ABORDAGEM COMUNICATIVA DIALÓGICA COM LICENCIANDOS EM AULAS DE CIÊNCIAS INTERCULTURAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17303

Palavras-chave:

Formação de professores de ciências, Ensino de ciências, Abordagem comunicativa dialógica, Interculturalidade

Resumo

A pesquisa é qualitativa e o objetivo propõe a análise da comunicação dos licenciandos para desenvolvimento de um ensino intercultural em aulas de ciências. Os envolvidos no trabalho foram dois licenciandos do curso de Ciências Agrárias, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, do campus de Senhor do Bonfim-BA. Para coleta de dados, utilizou-se gravações em vídeos, procedendo a Análise de Conteúdo e a Estrutura de análise das classes comunicativas, para analisá-los. Este artigo apresenta resultados sobre as análises das aulas de ciências dos licenciandos, as quais direcionaram para o desenvolvimento da abordagem comunicativa dialógica, incluindo os saberes socioculturais dos estudantes e os saberes científicos, a partir de uma relação entre essas formas de conhecer. Considera-se que a abordagem comunicativa dialógica é um alicerce para os licenciandos ministrarem a prática de ciências contextualizada.

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Biografia do Autor

Josenaide Alves da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Graduada em Pedagogia, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/ Centro de Formação de Professores (CFP), doutora e mestra por meio do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC), com ênfase na linha de pesquisa Formação de professores e Educação científica, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especializações em: Educação Ambiental com ênfase em Espaços de Educadores Sustentáveis (UFBA); História da África e da Cultura Afro-brasileira (UFRB/CFP); Tecnologias e Educação Digital (UFRB) e Universidade Aberta (UAB)/Portugal. Participou como aluna especial na disciplina de doutorado: Percurso de Estudo e Pesquisa para o Ensino de Ciências e Matemática (PPGEFHC/UFBA). Foi professora e supervisora no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRB/CFP), em uma escola pública do município de Amargosa-BA. Atuou como formadora regional em Irecê-BA, vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização em Idade Certa (PNAIC). Foi professora presencial no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e no curso de Licenciatura em Ciências da Computação, bem como mediadora à distância, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Senhor do Bonfim-BA. Foi professora na Universidade Estadual do Maranhão e tutora à distância no curso de Licenciatura em Pedagogia por meio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), bem como integrante do Grupo Prática de Pesquisas Educacionais (UFBA) e do Grupo de Investigação em Etnobiologia e Ensino de Ciências, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem experiências na Educação Superior, Educação à distância, Educação do campo, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Educação Infantil. Seus principais temas de interesse e atuação, são: Currículo, Tecnologias e Educação digital, Educação no campo, Educação Afro-brasielira, Educação intercultural, Diversidade cultural, Educação e territorialidades em comunidades tradicionais, Educação ambiental, Trabalho científico, Ensino de ciências, Aprendizagem científica, Trabalho colaborativo, Formação inicial e continuada de professores, Docência na Educação Superior, Didática, Prática pedagógica.

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saúde Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, com estágio doutorado no Instituto de Educação da UMinho, Portugal. Concluiu seu Pós-Doutorado em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Interculturalidade na Universidad Distrital Francisco José de Caldas na Colômbia. Foi professora visitante no exterior pela CAPES e desenvolveu pesquisa pós-doutorado no Instituto de Educação da UMinho, Portugal. Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBBE) e da Red Latinoamericana por la Defensa del Patrimonio Biocultural. É professora Plano no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS). Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia) para a diversidade cultural. Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimentos prévios, etnobiologia, etnoecologia, ensino de ciências e interculturalidade, formação de professores de ciências para a interculturalidade.

Nataélia Alves da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Sou oriunda do campo e filha agricultores, que um dia foram meeiros. Estou Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino, sou Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Ensino de Química e Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Graduada em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP). Atualmente sou integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Ensino de Química (CITEQ) e do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC) da UESC. Atuei como Professora no curso de licenciatura em Química no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), também atuei como Professora de Química no cursinho Universidade Para Todos (UPT), na cidade de Elísio Medrado. Fui professora voluntária no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá (CETEP) e da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Especiais (AFAGO), na cidade de Amargosa. Os principais temas que tenho pesquisado, são: formação de professores, interdisciplinaridade, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, ensino de Química, Extensão Universitária, trabalho colaborativo, ensino de Ciências, interculturalidade e fitoquímica.

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

SILVA, J. A. da .; BAPTISTA, G. C. S.; SILVA, N. A. da . ABORDAGEM COMUNICATIVA DIALÓGICA COM LICENCIANDOS EM AULAS DE CIÊNCIAS INTERCULTURAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24060, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17303. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17303. Acesso em: 12 jan. 2025.