ABORDAGEM COMUNICATIVA DIALÓGICA COM LICENCIANDOS EM AULAS DE CIÊNCIAS INTERCULTURAIS
DOI:
10.26571/reamec.v12.17303Palavras-chave:
Formação de professores de ciências, Ensino de ciências, Abordagem comunicativa dialógica, InterculturalidadeResumo
A pesquisa é qualitativa e o objetivo propõe a análise da comunicação dos licenciandos para desenvolvimento de um ensino intercultural em aulas de ciências. Os envolvidos no trabalho foram dois licenciandos do curso de Ciências Agrárias, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, do campus de Senhor do Bonfim-BA. Para coleta de dados, utilizou-se gravações em vídeos, procedendo a Análise de Conteúdo e a Estrutura de análise das classes comunicativas, para analisá-los. Este artigo apresenta resultados sobre as análises das aulas de ciências dos licenciandos, as quais direcionaram para o desenvolvimento da abordagem comunicativa dialógica, incluindo os saberes socioculturais dos estudantes e os saberes científicos, a partir de uma relação entre essas formas de conhecer. Considera-se que a abordagem comunicativa dialógica é um alicerce para os licenciandos ministrarem a prática de ciências contextualizada.
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