ESQUEMAS DE IMAGEM E DEFINIÇÃO CONCEITUAL COMO FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE LIMITE DE UMA FUNÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18509


Palavras-chave:

Imagem Conceitual, Definição Conceitual, Esquemas, Limite de uma Função

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de estudantes sobre limite de uma função com base em esquemas de Imagem Conceitual (IC) e Definição Conceitual (DC), que podem ser utilizados como ferramentas poderosas em pesquisas que tenham a compreensão matemática como parte de seu objeto de estudo. Para isso, desenvolveu-se e aplicou-se um conjunto de tarefas envolvendo limites de funções a alunos que já haviam cursado um curso de Cálculo. O estudo de Vinner sobre IC e DC se configurou como arcabouço teórico deste artigo. Os resultados obtidos permitiram observar a pluralidade de interpretações sobre limites e outros conceitos adjacentes, o que possibilitou que fosse traçado, neste artigo, uma reflexão sobre os conflitos cognitivos relativos à (falta de) compreensão desses conceitos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Universidade Federal do Pará (UFPA), Salinópolis, Pará, Brasil

    Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013/2018), com área de concentração em Educação Matemática. Tem se dedicado aos estudos sobre Pensamento Matemático Avançado, Imagem e Definição Conceitual, Teoria APOS e suas implicações, especialmente, no âmbito do Cálculo. Tem experiência de docência no Ensino Superior e Ensino Fundamental Bilíngue. Foi membro da Diretoria da SBEM - PA nos triênios 2017- 2020 e 2020 - 2023. Foi professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Atualmente, é professora Efetiva da Universidade Federal do Pará (Área: Educação Matemática) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM/UFPA).

Referências

AMATANGELO, Miriam Lynne. Student understanding of limit and continuity at a point: a look at four potentially problematic conceptions. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Artes), Bringham Young University (Utah/USA), 2013.

BRANDEMBERG, J.C. Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo. São Paulo: Livraria da Física (ED), 2010.

BRANDEMBERG, J. C. ; MESSIAS, M. A. V. F. Imagem Conceitual e Definição Conceitual: uma reflexão sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos. In: Francisco Regis Vieira Alves; Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ciências e Matemática: investigações no ensino. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, p. 15-28,

CORNU, B. Apprentissage de la notion de limite – conceptions et obstacles. Tese de doutorado (matemática). Université Scientifique et Medicale de Grenoble, 1983.

CORNU, B. Limits. In: Advanced Mathematical Thinking (ed. David Tall). Kluwer publications, 1991.

DENBEL, D.G. Students misconceptions of the limit concept in a first Calculus course. Journal of Education and Practice, v.5, nº34, 2014.

JAYAKODY, G. University first year students’ discourse on continuous functions: A commoginitive interpretation. 2015. 276f. Tese (Doutorado em filosofia) – Programa de Educação Matemática, Simon Fraser University, 2015.

JAYAKODY,G; ZAZKIS, R. Continuous problem of function continuity. For the Learning of Mathematics, New Brunswick (Canada), v. 35, p. 8 – 14, março, 2015.

JORDAAN, T. Misconceptions of the limit concept in a mathematics course for engineering students. Dissertação de mestrado (educação matemática). University of South Africa, 2005.

JUTER, K. Learning limits of function: students’ conceptual development. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller, 2008.

KARATAS et al. A cross-age study of students’ understanding of limit and continuity concepts. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 24, nº 38, p. 245 a 264, abril, 2011.

MESSIAS, M. A. V. F. Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função. 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

MESSIAS, M. A. V. F. Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado e o processo de construção do conhecimento: um estudo envolvendo os conceitos de limite e continuidade. 2018. 186f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, UFPA, 2018.

MESSIAS, M. A. de V. F.; BRANDEMBERG, J. C. Um olhar sobre a psicologia da aprendizagem em matemática no contexto de teorias cognitivas do pensamento matemático avançado. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23091, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16354

MESSIAS, M. A. V. F; BRANDEMBERG, J.C. Um estudo exploratório sobre as evocações de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função. REVEMAT, Florianópolis (SC), v.9, n.1, p.191 – 209, ago., 2014.

MESSIAS, M. A. V. F; BRANDEMBERG, J.C. Discussões sobre a relação entre limite e continuidade de uma função: investigando imagens conceituais. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 29, n.53, p. 1224 – 1241, dez., 2015.

MUTLU, C; AYDIN,S. Students understanding of the concepto f limit of a function in vocational high School mathematics. The Online Journal of Science and Tecnology, v.3, n. 1, p. 145 – 152, jul. 2013.

NAIR, G.S. College students’ concept image of asymptotes, limits and continuity of rational functions. Tese de doutorado (filosofia). Ohio State University, 2010.

NASCIMENTO, J.C . O conceito de limite em Cálculo: Obstáculos e dificuldades de aprendizagem no contexto do ensino superior de matemática. 2003. 337f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, UFPE, 2003.

NÚÑEZ et al. Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 39, p. 45 – 65, 1999.

OH, H.Y. A study on limit teaching in the college analysis major. Korean Journal of Math, v. 22, n. 1, p. 169 – 180, 2014.

PRZENIOSLO, M. Images of the limit of function formed in the course of mathematical studies in the university. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 55, p. 103 – 132, 2004.

RODRÍGUEZ, Mabel. Consideraciones didácticas para la enseñanza del límite funcional. In: Memorias Del 10º Simposio de Educación Matemática. Chivilcoy – Buenos Aires – Argentina, p. 92 – 98, 2009.

SARVESTANI, A.K. Contemplating problems taken from history of limits as a way to improve students’ understanding of the limit concept. 2011. 162f. Tese de Doutorado, Universiteit Van Amsterdam, 2011.

SWINYARD, C. Reinventing the formal definition of limits: the case of Amy and Mike. Journal of Mathematical Behavior, v. 31, p. 93 – 114, 2011.

TALL, D; VINNER, S. Concept image and concept definition with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, 1981, p. 151 – 169

VINNER, S. Continuous functions and reasoning in college students. In Bergeron, J. (ED) Proceedings of the international conference on the psychology of mathematics education (PME), 1987, vol. 1, pp. 177 – 183.

ZUCHI, I. A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis e papel ao ambiente computacional. Tese de doutorado (engenharia de produção). UFSC, 2005.

Downloads

Publicado

2024-10-13

Como Citar

ESQUEMAS DE IMAGEM E DEFINIÇÃO CONCEITUAL COMO FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE LIMITE DE UMA FUNÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24075, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18509. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18509. Acesso em: 16 abr. 2025.