A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
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Palavras-chave:
Etnomatemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, RegionalizaçãoResumo
Este artigo situa-se teoricamente na interface da formação docente com a Etnomatemática. Busca estabelecer uma compreensão de potenciais contribuições das práticas socioculturais e dos saberes matemáticos de grupos culturais específicos para a formação de professores que ensinam Matemática. Este estudo tem o objetivo de compreender a importância da abordagem da Etnomatemática para a formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo e caracteriza-se como um ensaio teórico. Como resultados, destaca-se que o professor de Matemática em formação inicial necessita compreender que a escola se constitui como um alicerce que envolve a interface cultural da diversidade de grupos sociais. O licenciando, em sua formação, precisa identificar esse espaço como um ambiente de interação, pertencimento e construção de uma sociedade que se constitui de diferentes culturas. As contribuições da Etnomatemática na formação inicial de professores de Matemática enfocam a importância das práticas e dos saberes matemáticos regionalizados, os seus significados em meio aos processos socioculturais e as implicações no currículo escolar. Conclui-se que o estudo da interação de diferentes conhecimentos matemáticos, no contexto cultural da escola, implica ações do “saber/fazer” de grupos socioculturais. Portanto, a prática pedagógica e a formação docente, a partir de um viés da Etnomatemática, podem proporcionar experiências reflexivas e o reconhecimento de saberes e de comunidades que vivem em contextos distintos, com identidades culturais e formas próprias de existência e resistência.
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