EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR PARA ALÉM DO VALOR MONETÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18118


Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Educação Financeira Mercadológica, . Educação Financeira Crítica, Série Educação Financeira em Debate, Mercado Financeiro

Resumo

O presente artigo objetiva contrapor a Educação Financeira Mercadológica a partir da Educação Financeira Crítica, apresentando propostas que articulam o universo multicontextual da educação financeira para além do valor monetário. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado do primeiro autor, a qual se classifica como uma pesquisa qualitativa, que aconteceu por meio de uma rede de conversa intitulada Série Educação Financeira em Debate, que teve como principal foco a interação discursiva entre professores acerca da educação financeira e as implicações neoliberais em sua inserção nas unidades escolares. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Crítica do Discurso, considerando o confronto ocorrido entre a Educação Financeira Crítica e a Educação Financeira Mercadológica feita pelos professores no decorrer dos três módulos da Série. Conclui-se que abordagens que envolvem a educação financeira para além do valor monetário exigem múltiplos olhares e ações dos docentes de todas as áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Ivan Bezerra de Sousa, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra (EEEFMB) e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Vieira de Sousa (EMEIEFMVS), São João do Rio do Peixe, Paraíba, Brasil.

    Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB - (2018). Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2014). Licenciado em Ciências/Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013). Tem vasta experiência na área de Matemática no Ensino Fundamental e Médio e na área de Ciências no Ensino Fundamental. Foi professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra (2010, 2011 e 2012) nas disciplinas de Matemática e Ciências. Lecionou a disciplina de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite na cidade de Sousa durante o ano de 2015. Foi professor de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, localizada no município de Pombal/ PB durante os anos de 2016 e 2017. Foi professor na Escola Estadual de Ensino Médio "Mestre Júlio Sarmento", localizada no município de Sousa/ PB durante os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Também lecionou a disciplina Matemática na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Raimundo Rodrigues dos Santos localizada no município de São João do Rio do Peixe/PB no ano de 2017. Atualmente é professor de Matemática na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Vieira de Sousa e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra, ambas localizadas no município de São João do Rio do Peixe/ PB.

  • José Joelson Pimentel de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil

    Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, linha de pesquisa Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP); Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professor do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Coordenador do PPGECEM-UEPB no período 2016-2021. Diretor do CCHE-UEPB no período 2010-2014. Membro dos Conselhos Superiores da UEPB (Consepe, 2021-atual; Consuni, 2010-2014). Editor da Coleção Caroá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores que ensinam matemática, em especial com temáticas que incluem leitura e escrita em Educação Matemática.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR PARA ALÉM DO VALOR MONETÁRIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24085, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18118. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18118. Acesso em: 14 mar. 2025.