A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17591


Palavras-chave:

Etnomatemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Regionalização

Resumo

Este artigo situa-se teoricamente na interface da formação docente com a Etnomatemática. Busca estabelecer uma compreensão de potenciais contribuições das práticas socioculturais e dos saberes matemáticos de grupos culturais específicos para a formação de professores que ensinam Matemática. Este estudo tem o objetivo de compreender a importância da abordagem da Etnomatemática para a formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo e caracteriza-se como um ensaio teórico. Como resultados, destaca-se que o professor de Matemática em formação inicial necessita compreender que a escola se constitui como um alicerce que envolve a interface cultural da diversidade de grupos sociais. O licenciando, em sua formação, precisa identificar esse espaço como um ambiente de interação, pertencimento e construção de uma sociedade que se constitui de diferentes culturas. As contribuições da Etnomatemática na formação inicial de professores de Matemática enfocam a importância das práticas e dos saberes matemáticos regionalizados, os seus significados em meio aos processos socioculturais e as implicações no currículo escolar. Conclui-se que o estudo da interação de diferentes conhecimentos matemáticos, no contexto cultural da escola, implica ações do “saber/fazer” de grupos socioculturais. Portanto, a prática pedagógica e a formação docente, a partir de um viés da Etnomatemática, podem proporcionar experiências reflexivas e o reconhecimento de saberes e de comunidades que vivem em contextos distintos, com identidades culturais e formas próprias de existência e resistência.

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Biografia do Autor

  • Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Palmas, Tocantins, Brasil.

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT), linha de pesquisa: Formação de Professores para Educação em Ciências e Matemática. Mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT), linha de pesquisa: Ensino em Ciências. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFAC). Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas. Pesquisadora na área de Educação Matemática com ênfase em Metodologias para o Ensino de Matemática e Formação de Professores de Matemática.

  • Kecio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

    Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR).

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24080, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17591. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17591. Acesso em: 16 abr. 2025.