O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS ARTICULADO COM AS INFLUÊNCIAS FREIREANAS
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Palavras-chave:
Perspectiva CTS, Abordagem Temática, Pressupostos FreireanosResumo
O Ensino de Ciências no Brasil, mais especificamente o Ensino de Química, é muito marcado pela cultura de planejar aulas pautadas em conceitos e conteúdos. Uma possibilidade de se modificar isso, seria através das influências do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) trazendo um novo olhar para os currículos de ensino de Química, utilizando um outro tipo de abordagem, a Abordagem Temática (AT), balizada nas ideias de Paulo Freire. Realizou-se então, uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de natureza qualitativa descritiva com o objetivo de tecer reflexões sobre como a Abordagem Temática de Paulo Freire aliada ao Enfoque CTS pode favorecer o Ensino de Ciências e o Ensino de Química. A RSL foi dividida em três fases: Planejamento, Execução e Análise dos Resultados, que serão detalhadas na metodologia. A busca foi realizada em três bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e CAPES. Após a triagem, formou-se um compilado de 10 artigos que foram revisados seguindo duas categorias: A construção de um currículo pautado na Abordagem Temática e a Formação de Professores numa perspectiva humanística e crítica. Podemos perceber nos artigos revisados, que a Abordagem Temática, articulada com o enfoque CTS viabilizam o desenvolvimento de temas de relevância social, em uma perspectiva crítica e transformadora.
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