FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CINCO APRENDIZAGENS DOCENTES ESSENCIAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16947

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Aprendizagem, Aprendizagem docente

Resumo

Este texto é um ensaio teórico cujo objetivo é desenvolver um argumento sobre quais são as aprendizagens docentes que se configuram como componentes essenciais na formação inicial de professores. Para tanto, optamos por fazê-lo falando, primeiramente, sobre à aprendizagem de forma geral como um processo dinâmico, pluridimensional e de manifesta complexidade que ocorre primordialmente no plano biológico, no plano psicológico e no plano social. A partir daí, estreitamos nosso foco para as aprendizagens da docência, chegando à conclusão de que elas são parte do Desenvolvimento Profissional Docente. A seguir, passamos a nos concentrar nas aprendizagens da docência específicas da formação inicial de professores tomando como base seus princípios, saberes e suas tendências para, finalmente, extrairmos daí cinco das aprendizagens docentes que julgamos essenciais na formação de futuros professores, a saber: o domínio e conhecimento de conteúdos específicos; a configuração de estratégias didáticas e metodologias variadas; postura e conhecimentos profissionais; colaboração entre pares; e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hamilton Cunha Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Santarém, Pará, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2019-2022), fez mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2003-2005), tem especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2001-2002) e possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996-2000). Foi professor da Educação Básica nas redes públicas e privadas de ensino (2000 - 2013), e desde 2013 é professor concursado na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Matemática - LiM e integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT. Atua ainda como colaborador do Laboratório de Aplicações Matemáticas - LAPMAT vinculado ao Programa de Ciências Exatas - PCE e também coordena e participa de projetos de extensão (Clubes de Matemática) e de pesquisa (Análise de Modelos) na Área de Educação Matemática.

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia Doutorado em Educação em Rede PPGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) Associação em Rede intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, etnomatemática e formação/desenvolvimento profissional de professores de matemática.

Evandro Luís Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

Referências

BITENCOURT, L. P.; DARSIE, M. M. P. O formador de educadores matemáticos e sua aprendizagem para a docência. In: GONÇALVES, T. VALIM, O.; MACÊDO, F. C. S.; SOUZA, F. L. Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 75ª Ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2019.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 11–23, 2013.

GALVÃO, F. N. dos S.; BITENCOURT, L. P. Aprendizagens e saberes da docência universitária em uma licenciatura em matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 266–279, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10031. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10031 Acesso em: 27 maio. 2022.

GARCIA, C. M. A formação de professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Editora INIJUI, 2013.

GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. IV Congresso norte paranaense de educação física escolar (CONPEF). Londrina: Anais da Universidade Estadual de Londrina, p. 1-28, 2009.

GHEDIN, E. Professor Reflexivo: Da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ILLERIS, K. How we learn: learning and non-learning in school and beyond. London/New York: Routledge, 2007.

ILLERIS, K. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: ILLERIS, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, A. Professores: imagem do presente futuro. Lisboa: EDUCA, 2009.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

SANTANA, F.C.; BARBOSA J.C. Dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação. n.25. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kcHJszJzt8zGSyxmSRpmSYq/?lang=pt

SCHON, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SKINNER, B. F. Tecnologia de ensino. São Paulo: EPU, 1975.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). 2ª Reimpressão. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

CARVALHO, H. C.; MAFRA, J. R. e S.; GHEDIN, E. L. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CINCO APRENDIZAGENS DOCENTES ESSENCIAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24046, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16947. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16947. Acesso em: 9 set. 2024.