CONSTRUCTOS DE UMA DEFINIÇÃO PARA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
DOI:

Palavras-chave:
ANSIEDADE MATEMÁTICA, CONSTRUCTOS, ENSINO DE MATEMÁTICAResumo
A aprendizagem matemática pode ser dificultada por vários fatores (cognitivo, fisiológico e comportamental) que estão atrelados à Ansiedade Matemática. Este artigo, tem por propósito trazer definições sobre a Ansiedade Matemática, obtidas de uma revisão integrativa, com a intenção de identificar as principais dimensões/constructos, que a caracterizam. Os artigos base foram obtidos na plataforma Google Scholar, publicados em periódicos abertos e em língua portuguesa. Para a realização do levantamento da literatura foi utilizado o descritor “ansiedade matemática”, considerando um recorte temporal de aproximadamente 5 anos, de 2019 a 2024, e o acesso aberto à publicação. Foram identificados 51 trabalhos, reduzidos pela leitura do título, resumo e palavras-chave, a 18 publicações. Como resultado, foi possível definir a Ansiedade matemática a partir de seis dimensões/constructos: (1) experiência subjetiva; (2) sujeito; (3) objeto; (4) estímulo; (5) reação frente ao estímulo; e, (6) agentes interferentes. Foi observado que há uma miríade de conceitos que nem sempre se tangenciam, indicando que a sociedade, docentes e pais podem ser agentes interferentes, ocasionando experiências subjetivas como aversão, tensão e medo ao estímulo da matemática, que implicam em ações de fuga, autorregras autodepreciativas frente às situações, estímulos, que envolvam matemática, seja na vida acadêmica ou em situações cotidianas não ligadas ao ensino.
Downloads
Referências
ASHCRAFT, M. H. Math anxiety: personal, educational, and cognitive consequences. Current Directions in Psychological Science, v. 11, p. 181-185, 2002.
ASHCRAFT, M. H.; KRAUSE, J. A.; HOPKO, D. R. Is math anxiety a mathematical learning disability? In: BERCH, D. B.; MAZZOCO, M. M. M. (Eds.). Why is math so hard for some children? The nature and origins of mathematical learning difficulties and disabilities. Paul H Brookes Publishing, , p. 329-348, 2007.
ASHCRAFT, M. H.; FAUST, M. W. Mathematics anxiety and mental arithmetic performance: An exploratory investigation. Cognition and Emotion, London, v. 8, p. 97-125, 1994.
ASHCRAFT, M. H.; RIDLEY, K. S. Math anxiety and its cognitive consequences: A tutorial review. In: CAMPBELL, I. D. (org.). Handbook of mathematical cognition. New York: Psychology Press, p. 315-327, 2005.
BERKOWITZ, T., S. et al. Math at home adds up to achievement in school. Science, v. 350, n. 6257, p. 196-198, 2015.
CAMPOS, A. M. A.; MANRIQUE, A. L. Ansiedade matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a influência dos pares, pais e professores. VIDYA, 40(2), 459–473, 2020. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3366.
CAMPOS, A. M. A. Ansiedade matemática: Fatores cognitivos e afetivos. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 39, n. 119, p. 217-228, ago. 2022a. http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220019.
CAMPOS, A. M. A. Ansiedade Matemática: incidência nos Anos Iniciais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022b. DOI: 10.22456/2595-4377.121144. https://doi.org/10.22456/2595-4377.121144.
CAMPOS, A. M. A. A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1314–1324, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4781.
CAMPOS, A. M. A.; MANRIQUE, A. L. Ansiedade Matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, 11(2), p. 52-63, 2022.
CAREY, E.; HILL, F.; DEVINE, A.; SZÜCS, D. The Chicken or the Egg? The Direction of the Relationship Between Mathematics Anxiety and Mathematics Performance. Frontiers in Psychology, 6, 2016. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01987.
CARMO, J. S. Ansiedade à matemática: identificação, descrição operacional e estratégias de
intervenção. In: CAPOVILLA, F. (org.). Transtornos de aprendizagem: progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. São Paulo: Memnon, p. 249-255, 2011.
