O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÉLULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.26571/reamec.v12.16280Palavras-chave:
Sequência Didática, Aprendizagem Significativa, Ensino de CiênciasResumo
Uma das dimensões que envolvem o processo educativo é a inter-relação entre o ensino e a aprendizagem, considerando-o em uma ação única e inerente: ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre a temática células com o uso de mapas conceituais (MCs). Diante disso, foi elaborada uma proposta de Sequência Didática (SD) fundamentada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David P. Ausubel, e dos Mapas Conceituais, de Joseph Novak. As atividades foram estruturadas a fim de resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes e relacioná-los às novas informações, tornando o conteúdo mais próximo de seu cotidiano para, assim, diminuir o grau de abstração do assunto. Os aspectos metodológicos para a coleta e análise de dados se apoiaram nos pressupostos da pesquisa qualitativa de natureza estudo de caso e utilizaram dois questionários semiestruturados e a produção de MCs como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa se desenvolveu com a participação de 25 estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os resultados indicaram que houve um avanço conceitual no decorrer da SD com a apropriação de novos conceitos. Por outro lado, notou-se como principal desafio a familiaridade com a nomenclatura técnica. Em suma, pode-se apontar que a produção de MCs aliada às atividades desenvolvidas durante a SD foi uma ferramenta didática eficaz, pois possibilitou a mudança das concepções prévias e promoveu uma organização conceitual, potencializando, assim, o processo de ensino-aprendizagem.
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