atividades que aparecem no livro didático peruano do 1º ano escolar e as analisamos utilizando o referencial teórico do Conhecimento Especializado do Ensino de Matemática – MTSK.  Identificamos como as atividades propostas podem colaborar com o desenvolvimento do conhecimento de ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasilia (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional de Educação científica e Matemática.

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP

Líder do Grupo de Pesquisa TeiaMat - CNPQ

Danilo Diaz-Levicoy, Universidade Católica do Maule - Chile

Professor na Universidade Católica do Maule - Chile

Referências

ALSINA, A. Contextos y propuestas para la enseñanza de la estadística y la probabilidad en Educación Infantil: un itinerario didáctico. Épsilon. Revista de Educación Matemática, v. 34, n. 95, p. 25-48. 2017

CARRILLO J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P.; AGUILAR-GONZÁLEZ, Á.; RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, p. 1-18, 2018

DÍAZ-LEVICOY, D.: GIACOMONE, B.; ARTEAGA, P. Caracterización de los gráficos estadísticos en libros de texto argentinos del segundo ciclo de Educación Primaria. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 21, n. 2, p. 299-326, 2017

DÍAZ-LEVICOY, D.; VÁSQUEZ, C.; MOLINA-PORTILLO, E. Estudio exploratorio sobre tablas estadísticas en libros de texto de tercer año de Educación Primaria. TANGRAM. Revista de Educação Matemática, 1(2), 18-39, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

RIBEIRO, M.; MAMORÉ, J.; ALENCAR, E. S. Lente Teòrica:Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge – MTSK In: ALENCAR, E. S. Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. Editora Twee, 2019.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do Perú, Cuaderno de trabajo- Matemática- primer grado – Segunda edição 2021

SMOLE, K. S. Matemática: ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SMOLE, K.S; DINIZ, M. I (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VIANNA JÚNIOR, H. C.; CARBO, L.; MORIEL JUNIOR, J. G. Análise de produção científica sobre o pck (mtsk) para o ensino de funções na educação básica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23048, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15304

WIELEWSKI, G. D.; MORIEL JUNIOR, J. G. Potenciais oportunidades formativas com mtsk e pesquisas científicas sobre frações e operações. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21013, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11462

Publicado

2024-04-24

Como Citar

ALENCAR, E. S. de; DIAZ-LEVICOY, D. CONHECIMENTO PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NO LIVRO DO PRIMERO ANO NO PERU. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24023, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16664. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16664. Acesso em: 4 maio. 2024.