CARMO, J. S.; FERRAZ, A. C. T. Ansiedade relacionada à matemática e diferença de gênero: uma análise da literatura. Psicologia da Educação, São Paulo, 35, p. 53-71, 2012.
CARMO, J. S.; GRIS, G.; PALOMBARINI, L. S. Mathematics anxiety: definition, prevention, reversal strategies and school setting inclusion. In: KOLLOSCHE, D; MARCONI, R.; KNIGGE, M.; PENTADO, M. G.; SKOVSMOSE, O (Eds.). Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany, p. 403-418, 2019. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_24.
CARMO, J. S.; SIMIONATO, A. M. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da
literatura. Psicologia em Estudo, Maringá, v.17, n. 2, p. 317-327, 2012.
CARVALHO, V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, p. 420-428, 2003. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000400003.
CURILLA, R. A. T.; CARMO, J. D. S. Efetividade de intervenções para redução da ansiedade matemática. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 40, n. 121, p. 46-65, abr. 2023. http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20230005.
DOMINGUES, M. R. de S. et al. Exercício físico e ansiedade matemática: perspectivas para educação matemática a partir das neurociências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 40, p. 2, 2022.
DOWKER, A.; SARKAR, A.; LOOI, C. Y. Mathematics anxiety: What have we learned in 60 years?. Frontiers in psychology, v. 7, p. 164557, 2016.
FAUST, M. W. Analysis of physiological reactivity in mathematics anxiety (Doctoral Dissertation) - Bowling Green State University. Bowling Green, 1992.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. 8. ed. Rio de Janeiro: Positivo, 2023.
FERREIRA, W. et al. Math phobia and maths anxiety: multidisciplinary aproaches for a more inclusive and equitable education in Brazil: Matofobia e ansiedade matemática: abordagens multidisciplinares para uma educação mais inclusiva e equitativa no Brasil. Concilium, 23(17), p. 663–677, 2023. https://doi.org/10.53660/CLM-2205-23Q30.
FIGUEIRA, P. et al. Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática?. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, p. e243543, 2023. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-243543.
FIGUEIRA, P. V. S. T.; FREITAS, P. M. Relação entre ansiedade matemática, memória de trabalho e controle inibitório: Uma meta-análise. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 678-696, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a16.
FRANÇA, A.L.B.; DORNELES, B.V. Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros:
retratos iniciais da literatura. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 73, p. 132-
, 2021.
GANLEY, C.M. et al. Construct Validation of the Math Anxiety Scale for Teachers. Aera Open, v. 5, n. 1, 2019.
GANONG, L. H. Integrative reviews of nursing research. Research in nursing & health, v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987.
GUERRA, A. L. R.; MATOS, D. V. A utilização de jogos no combate a ansiedade matemática: perspectivas para a educação matemática a partir das neurociências. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 16, n. 29, p. 49-66, 2024. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615. Acesso em: 20 Mar. 2024.
HEMBREE, R.. The nature, effects, and relief of mathematics anxiety. Journal for
Research in Mathematics Education, 21(1), p. 33-46, 1990. https://doi.org/10.2307/749455.
KISS, A.; VUKOVIC, R.. Exploring educational engagement for parents with math anxiety. Psychology in the Schools, 58(2), p. 364-376, 2021. https://doi.org/10.1002/pits.22451.
MALONEY, E. A. et al. Intergenerational effects of parents’ math anxiety on children’s math achievement and anxiety. Psychological Science, 26(9), 1480-1488, 2015. https://doi.org/10.1177/0956797615592630.
MANIKANDAN, S.; NAIR, V. V.; AJITH, K. K. Math Phobia among School Students: A Comparative Design. International Journal for Multidisciplinary Research, 4(6), p. 1-19, 2022.
MARKEY, J. F. A Redefinition of Social Phenomena: Giving a Basis for Comparative Sociology. American Journal of Sociology, v. 31, n. 6, p. 733-743, 1926.
