A ESCOLA NORMAL DE CUIABÁ NOS JORNAIS E MENSAGENS DO GOVERNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17360


Palavras-chave:

Professor primário, Análise de Discurso, Matemática, Historiografia

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Amazônica - REAMEC, que tem por objetivo identificar os saberes matemáticos integrantes da formação de normalistas na Escola Normal de Cuiabá em Mato Grosso, entre 1910 e 1937. Neste trabalho, procuramos identificar a qual tipo de escola de formação de professores o poder público de Mato Grosso aspirava e que conteúdos matemáticos os professores deveriam conhecer para ingressar em tal instituição. Entre as diferentes fontes que produziram a fundamentação historiográfica para realizar o estudo, foram consultados jornais e periódicos que circularam na época em Mato Grosso, assim como as mensagens do governador. Como método de análise, utilizamos a Análise de Discurso, a partir de unidades significantes, contemplando o cenário histórico da Escola Normal de Cuiabá, como instituição em Mato Grosso que formou professores para o ensino primário. Identificamos algumas unidades significantes como ‘Missão Paulista’, ‘A Escola é o Mestre’; ‘Feminilização do Magistério’, ‘O Magistério é Sacerdócio’ e ‘Indícios de uma Matemática a conhecer’ – como referência para a cultura escolar da Escola Normal de Cuiabá. Concluímos que essas fontes trazem indícios do que a sociedade local esperava da Escola Normal e dos futuros professores, assim como evidenciaram a importância dessa instituição para o Estado no início do século XX. Em relação à matemática, foi possível identificar quais os conhecimentos exigidos para o ingresso no curso, assim como os prescritos no programa oficial.

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Biografia do Autor

  • Simone Simionato dos Santos, Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na REAMEC, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Educação - Programa de Pós Graduação do Instituto de Educação da UFMT Campus Cuiabá, pela linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática (2014). Atualmente é Professora Adjunta da rede Federal pela Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Sinop, lotada na área de Matemática/Educação Matemática no Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais, desde 2011. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006/02). Especialista em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica com ênfase em Fundamentos da Educação Didática e Docência na Educação Técnica de Nível Médio e Tecnológica, pela UFMT (2008/02); Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2001); e Metodologia do Ensino da Matemática e Física, FACINTER (2011).

  • Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia - Universität Bielefeld (1991). Atualmente é professora do mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas em História da Educação Matemática (GHEMAT). Suas pesquisas centram-se na História da Matemática, na História da Educação Matemática e na Educação Escolar Indígena.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

A ESCOLA NORMAL DE CUIABÁ NOS JORNAIS E MENSAGENS DO GOVERNO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24055, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17360. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17360. Acesso em: 16 abr. 2025.