ENSINO DE BOTÂNICA: PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DO NORTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18060


Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Ensino de Botânica na Amazônia, Negligência botânica

Resumo

O ensino de Botânica tem sido visto como desinteressante pelos estudantes, potencializando um fenômeno chamado “cegueira botânica”. Posto isto, o presente estudo realizou uma revisão sistemática de dissertações e teses defendidas entre 2002 e 2022 em Instituições de Ensino Superior da região Norte utilizando a base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Com base em dois descritores, “Ensino de Botânica” e “Ensino de Botânica na Amazônia”, buscou-se identificar a expressividade das pesquisas na região e compreender quais estados mais contribuíram com pesquisas, possibilitando a percepção dos grupos vegetais mais favorecidos nesses estudos. Foram encontradas 12 dissertações, representando 5,5% da produção nacional, apontando para o desinteresse em compreender o ensino de Botânica na região amazônica.

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Biografia do Autor

  • Thales Pessoa Magalhães, Colégio Lato Sensu, Manaus, Amazonas, Brasil

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, graduado em licenciatura em Ciências Biológicas. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED), foi membro colaborador do Grupo de Pesquisas de Ecologia e Evolução de Plantas Amazônicas. Foi bolsista de Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), desenvolvendo pesquisas relacionadas a morfologia foliar interna de Psychotria viridis (Ruiz Pav) e com o cultivo in vitro de espécies de musgos amazônicos (com ênfase em aspectos morfológicos e fisiológicos). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trabalhou como professor de Ciências na Plataforma Escolar Super Ensino, gravando videoaulas de reforço para os alunos matriculados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Atualmente é professor no Colégio Lato Sensu, ministrando aulas de Ciências para o Ensino Fundamental Anos Finais. Possui experiência no Ensino de Ciências e de Biologia. No momento, possui interesse em pesquisas relacionadas ao Ensino de Ciências.

  • Aurinéia Claudio Martins, Faculdade de Ciências Médica Afya, Itacoatiara, Amazonas, Brasil

    Mestra em Educação (UFAM/PPGE). Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIASSELVI). Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências: Biologia e Química (UFAM). atualmente é membro do Grupo em Educação, Formação e Ensino para a diversidade (GPEFED/UFAM). Participou como bolsista no Programa de iniciação a Docência (PIBID) de 2016 a 2017. Atualmente trabalha como professor auxiliar na Faculdade de Ciências Médicas - Afya, Itacoatiara- Amazonas.

  • Nayana Cristina Gomes Teles, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Itacoatiara, Amazonas, Brasil

    Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Coordenadora Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia. Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Amazonas. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFAM. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) que reúne professores das áreas de Educação e Ensino de Ciências que atuam no ICET/UFAM.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ENSINO DE BOTÂNICA: PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DO NORTE DO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24099, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18060. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18060. Acesso em: 16 abr. 2025.