ANÁLISE DO SABER A ENSINAR DA GRAVITAÇÃO NEWTONIANA NOS LIVROS DO PNLD – 2021 E DO GREF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17638


Palavras-chave:

Ensino de Física, Força Gravitacional, Gravitação Universal, Livros Didáticos, Transposição Didática

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a transposição didática do Saber a Ensinar do conceito de força gravitacional newtoniana entre os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 e do livro de Física elaborado pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF). Para tanto, utilizaram-se alguns pressupostos da Teoria da Transposição Didática, em especial, os constrangimentos didáticos e a vigilância epistemológica. A partir dessa análise, observou-se que os constrangimentos didáticos da descontextualização, dessincretização, despersonalização, programabilidade e publicidade do saber se manifestam durante a transposição desse conceito nos materiais analisados. Alguns são provenientes de inserções pós-newtonianas, como a concepção de campo gravitacional e princípios relativísticos, além da estória da maçã. Outros surgem de omissões e simplificações, como tratar a força gravitacional como sinônimo de força peso ou afirmar que a gravidade é a única responsável pela órbita dos corpos. No entanto, os autores do livro do GREF demonstram uma vigilância epistemológica mais ativa em alguns aspectos, evidenciando, por exemplo, que a força gravitacional é um tipo de força centrípeta, ao contrário dos autores do PNLD – 2021. Esse uso mais ativo ajuda a mitigar os constrangimentos didáticos, permitindo um Saber a Ensinar mais próximo do Saber Sábio.  Tais constatações servem como alerta aos elaboradores de materiais didáticos de que ao transpor os saberes científicos é importante realizar uma contextualização histórica, social, cultural e epistemológica do saber, a fim de assegurar um Saber a Ensinar menos simplificado e mais conectado com suas origens.      

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Biografia do Autor

  • Gabriel Luiz Nalon Macedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

    Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2020). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2023). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM, na linha de pesquisa História, Epistemologia e Cultura da Ciência. Membro do comitê editorial da Revista Vitruvian Cogitationes - RVC e representante discente do curso de doutorado. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa de Integração Estudantil - PROINTE, adquiriu experiência na resolução e elaboração de materiais didáticos para o ensino de Física. Atuou como preceptor das disciplinas de Física Aplicada a Agronomia e Zootecnia, Métodos de Física Teórica I, Física Geral I, Física Geral III e Eletromagnetismo, auxiliando os acadêmicos e professores dessas disciplinas no desenvolvimento das atividades didáticas. Participou de projetos de extensão no contexto museal, especificamente, em museu de ciências (Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI/UEM), bem como em um projeto de extensão envolvendo robótica no contexto escolar. Tem interesse no Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Teoria da Transposição Didática, formação de professores para o Ensino de Ciências, teorias de ensino e aprendizagem, Ensino de Ciências e Metodologias de Ensino.

  • Luciano Carvalhais Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

    Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente, é professor do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem na Educação Científica; Formação de Professores de Ciências e Matemática; História, Epistemologia e Cultura da Ciência.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ANÁLISE DO SABER A ENSINAR DA GRAVITAÇÃO NEWTONIANA NOS LIVROS DO PNLD – 2021 E DO GREF. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24093, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17638. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17638. Acesso em: 16 abr. 2025.