ESTADO DA QUESTÃO: NEUROCIÊNCIA E PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.15945

Palavras-chave:

Educação, Neurociência, Pesquisa-Ação, Formação Docente

Resumo

Este artigo corresponde a um estudo sobre a interlocução entre os conceitos da neurociência e da pesquisa-ação e suas contribuições para a formação contínua de professores. A pesquisa bibliográfica foi a abordagem teórico-metodológico que situou e fundamentou o objeto de investigação. O software StArt foi a ferramenta usada para realizar a revisão bibliográfica. O questionamento que norteou a pesquisa foi o seguinte: como a relação entre neurociência, educação e pesquisa-ação pode contribuir para a formação docente? Para responder a este questionamento, objetivou-se fazer um levantamento dos artigos científicos, que tratam da temática em questão, disponíveis nos bancos de dados do Scopus e da Web of Science. Para tanto, essas plataformas foram acessadas por meio do “Portal de Periódicos da Capes”, via Rede CAFe. A pesquisa concentrou-se em um recorte temporal de quase doze anos, correspondente ao período de 2011 a setembro de 2022, e aconteceu entre os meses de julho a novembro de 2022. Os resultados das buscas revelaram um quantitativo expressivo de trabalhos que se debruçaram sobre a temática da neurociência aplicada à educação. No entanto, quando se associou os termos neurociência e educação à pesquisa-ação, a quantidade de trabalhos diminuiu significativamente. Diante do que foi encontrado, pode-se dizer que os conhecimentos neurocientíficos têm contribuído para melhorar resultados educacionais. Assim, os avanços que a neurociência tem alcançado podem servir para embasar, teoricamente, os cursos de formação contínua de professores e, consequentemente, contribuir para potencializar processos de ensino e de aprendizagem nas escolas.

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Biografia do Autor

Evren Ney da Silva Jean, Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara (SEMED) e na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC), Itacoatiara, Amazonas, Brasil.

Possui Licenciatura em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas e Ciências: Matemática/Física pela Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Braile e Libras pela Faculdade Integrada de Araguantins e Educação Matemática pela Faculdade Táhirih. Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é doutorando em Educação na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM-EDUCANORTE). É professor da Secretaria Municipal de Educação - SEMED/Itacoatiara e da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC/AM. Tem experiência em Matemática, desenvolvendo atividades na EJA e na Educação Especial com o Atendimento Educacional Especializado em uma Sala de Recursos Multifuncionais.

Greicy Oliveira Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), Manaus, Amazonas, Brasil. Endereço para correspondência: Rua A, Conj. Rio Madeira, 35, São Cristóvão, Humaitá, Amazonas, Brasil

Licenciada em Pedagogia (2017) e Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH (2019) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2018). Atualmente, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA (EDUCANORTE - 2021). Foi professora temporária na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no período de 2018-2019 ministrando as seguintes disciplinas: Legislação Educacional, Didática, Sociologia e Filosofia da Educação.

Josué Cordovil Medeiros, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Coari, Amazonas, Brasil.

Possui doutorado em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2024), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2018), Especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pela Faculdade de Educação São Luís (2018), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Amazonas (2008), graduação em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2015), graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005), graduação em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (2007). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino da Língua Portuguesa e Literatura.

Evandro Ghedin, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

JEAN, E. N. da S. .; NASCIMENTO, G. O.; MEDEIROS, J. C. .; GHEDIN, E. . ESTADO DA QUESTÃO: NEUROCIÊNCIA E PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24029, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.15945. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15945. Acesso em: 7 maio. 2024.