A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REVELANDO CONCEPÇÕES, VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16552

Palavras-chave:

Tecnologias, Pandemia, Formação de Professores, Ensino de Matemática, Vídeo

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) constitui-se como uma política educacional brasileira voltada para a formação inicial de professores, tendo como um de seus objetivos, proporcionar a imersão de licenciandos no cotidiano de escolas públicas de educação básica. Neste sentido, este trabalho surge com objetivo de apresentar e discutir concepções, vivências e desafios de licenciandos em matemática que emergem durante a atuação, enquanto bolsistas do PRP, de um Instituto Federal. Para tanto, foram analisados conteúdos de sete vídeos produzidos pelos residentes durante período pandêmico, assumindo pressupostos teórico-metodológicos de um estudo qualitativo. Como resultados, o estudo revela: a importância da imersão dos residentes em ambientes escolares; a possível aproximação entre a dicotômica relação teoria e prática; obstáculos à formação de professores diante de limitações no acesso à Internet e no uso pedagógico de tecnologias digitais; e, contribuições das tecnologias no processo educacional, bem como, a importância da parceria entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação básica.

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Biografia do Autor

Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Professora de Matemática do Instituto Federal do Acre (IFAC), Regime de Dedicação Exclusiva - DE, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (MPECIM -UFAC -2013 - 2016); Pós-Graduação em Metodologias do Ensino para Matemática e Física (FACINTER -2010 - 2012); Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 2006 - 2010); Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Polo Acadêmico Universidade do Estado do Amazonas - UEA, tendo como Polo Central a Universidade Federal do Pará - UFPA.

Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Acre-IFAC. Doutoranda em Educação em Ciência e Matemática - REAMEC, vinculado ao polo da Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC.

José Júlio Cesar do Nascimento Araújo, Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Professor do Instituto Federal do Acre. Doutor em Educação na Universidade Federal do Amazonas. Líder do grupo de Pesquisa: Observatório da Formação de Professores em Institutos Federais.Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ( ProfEpT). Pesquisa sobre a formação de professores e trabalho nos Institutos Federais na Amazônia Ocidental, Equidade e Intersecionalidades , Ecossistema de Educação Profissional e Tecnológica no Acre. Participa dos grupos de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - NITEPES, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE - FORPROD/UFAM, Educação Profissional e Tecnológica no contexto da Amazônia Sul-Ocidental (PROFEPT/IFAC). Tem experiência com com Mentoria de Pesquisa e de Jovens Pesquisadores (Centro Lemann de Educação para Equidade).

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.Professora da Universidade de Cuiabá. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá- UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução n. 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá- MT - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC.e Grupo de estudos em formação de professor, cultura digital e infância- UNIC.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

BARROS, V. L. S.; SILVA, M. R. da C. .; ARAÚJO, J. J. C. do N. .; MACIEL, C. M. L. A. . A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REVELANDO CONCEPÇÕES, VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24038, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16552. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16552. Acesso em: 30 jun. 2024.