PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17823


Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Amazônia Legal, Abordagens didáticas, Tecnologia, Formação docente

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma investigação sobre o panorama das pesquisas relacionadas à Educação em Astronomia nos programas de Pós-graduação da Amazônia Legal. Os objetivos deste estudo consistiram em mapear as teses e dissertações pertinentes ao tema, identificar os programas de pós-graduação que atuam nessa área, analisar os principais focos temáticos das pesquisas realizadas e compreender as tendências metodológicas adotadas. Assumimos a pesquisa como do tipo Estado da Arte e para realizar o tratamento dos dados nos aportamos na Análise de Conteúdo. Foram consultadas três bibliotecas digitais, resultando em um recorte que engloba 50 pesquisas, sendo 49 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado. Os resultados revelaram um aumento significativo no número de pesquisas a partir de 2015, com os mestrados profissionais sendo responsáveis por 76% das investigações realizadas. Em relação aos focos temáticos das pesquisas, observou-se que as “abordagens didáticas”, a “formação docente” e as “tecnologias” foram os temas mais recorrentes. Este estudo evidencia que um dos desafios da Educação em Astronomia na Amazônia Legal é promover mais pesquisas de doutorado nos programas de pós-graduação, incentivando, assim, a continuidade e aprofundamento das pesquisas desenvolvidas nos mestrados acadêmicos e profissionais.

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Biografia do Autor

  • Fábio Andrade de Moura, Instituto Federal do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil.

    Doutorando em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Polo Acadêmico UFPA. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física - SBF. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Piauí (2008). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Bragança. Já atuou nas IES: UFPI, UESPI, UEMA E IFMA. Professor da Educação Básica desde 2008 e Professor da Educação Superior desde 2009. Principais atuações na Educação Superior: Coordenador do Curso de Licenciatura em Física - IFPA Campus Bragança, Coordenador de vários projetos de Extensão e Pesquisa. Professor de disciplinas Física I, Física II, Física III, Estágio Supervisionado, Metodologia/Instrumentação para o Ensino de Física. Realiza pesquisas na área de Ensino de Física com ênfase nas metodologias de Aprendizagem Significativa; Ensino por Investigação; e Ensino de Astronomia.

  • France Fraiha-Martins , Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias Digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NA AMAZÔNIA LEGAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24094, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17823. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17823. Acesso em: 22 abr. 2025.