A SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS ESCOLARES ARTICULADAS À EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
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Palavras-chave:
Prática escolar, Participação social, Processo de humanizaçãoResumo
Alinhadas a importância de conduzir discussões que levam a refletir o nosso papel na sociedade, e ao destacar a escola como promotora do processo de humanização e a valorização da participação na vida social, o objetivo deste trabalho é sistematizar as discussões e possíveis contribuições da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos ambientes escolares, contempladas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 2011 a 2021. A pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica selecionou pesquisas que abordavam a Educação CTS no contexto escolar, obteve ao final 46 trabalhos de um total de 468. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva sendo organizado em descritores e com base em três Categorias definidas a priori: I) a natureza do tema utilizado; II) o ambiente escolar e seu processo de humanização; III) o educando e sua importância na participação social. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar diferentes saberes no ambiente escolar e, nesse viés, a Educação CTS incorpora, com base nos trabalhos, alinhada aos aspectos da construção das habilidades e valores no educando quando ele passa a refletir sua realidade e atuar sobre ela. Corroborando assim, que as pesquisas fundamentadas na Educação CTS contribuem nesse processo ao incorporar e dar sentido na compreensão do que é ensinar e aprender.
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