ANÁLISE DO SABER A ENSINAR DA GRAVITAÇÃO NEWTONIANA NOS LIVROS DO PNLD – 2021 E DO GREF
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Palavras-chave:
Ensino de Física, Força Gravitacional, Gravitação Universal, Livros Didáticos, Transposição DidáticaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a transposição didática do Saber a Ensinar do conceito de força gravitacional newtoniana entre os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 e do livro de Física elaborado pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF). Para tanto, utilizaram-se alguns pressupostos da Teoria da Transposição Didática, em especial, os constrangimentos didáticos e a vigilância epistemológica. A partir dessa análise, observou-se que os constrangimentos didáticos da descontextualização, dessincretização, despersonalização, programabilidade e publicidade do saber se manifestam durante a transposição desse conceito nos materiais analisados. Alguns são provenientes de inserções pós-newtonianas, como a concepção de campo gravitacional e princípios relativísticos, além da estória da maçã. Outros surgem de omissões e simplificações, como tratar a força gravitacional como sinônimo de força peso ou afirmar que a gravidade é a única responsável pela órbita dos corpos. No entanto, os autores do livro do GREF demonstram uma vigilância epistemológica mais ativa em alguns aspectos, evidenciando, por exemplo, que a força gravitacional é um tipo de força centrípeta, ao contrário dos autores do PNLD – 2021. Esse uso mais ativo ajuda a mitigar os constrangimentos didáticos, permitindo um Saber a Ensinar mais próximo do Saber Sábio. Tais constatações servem como alerta aos elaboradores de materiais didáticos de que ao transpor os saberes científicos é importante realizar uma contextualização histórica, social, cultural e epistemológica do saber, a fim de assegurar um Saber a Ensinar menos simplificado e mais conectado com suas origens.
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