O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS ARTICULADO COM AS INFLUÊNCIAS FREIREANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17449


Palavras-chave:

Perspectiva CTS, Abordagem Temática, Pressupostos Freireanos

Resumo

O Ensino de Ciências no Brasil, mais especificamente o Ensino de Química, é muito marcado pela cultura de planejar aulas pautadas em conceitos e conteúdos. Uma possibilidade de se modificar isso, seria através das influências do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) trazendo um novo olhar para os currículos de ensino de Química, utilizando um outro tipo de abordagem, a Abordagem Temática (AT), balizada nas ideias de Paulo Freire. Realizou-se então, uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de natureza qualitativa descritiva com o objetivo de tecer reflexões sobre como a Abordagem Temática de Paulo Freire aliada ao Enfoque CTS pode favorecer o Ensino de Ciências e o Ensino de Química. A RSL foi dividida em três fases: Planejamento, Execução e Análise dos Resultados, que serão detalhadas na metodologia. A busca foi realizada em três bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e CAPES. Após a triagem, formou-se um compilado de 10 artigos que foram revisados seguindo duas categorias: A construção de um currículo pautado na Abordagem Temática e a Formação de Professores numa perspectiva humanística e crítica. Podemos perceber nos artigos revisados, que a Abordagem Temática, articulada com o enfoque CTS viabilizam o desenvolvimento de temas de relevância social, em uma perspectiva crítica e transformadora.

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Biografia do Autor

  • Ana Laura dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e Especialização em Química e Biologia pela Faculdade Kurios(2009).Atualmente é Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará, na linha de pesquisa Ensino de Química. É professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará desde 2006 e atua como Coordenadora Escolar na ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DIONE MARIA BEZERRA PESSOA.

  • Francisca Rayssa Freitas Ferreira , pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará

    Possui graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (2018), Especialização em Ensino de Química (2020). Atualmente cursa Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, linha de pesquisa Ensino de Química pelo Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Química e ensino de Química e Ciências

  • Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e do Curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFCE. Docente efetiva do Instituto Federal Ceará (IFCE), atualmente lotada no Campus Paracuru. Áreas de interesse: Aprendizagem Significativa no Ensino de Química: Superação de Obstáculos Epistemológicos; Experimentação Química; Ensino de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA). Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS ARTICULADO COM AS INFLUÊNCIAS FREIREANAS . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24091, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17449. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17449. Acesso em: 16 abr. 2025.