A ESCOLA NORMAL DE CUIABÁ NOS JORNAIS E MENSAGENS DO GOVERNO
DOI:

Palavras-chave:
Professor primário, Análise de Discurso, Matemática, HistoriografiaResumo
Este estudo é um recorte da pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Amazônica - REAMEC, que tem por objetivo identificar os saberes matemáticos integrantes da formação de normalistas na Escola Normal de Cuiabá em Mato Grosso, entre 1910 e 1937. Neste trabalho, procuramos identificar a qual tipo de escola de formação de professores o poder público de Mato Grosso aspirava e que conteúdos matemáticos os professores deveriam conhecer para ingressar em tal instituição. Entre as diferentes fontes que produziram a fundamentação historiográfica para realizar o estudo, foram consultados jornais e periódicos que circularam na época em Mato Grosso, assim como as mensagens do governador. Como método de análise, utilizamos a Análise de Discurso, a partir de unidades significantes, contemplando o cenário histórico da Escola Normal de Cuiabá, como instituição em Mato Grosso que formou professores para o ensino primário. Identificamos algumas unidades significantes como ‘Missão Paulista’, ‘A Escola é o Mestre’; ‘Feminilização do Magistério’, ‘O Magistério é Sacerdócio’ e ‘Indícios de uma Matemática a conhecer’ – como referência para a cultura escolar da Escola Normal de Cuiabá. Concluímos que essas fontes trazem indícios do que a sociedade local esperava da Escola Normal e dos futuros professores, assim como evidenciaram a importância dessa instituição para o Estado no início do século XX. Em relação à matemática, foi possível identificar quais os conhecimentos exigidos para o ingresso no curso, assim como os prescritos no programa oficial.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. I. M. V. de. Ensino de Matemática nas séries iniciais no Estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar. 2010. Tese (Doutorado em Educação). PUC-PR, 2010.
ALMEIDA, L. I. M. V. de; PINTO, N. B. Percursos Históricos da Escola Primária em Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, n.4, p. 422-432, 2018.
CAPELATO, M. H. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Editora Contexto e EDUSP, 1988.
DURAES, S. J. A. Acerca do valor de ser professor(a): remuneração do trabalho docente em Minas Gerais (1859-1900). Revista Brasileira de História de Educação, vol. 7, n. 2, mai.-ag., 2007, pp. 145- 176.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
FEDATTO, N. A. da S. F.; RODRIGUES, A. M. dos R. V. Os caminhos da escola nova no Estado de Mato Grosso nas primeiras décadas do século XX: notas sobre a escola normal e o ideário escolanovista. Educação e Fronteira, Dourados, MS. v.1, n. 1, jan./jul. 2007.
FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. de Coletivo Sycorax, São Paulo: Elefante, 2017.
JORNAL A GAZETA OFFICIAL. Estado de Mato Grosso. Cuiabá, 1890-1930. Disponível em: 1 JANEIRO - Google Drive. Acesso em: 12 fev. 2024.
JORNAL O DEBATE. Órgão do Partido Republicano Conservador. Cuiabá, 1911-1915. Disponível em: O Debate: Órgão do Partido Republicano Conservador (MT) - 1911 a 1915 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 fev. 2024.
JORNAL O MATTO-GROSSO. Órgão do Partido Republicano Matogrossense. Cuiabá, 1890-1937. Disponível em: O Matto-Grosso (MT) - 1890 a 1937 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 fev. 2024.
MATO GROSSO, Mensagem do Coronel Pedro Leite Osório para Assembleia Legislativa em 1907. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem do General Generoso. P. L. de S. Ponce para a Assembleia Legislativa em 1908. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem do Coronel Pedro Celestino Correa da Costa para a Assembleia Legislativa em 1910. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem do Coronel Pedro Celestino Correa da Costa para a Assembleia Legislativa em 1911. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem Joaquim Augusto da Costa Marques para a Assembleia Legislativa em 1912. Disponível em: Provincial Presidential Reports: Mato Grosso | CRL Digital Delivery System. Acesso em: 06 mar. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem do General Caetano Manoel de Faria e Albuquerque
para a Assembleia Legislativa em 1916. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 12 de fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem de Francisco de Aquino Corrêa para a Assembleia Legislativa em 1919. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 15 fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem de Pedro Celestino Corrêa da Costa para a Assembleia Legislativa em 1922. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 15 fev. 2024.
MATO GROSSO. Mensagem de Annibal Toledo para a Assembleia Legislativa em 1930. Disponível em: Mensagens do Governador do Mato Grosso para Assembléia (MT) - 1892 a 1930 - DocReader Web (bn.br). Acesso em: 15 fev. 2024.
OLIVEIRA, L. de; PAIS, L. C. A produção curricular do ensino de matemática pela missão dos professores paulistas no Mato Grosso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do Ghemat-SP. v. 5, p. 1-25, 2023, ISSN: 2675-2646. Disponível em: ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP (ghemat-brasil.com.br). Acesso em 10 fev. 2024.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. 100p
PATROCÍNIO, M. C. A Aritmética para as escolas primárias de Mato Grosso (1910-1946): uma análise dos documentos oficiais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. 2016, 115 f.
PESAVENTO, S. J. História & história cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
RICHARD, P. R. Étude Fonctionnelle-Structurelle de Deux Extraits de Manuels Anciens de Géométrie. Revue des Sciences de L’Education. jan., 2004.
SÁ, E. F. Escola Normal de Cuiabá (1910-1916): contribuição para a história da formação de professores em Mato Grosso. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Educação – UFMT, Cuiabá (MT), 2000.
SÁ, E. F. Escola Normal de Cuiabá: história da formação de professores em Mato Grosso (1910-1916) Cuiabá, MT. Cuiabá: EdUFMT, vol. 2. 2006.
SÁ, E. F.; SÁ, N. P. Escola Normal de Cuiabá: formar professores para lapidar almas. In: FREITAS, A. G. B. de; LOPES, A. P. C.; ARAÚJO, J. C. S. As Escolas Normais no Brasil: do Império à República. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.
SILVA, M. S. da. A infância e sua escolarização nas páginas dos jornais cuiabanos (1910-1930). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. 2015, 188 f.
SILVA, C. M. S.; LUZ, L. B. Escola Normal rural no Rio Grande do Sul: o que dizem os jornais. Anais Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul. 2019, p. 86-100.
SIQUEIRA, E. M. Reconstituindo arquivos escolares: a experiência do GEM/MT. Revista Brasileira de História da Educação. n° 10, jul./dez., p. 123-152, 2005. Disponível em: Vista do Reconstituindo arquivos escolares: a experiência do GEM/MT (uem.br). Acesso em: 06 mar. 2024.
VALDEMARIN, V. T. Os sentidos e a experiência: professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, D. (et. al.). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
VIDAL, D. G.; SÁ, E. F. Outra missão, para outras bandas: a circulação de professores paulistas e do modelo da escola graduada. Revista da Educação Pública. EdUFMT. Cuiabá, v. 19, n. 41, set/dez. 2010. Disponível em: 371-381-1-PB.pdf (fcc.org.br). Acesso em 10 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone Simionato dos Santos, Circe Mary Silva da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.