MATOS, M. D. et al. Experiências negativas com a matemática: um dos possíveis fios condutores de ansiedade matemática em professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 1, p. 367-383, 2023. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9002379. Acesso em: 22 Mar. 2024.
MEECE, J.L.; WIGFIELD, A.; ECCLES, J. S. Predictors of math anxiety and its influence on young adolescents' course enrollment intentions and performance in mathematics. Journal of Educational Psychology, v. 82 (1), p. 60-70, 1990.
MENDES, A. C. Identificação de graus de ansiedade à matemática em estudantes do ensino fundamental e médio: contribuições à validação de uma escala de ansiedade à matemática. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, p. 45, 2012.
MENDES, A. C. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: p. 91, 2016.
MENDES, A. C.; CARMO, J. S. Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 33, p. 119-133, 2011.
MENDES, A. C; CARMO, J. S. Atribuições dadas à matemática e ansiedade ante a
matemática: o relato de alguns estudantes do ensino fundamental. Bolema, v. 28, p.
, dez. 2014.
MEYER, K.; CASTILHO, K. C.; CARMO, J. S. Ansiedade matemática e a relação entre família, estilo parental e status socioeconômico. Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. e09989, 2023. https://doi.org/10.1590/198053149989.
MIGUEL, J.; SILVA, J.; MACHADO, T. Ansiedade matemática: validação de um questionário com o modelo de Rasch. In: PERALBO, M. et al., Actas del XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía. Universidade da Coruña, p. 2805-2816, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268.
MOURA-SILVA, M. G.; TORRES NETO, J. B.; GONCALVES, T. O. Bases Neurais da Ansiedade Matemática: implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Bolema. Rio Claro, v.34, n. 66, p. 246-267, Apr. 2020.
MOSCOSO, P. et al. Math anxiety mediates the link between number sense and math achievements in high math anxiety young adults. Frontiers in Psychology, 11, 1095, 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01095.
NEELOFAR, Y. K. R.; ALSARAIREH, I.; BOADH, R.. The initial investigation of mathematical anxiety & phobia: It’s solution in middle school students. Journal of Positive School Psychology, 6(6), p. 8323-8328, 2022.
OLIVEIRA, L. F.; SILVA, J. M. O. Ansiedade matemática em professores que ensinam matemática. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 38–53, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.10465962.
RICHARDSON, F. C.; SUINN, R. M. The Mathematics Anxiety Rating Scale: psychometric
data. Journal of Counseling Psychology, n. 19, p. 551-554, 1972.
ROZAL, E. F.; SOUZA, E. S. R.; SANTOS, N. T. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 143–163, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349.
SANTOS, F. H. Discalculia do desenvolvimento. 1. ed. São Paulo, SP: Pearson Clinical Brasil, 2017.
SILVA, E. H. S.; SILVA, N. S.; GOMES, A. E. F. Representações sociais da matemática entre estudantes do ensino fundamental frente à análise da ansiedade à matemática e à matofobia. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), p. 1193–1199. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3162.
SILVA, I. B.; MAXIMINO, C. Ansiedade à Matemática: Aspectos atitudinais e pressão social. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e0822, 1–9, 2022. https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.8.
SIMÕES, I.; SILVA, J. T. Ansiedade matemática: Uma visão global acerca da sua origem, impacto e possíveis intervenções. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(1), 19-38. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.1.8691.
SORVO, R. et al. Math anxiety and its relationship with basic arithmetic skills among primary school children. Br J Educ Psychol, v. 87, n. 3, p. 309-327, 2017.
SUÁREZ-PELLICIONI, M.; NÚÑEZ-PEÑA, M.; COLOMÉ, À. Math anxiety: A review of its cognitive consequences, psychophysiological correlates, and brain bases. Cogn Affect Behav Neurosci, 16(1), p. 3–22, 2016.
TOBIAS; S. Succeed with Math: Every Student's Guide to Conquering Math Anxiety. College Entrance Examination Board, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joanderson de Almeida Reis, Francisca Helena de Oliveira Holanda , Maria Cleide da Silva Barroso, Lucelindo Dias Ferreira Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.