EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR PARA ALÉM DO VALOR MONETÁRIO
DOI:

Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Educação Financeira Mercadológica, . Educação Financeira Crítica, Série Educação Financeira em Debate, Mercado FinanceiroResumo
O presente artigo objetiva contrapor a Educação Financeira Mercadológica a partir da Educação Financeira Crítica, apresentando propostas que articulam o universo multicontextual da educação financeira para além do valor monetário. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado do primeiro autor, a qual se classifica como uma pesquisa qualitativa, que aconteceu por meio de uma rede de conversa intitulada Série Educação Financeira em Debate, que teve como principal foco a interação discursiva entre professores acerca da educação financeira e as implicações neoliberais em sua inserção nas unidades escolares. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Crítica do Discurso, considerando o confronto ocorrido entre a Educação Financeira Crítica e a Educação Financeira Mercadológica feita pelos professores no decorrer dos três módulos da Série. Conclui-se que abordagens que envolvem a educação financeira para além do valor monetário exigem múltiplos olhares e ações dos docentes de todas as áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
BARONI, Ana Karina Cancian. Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: possibilidades para a formação inicial do professor. 2021. 253 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro: São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/4b511400-00a7-40b6-81ed-ea013401d9d8. Acesso em: 18 maio 2024.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BRASIL. (2010a). Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Brasília: 2010. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.
BRASIL. (2010b). Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília: 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm. Acesso em: 12 jun. 2024.
BRASIL. (2020). Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF. Brasília – DF, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10. Acesso em: 22 jun. 2024.
BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.
BRASIL. (2020). Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF. Brasília: 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10. Acesso em: 12 jun. 2024.
CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek; BERNARDI, Luci dos Santos. Educação Financeira Crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 31 – 44, 2015. DOI: 10.4322/gepem.2015.026. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/46. Acesso em: 20 maio 2024.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Coord. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman; AGUIAR, Maycon Silva. Análise Crítica do Discurso como raciocínio dialético: crítica, explanação e ação. Policromias – Revista de Estudos do discurso, imagem e som, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/29970. Acesso em: 09 jun. 2024.
KISTEMANN JR, Marco Aurélio; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; FIGUEIREDO, Auriluci de Carvalho. Cenários e desafios da Educação Financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): Professor, Livro Didático e Formação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11, n.01, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/243981. Acesso em: 05 jun. 2024.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MAZZI, Lucas Carato; BARONI, Ana Karina Cancian. Diálogos possíveis entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica. In: BARONI, A. K. C.; HARTMANN, A. L. B.; CARVALHO, C. C. S. (Org.). Uma abordagem Crítica da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Curitiba: Appris, 2021. p. 37-53.
OCDE. Recomendação sobre os princípios e as boas práticas de Educação e Conscientização Financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/[PT]%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos; MUNIZ, Ivail Junior; KISTEMANN JR, Marco Aurélio. Cenários sobre Educação Financeira Escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 09, n.01, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/236528. Acesso em: 07 jun. 2024.
SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Paraná: SBEM. 2013, p. 1-17. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html. Acesso em: 19 jun. 2024.
SOUSA, Ivan Bezerra de. Educação Matemática Crítica: abordagens entre Educação Financeira e o impacto das políticas neoliberais na contemporaneidade. In: Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – XXV EBRAPEM (pp. 1-12). Campina Grande – PB, UEPB, 2021. www.even3.com.br/Anais/xxvebrapem/454568-EDUCACAO-MATEMATICA-CRITICA--ABORDAGENS-ENTRE-EDUCACAO-FINANCEIRA-E-O-IMPACTO-DAS-POLITICAS-NEOLIBERAIS-NA-CONTEM. Acesso em: 20 maio 2024.
TILIO, Rogério. Revisitando a Análise Crítica do Discurso: um instrumental teórico-metodológico. Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v. 1, n. 2, p.86-102, 2010. Disponível em:
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/21. Acesso em: 11 jun. 2024.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivan Bezerra de Sousa, José Joelson Pimentel de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.