FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CINCO APRENDIZAGENS DOCENTES ESSENCIAIS
DOI:
10.26571/reamec.v12.16947Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Aprendizagem, Aprendizagem docenteResumo
Este texto é um ensaio teórico cujo objetivo é desenvolver um argumento sobre quais são as aprendizagens docentes que se configuram como componentes essenciais na formação inicial de professores. Para tanto, optamos por fazê-lo falando, primeiramente, sobre à aprendizagem de forma geral como um processo dinâmico, pluridimensional e de manifesta complexidade que ocorre primordialmente no plano biológico, no plano psicológico e no plano social. A partir daí, estreitamos nosso foco para as aprendizagens da docência, chegando à conclusão de que elas são parte do Desenvolvimento Profissional Docente. A seguir, passamos a nos concentrar nas aprendizagens da docência específicas da formação inicial de professores tomando como base seus princípios, saberes e suas tendências para, finalmente, extrairmos daí cinco das aprendizagens docentes que julgamos essenciais na formação de futuros professores, a saber: o domínio e conhecimento de conteúdos específicos; a configuração de estratégias didáticas e metodologias variadas; postura e conhecimentos profissionais; colaboração entre pares; e o desenvolvimento do pensamento crítico.
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