ESQUEMAS DE IMAGEM E DEFINIÇÃO CONCEITUAL COMO FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE LIMITE DE UMA FUNÇÃO
DOI:

Palavras-chave:
Imagem Conceitual, Definição Conceitual, Esquemas, Limite de uma FunçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de estudantes sobre limite de uma função com base em esquemas de Imagem Conceitual (IC) e Definição Conceitual (DC), que podem ser utilizados como ferramentas poderosas em pesquisas que tenham a compreensão matemática como parte de seu objeto de estudo. Para isso, desenvolveu-se e aplicou-se um conjunto de tarefas envolvendo limites de funções a alunos que já haviam cursado um curso de Cálculo. O estudo de Vinner sobre IC e DC se configurou como arcabouço teórico deste artigo. Os resultados obtidos permitiram observar a pluralidade de interpretações sobre limites e outros conceitos adjacentes, o que possibilitou que fosse traçado, neste artigo, uma reflexão sobre os conflitos cognitivos relativos à (falta de) compreensão desses conceitos.
Downloads
Referências
AMATANGELO, Miriam Lynne. Student understanding of limit and continuity at a point: a look at four potentially problematic conceptions. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Artes), Bringham Young University (Utah/USA), 2013.
BRANDEMBERG, J.C. Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo. São Paulo: Livraria da Física (ED), 2010.
BRANDEMBERG, J. C. ; MESSIAS, M. A. V. F. Imagem Conceitual e Definição Conceitual: uma reflexão sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos. In: Francisco Regis Vieira Alves; Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ciências e Matemática: investigações no ensino. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, p. 15-28,
CORNU, B. Apprentissage de la notion de limite – conceptions et obstacles. Tese de doutorado (matemática). Université Scientifique et Medicale de Grenoble, 1983.
CORNU, B. Limits. In: Advanced Mathematical Thinking (ed. David Tall). Kluwer publications, 1991.
DENBEL, D.G. Students misconceptions of the limit concept in a first Calculus course. Journal of Education and Practice, v.5, nº34, 2014.
JAYAKODY, G. University first year students’ discourse on continuous functions: A commoginitive interpretation. 2015. 276f. Tese (Doutorado em filosofia) – Programa de Educação Matemática, Simon Fraser University, 2015.
JAYAKODY,G; ZAZKIS, R. Continuous problem of function continuity. For the Learning of Mathematics, New Brunswick (Canada), v. 35, p. 8 – 14, março, 2015.
JORDAAN, T. Misconceptions of the limit concept in a mathematics course for engineering students. Dissertação de mestrado (educação matemática). University of South Africa, 2005.
JUTER, K. Learning limits of function: students’ conceptual development. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller, 2008.
KARATAS et al. A cross-age study of students’ understanding of limit and continuity concepts. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 24, nº 38, p. 245 a 264, abril, 2011.
MESSIAS, M. A. V. F. Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função. 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
MESSIAS, M. A. V. F. Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado e o processo de construção do conhecimento: um estudo envolvendo os conceitos de limite e continuidade. 2018. 186f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, UFPA, 2018.
MESSIAS, M. A. de V. F.; BRANDEMBERG, J. C. Um olhar sobre a psicologia da aprendizagem em matemática no contexto de teorias cognitivas do pensamento matemático avançado. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23091, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16354
MESSIAS, M. A. V. F; BRANDEMBERG, J.C. Um estudo exploratório sobre as evocações de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função. REVEMAT, Florianópolis (SC), v.9, n.1, p.191 – 209, ago., 2014.
MESSIAS, M. A. V. F; BRANDEMBERG, J.C. Discussões sobre a relação entre limite e continuidade de uma função: investigando imagens conceituais. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 29, n.53, p. 1224 – 1241, dez., 2015.
MUTLU, C; AYDIN,S. Students understanding of the concepto f limit of a function in vocational high School mathematics. The Online Journal of Science and Tecnology, v.3, n. 1, p. 145 – 152, jul. 2013.
NAIR, G.S. College students’ concept image of asymptotes, limits and continuity of rational functions. Tese de doutorado (filosofia). Ohio State University, 2010.
NASCIMENTO, J.C . O conceito de limite em Cálculo: Obstáculos e dificuldades de aprendizagem no contexto do ensino superior de matemática. 2003. 337f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, UFPE, 2003.
NÚÑEZ et al. Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 39, p. 45 – 65, 1999.
OH, H.Y. A study on limit teaching in the college analysis major. Korean Journal of Math, v. 22, n. 1, p. 169 – 180, 2014.
PRZENIOSLO, M. Images of the limit of function formed in the course of mathematical studies in the university. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 55, p. 103 – 132, 2004.
RODRÍGUEZ, Mabel. Consideraciones didácticas para la enseñanza del límite funcional. In: Memorias Del 10º Simposio de Educación Matemática. Chivilcoy – Buenos Aires – Argentina, p. 92 – 98, 2009.
SARVESTANI, A.K. Contemplating problems taken from history of limits as a way to improve students’ understanding of the limit concept. 2011. 162f. Tese de Doutorado, Universiteit Van Amsterdam, 2011.
SWINYARD, C. Reinventing the formal definition of limits: the case of Amy and Mike. Journal of Mathematical Behavior, v. 31, p. 93 – 114, 2011.
TALL, D; VINNER, S. Concept image and concept definition with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, 1981, p. 151 – 169
VINNER, S. Continuous functions and reasoning in college students. In Bergeron, J. (ED) Proceedings of the international conference on the psychology of mathematics education (PME), 1987, vol. 1, pp. 177 – 183.
ZUCHI, I. A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis e papel ao ambiente computacional. Tese de doutorado (engenharia de produção). UFSC, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.