JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO (2016 - 2021)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16128

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino da Matemática, Jogos digitais

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que tem por objetivo discutir o que tem sido pesquisado em relação ao uso dos jogos digitais, no ensino da Matemática, na Educação Básica brasileira, no período de 2016 a 2021. A busca foi realizada na base de dados do portal de periódicos da CAPES e resultou na seleção de 13 artigos. A fundamentação teórica é centrada nos jogos digitais no ensino da Matemática a partir de autores como: Brito et al. (2017), Borges et al. (2021), Brito e Sant’ana (2020), dentre outros. Diante dos dados, observou-se que os jogos digitais têm sido criados e/ou apresentados no ensino da Matemática como ferramentas didáticas que possibilitam a construção de significados e de aprendizagem de conceitos matemáticos e como alternativas de inclusão, no processo de ensino, das tecnologias digitais, bastante difundidas no meio social dos estudantes.

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Biografia do Autor

Antonio Alison Pinheiro Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2014), mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018) e doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena , Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará. É licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1993). Possui cursos de mestrado e doutorado em Educação - linha de pesquisa Educação Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). É docente do Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC-UFPA) e da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC). Na graduação é professora do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para a Formação de Professores dos Anos Iniciais e E.J.A. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática. Os principais enfoques dos projetos são: educação matemática e cultura amazônica, ensino-aprendizagem-avaliação em matemática dos anos iniciais e avaliação em matemática e formação de professores. É líder do GEMAZ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica.

Maria de Fátima Vilhena da Silva , Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Ciências com ênfase em Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Atualmente pesquisa sobre fundamentos metodológicos e epistemológicos em educação em ciências e educação ambiental com ênfase na Educação patrimonial Ambiental e também em riscos e desastres ambientais. Faz parte do grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e matemática da Rede de Formação de Doutores na Amazônia - REAMEC, polo UFPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastres Naturais - PPGGRD- Instituto de Geocîencias-UFPA. Coordena o Projeto de Extensão sobre Educação Inclusiva - Grupo CEEI- Ciclo de Estudos e Experiências sobre Educação Inclusiva no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI-UFPA. Membro da rede Ibero Americana de Docentes.

Francisco Hermes Santos da Silva , Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

É Doutor em Educação na área de Educação Matemática pela UNICAMP (1999), Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará ( 1993). Atualmente é docente sem vínculo empregatício da Universidade Estadual do Pará no Programa de pós-graduação em Mestrado profissional em Ensino de matemática ; tem vínculo como docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Program de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemática - PPGECM, pólo UFPA do program em REDE de Formação da Amazônia - REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Teorias de Aprendizagem, atuando principalmente nos temas: educação matemática, aprendizagem significativa e obstáculos didáticos.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

MARTINS, A. A. P. .; LUCENA , I. C. R. de; SILVA , M. de F. V. da .; SILVA , F. H. S. da. JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO (2016 - 2021). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24011, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16128. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16128. Acesso em: 28 abr. 2024.