GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NECROCHORUME
DOI:
10.26571/reamec.v12.16844Palavras-chave:
Sequência Didática, Necrochorume, Química, Ensino, GamificaçãoResumo
Os estudantes que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontram obstáculos ao retornarem à sala de aula, seja pela dificuldade de conciliar a carga horária de trabalho com compromissos escolares, ou pelo desafio que representa a assimilação de novos conceitos após um período longo de afastamento do ambiente escolar. Diante dessas adversidades, é essencial repensar e adaptar práticas educacionais, para torná-las atrativas e desafiadoras. Nesse contexto, optou-se pela incorporação de elementos de gamificação, em sequências didáticas, para estimular o interesse dos estudantes, especialmente no conteúdo de química, e avaliar sua influência na predileção dos estudantes e que, consequentemente, pode contribuir para melhoria da aprendizagem. Assim, esta pesquisa foi realizada em uma escola pública na região mesometropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, durante quatro encontros, que aconteceram entre maio e junho de 2022. Introduziu-se uma sequência didática focada no tema do necrochorume, abordado por meio de uma atividade gamificada, embasada na metodologia aprendizagem baseada em problemas. Os comentários espontâneos dos participantes, coletados durante as sessões, refletiram uma mudança positiva na percepção e no engajamento com o conteúdo. Essas descobertas sublinham a importância de revisitar e inovar as metodologias didáticas na EJA, demonstrando que atividades bem estruturadas, quando corretamente alinhadas aos objetivos pedagógicos, podem ser uma estratégia poderosa para superar os desafios enfrentados no ensino de química.
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