PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NA AMAZÔNIA LEGAL
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Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Amazônia Legal, Abordagens didáticas, Tecnologia, Formação docenteResumo
O presente trabalho é fruto de uma investigação sobre o panorama das pesquisas relacionadas à Educação em Astronomia nos programas de Pós-graduação da Amazônia Legal. Os objetivos deste estudo consistiram em mapear as teses e dissertações pertinentes ao tema, identificar os programas de pós-graduação que atuam nessa área, analisar os principais focos temáticos das pesquisas realizadas e compreender as tendências metodológicas adotadas. Assumimos a pesquisa como do tipo Estado da Arte e para realizar o tratamento dos dados nos aportamos na Análise de Conteúdo. Foram consultadas três bibliotecas digitais, resultando em um recorte que engloba 50 pesquisas, sendo 49 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado. Os resultados revelaram um aumento significativo no número de pesquisas a partir de 2015, com os mestrados profissionais sendo responsáveis por 76% das investigações realizadas. Em relação aos focos temáticos das pesquisas, observou-se que as “abordagens didáticas”, a “formação docente” e as “tecnologias” foram os temas mais recorrentes. Este estudo evidencia que um dos desafios da Educação em Astronomia na Amazônia Legal é promover mais pesquisas de doutorado nos programas de pós-graduação, incentivando, assim, a continuidade e aprofundamento das pesquisas desenvolvidas nos mestrados acadêmicos e profissionais.
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