A SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS ESCOLARES ARTICULADAS À EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17631


Palavras-chave:

Prática escolar, Participação social, Processo de humanização

Resumo

Alinhadas a importância de conduzir discussões que levam a refletir o nosso papel na sociedade, e ao destacar a escola como promotora do processo de humanização e a valorização da participação na vida social, o objetivo deste trabalho é sistematizar as discussões e possíveis contribuições da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos ambientes escolares, contempladas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 2011 a 2021. A pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica selecionou pesquisas que abordavam a Educação CTS no contexto escolar, obteve ao final 46 trabalhos de um total de 468. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva sendo organizado em descritores e com base em três Categorias definidas a priori: I) a natureza do tema utilizado; II) o ambiente escolar e seu processo de humanização; III) o educando e sua importância na participação social. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar diferentes saberes no ambiente escolar e, nesse viés, a Educação CTS incorpora, com base nos trabalhos, alinhada aos aspectos da construção das habilidades e valores no educando quando ele passa a refletir sua realidade e atuar sobre ela. Corroborando assim, que as pesquisas fundamentadas na Educação CTS contribuem nesse processo ao incorporar e dar sentido na compreensão do que é ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

  • Mayki Jardim Sivico, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

    Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com lócus de pesquisa na Educação CTS. Possui graduação em licenciatura em Química , pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES. Especialização em metodologia do Ensino de Química, pelo centro universitário FAVENI. Mestre em Ensino na Educação Básica pelo programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) pela UFES/CEUNES. Foi bolsista no Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr), na área de Química Orgânica (análise oxidativa de blendas de biodiesel a partir de óleo de fritura e sebo bovino), uma parceria entre UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Durante o mestrado o lócus de pesquisa foi centralizado sobre as práticas interdisciplinares no Ensino de Química na Educação Básica, com base na perspectiva histórico cultural (Vigotski) e dialógica de Paulo Freire. Linha de pesquisa do mestrado: Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Possui contato com as seguintes temáticas voltadas para o Ensino de Química: Formação de professores, interfaces interdisciplinares e Educação CTS. No período de 2019 até o primeiro semestre de 2023 atuou como professor de Química na Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU) , no município de Nova Venécia e São Mateus/ES, em turmas do Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e adultos (EJA). Atualmente é Bolsista de doutorado CAPES e integra o grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica-GEPACT.

  • Camila de Paiva, Secretaria de Educação do Paraná (UFPR), Arapoti, Paraná, Brasil.

    É Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Especialista em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2019). Desenvolveu projetos de Iniciação à Docência, Iniciação Científica e Extensão durante a graduação. Trabalhou com os temas referentes à Alfabetização Científica e Tecnológica (Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade) e à Degradação de Corantes. Atualmente é professora de Química pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED) e pelo Colégio São Tomaz de Aquino.

  • Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atuou, no período de 2017 a 2023, também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná . Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atuou no Programa Licenciar da UFPR. Atuou como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas (2018 a 2020). Coordenador do Curso de Química (Janeiro a março de 2020). Coordenador da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Abril 2020 - atual). Editor da Revista Actio (2017 - atual). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

A SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS ESCOLARES ARTICULADAS À EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24066, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17631. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17631. Acesso em: 16 abr. 2025.

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