A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REVELANDO CONCEPÇÕES, VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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Palavras-chave:
Tecnologias, Pandemia, Formação de Professores, Ensino de Matemática, VídeoResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) constitui-se como uma política educacional brasileira voltada para a formação inicial de professores, tendo como um de seus objetivos, proporcionar a imersão de licenciandos no cotidiano de escolas públicas de educação básica. Neste sentido, este trabalho surge com objetivo de apresentar e discutir concepções, vivências e desafios de licenciandos em matemática que emergem durante a atuação, enquanto bolsistas do PRP, de um Instituto Federal. Para tanto, foram analisados conteúdos de sete vídeos produzidos pelos residentes durante período pandêmico, assumindo pressupostos teórico-metodológicos de um estudo qualitativo. Como resultados, o estudo revela: a importância da imersão dos residentes em ambientes escolares; a possível aproximação entre a dicotômica relação teoria e prática; obstáculos à formação de professores diante de limitações no acesso à Internet e no uso pedagógico de tecnologias digitais; e, contribuições das tecnologias no processo educacional, bem como, a importância da parceria entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação básica.
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