EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E AGENDAS AMBIENTAIS NAS ESCOLAS: POR UMA FORMAÇÃO AMPLA E CONVERGENTE COM AS NECESSIDADES SOCIOAMBIENTAIS ATUAIS
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Palavras-chave:
Prática docente, Formação de professores, Agenda 2030Resumo
A implementação da Educação para a Sustentabilidade é estratégica, já que ela possibilita que alunos tenham uma visão ampliada da realidade, percebendo os problemas do planeta, suas interconectividades e vislumbrando possíveis soluções, sendo necessário que os professores sejam formados nessa perspectiva. Assim, o objetivo deste estudo foi discutir sobre a compreensão que docentes da educação básica possuem sobre Educação para a Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, bem como sobre o uso que fazem de matérias didáticos livres sobre estes assuntos em suas aulas. A pesquisa qualitativa fez uso de questionários aplicados com docentes. Verificou-se que os professores trabalham conceitos e princípios inerentes a Educação para a Sustentabilidade de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo em si. Também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos, nos últimos anos, alinhados à política das agendas ambientais (a exemplo da Agenda 2030) e aos princípios da sustentabilidade, bem como esses materiais também não são devidamente divulgados nas escolas em que trabalham. Isso denota o quanto a discussão sobre sustentabilidade ainda é frágil no campo educacional, sendo recomendadas medidas urgentes para reversão desse fato.
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